24h de Spa: Lambo e Caldarelli lideram primeira sessão livre

RIO DE JANEIRO – Começou mais um clássico do automobilismo mundial em 2020. A 72ª edição das 24h de Spa-Francorchamps está a pleno vapor, três meses após a data original. Excepcionalmente disputada sem público, a corrida vale como 3ª etapa do GT World Challenge Europe Endurance e do Intercontinental GT Challenge – neste último, registrando a presença recorde de 39 inscrições na competição paralela, representando os construtores envolvidos na competição.

Com início às 11h10 locais (6h10 de Brasília, enquanto não acaba o horário europeu de verão), os 56 carros inscritos ganharam o traçado de 7,004 km de extensão para a primeira sessão com 1h30min de duração. E o mais rápido foi o Lamborghini Huracán da Orange 1 by FFF Racing Team, com Andrea Caldarelli a bordo.

O italiano marcou o melhor tempo em 2’19″030, num asfalto que veio secando após a umidade da noite, cortesia – para variar, né? – da chuva. O atual campeão da série Endurance Cup da competição da SRO (até o ano passado com o nome dos relógios Blancpain) foi 0″146 mais rápido que a BMW da Walkenhorst Motorsport guiada pelo austríaco Philipp Eng – é o carro do brasileiro Augusto Farfus, inclusive.

Maro Engel, com a Mercedes-AMG da equipe HRT de Hubert Haupt foi o terceiro, estabelecendo 2’19″207, melhor que dois Porsches – o #12 da GPX Racing guiado por Matt Campbell e o #99 da ROWE Racing conduzido por Nick Tandy.

O melhor carro Pro-Am do treino foi o #20 da equipe CrowdStrike/SPS Automotive Performance, guiado por Dominik Baumann – 6º mais rápido da sessão. A Madpanda Motorsport, com Ricardo Sánchez, figurou à frente na classe Silver Cup, com o 18º tempo.

Rodrigo Baptista colocou o melhor Bentley do lote com o sétimo tempo – 2’19″383, enquanto Felipe Fraga, com a Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP ficou logo atrás, cravando 2’19″417.

Em contrapartida, as Ferrari 488 GT3 EVO dos dois outros brasileiros não ficaram bem colocadas. Tom Blomqvist levou o carro da HubAuto a um modesto 39º tempo – 2’21″301 e a #52 da AF Corse que terá Daniel Serra numa inscrição Pro-Am se envolveu numa das duas bandeiras vermelhas da sessão. Esse carro ficou somente em 48º com 2’21″981.

Apenas o #107 da CMR, com o trio Pierre-Alexandre Jean/Seb Morris/Nelson Panciatici não fez tempo no treino livre #1.

A lista de inscritos apresentou mudanças de última hora: a Audi optou por não liberar seus pilotos do DTM para disputar a prova belga, para que eles foquem na final daquele campeonato em Hockenheim. René Rast, Nico Müller e Robin Frijns, anteriormente indicados pela marca dos quatro anéis, tiveram que ceder seus postos a Matthieu Vaxivière, Dennis Marschall e Dorian Boccolacci, respectivamente.

Outro piloto que fica fora da prova é Mirko Bortolotti: doente, o italiano da Audi não corre em Spa e seu lugar será ocupado pelo austríaco Ferdinand Habsburg no carro #30 que dividirá com Marschall e Vaxivière.

Comentários