24h de Spa: Porsche domina treinos coletivos

RIO DE JANEIRO – Com a participação de 50 carros, foram realizados nesta semana os treinos coletivos de preparação para a disputa das 24h de Spa-Francorchamps – que têm nesta edição de 2020 uma curiosidade: a corrida acontece no fim de semana do término do horário de verão europeu. De formas que não serão 24h de disputa e sim 25h, um acontecimento surreal num ano idem.

Nesses testes, pilotos e equipes tiveram direito a cinco sessões de treinos em dois dias. E logo no primeiro, o Porsche #12 da GPX Racing, vencedora da p´rova ano passado, foi o mais rápido. O carro guiado por Matt Campbell, Patrick Pilet e Mathieu Jaminet estabeleceu na sessão noturna a melhor volta do combinado dos testes em 2’18″337.

A segunda marca geral foi da Boutsen Ginion Racing e sua BMW M6 GT3 inscrita na divisão Pro-Am, com 2’18″929 – que foi o melhor tempo da segunda prática aberta, também no primeiro dia de atividades. Esse carro será guiado por Benjamin Lessennes/Gilles Vannelet/Karim Ojjeh/Jens Klingmann.

O tempo de 2’19″093 deu à SMP Racing de Miguel Molina/Sergey Sirotkin/Davide Rigon a melhor volta do segundo dia de testes, alcançada no quarto treino. Na quinta e última sessão, o Team AKKA-ASP pôs a Mercedes-AMG #88 em quarto lugar. Com 2’19″200, a equipe francesa Tech 1 completou o grupo dos cinco mais velozes – com cinco carros diferentes: Porsche, BMW, Ferrari, Mercedes-AMG e Lexus.

Em princípio, três brasileiros estão confirmados para a disputa, válida como 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge e também do GT World Challenge Europe Endurance: Rodrigo Baptista com Bentley da K-PAX Racing; Marcos Gomes vai de Ferrari da HubAuto Corsa (com o reforço de ninguém menos que Kamui Kobayashi); Felipe Fraga estará numa Mercedes-AMG – possivelmente do Team AKKA-ASP e Augusto Farfus é aguardado para compor o grid via BMW Team Schnitzer.

Trinta e quatro escuderias tomaram parte dos testes, mas é bem possível que o total seja bem maior que este, quando for divulgada a lista oficial de entradas.

Comentários