4h de Monza com 34 carros na entry list

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo (11), o European Le Mans Series volta à carga após a disputa das 24h de Le Mans, com as 4h de Monza. A penúltima etapa da temporada 2020 terá a presença de 34 carros, divididos em 27 protótipos (quinze LMP2 e doze LMP3) e sete LMGTE.

Com o calendário de corridas congestionando o fim de ano, alguns pilotos estão ausentes neste próximo fim de semana e um deles é Loïc Duval, ocupado com o DTM. O francês não defenderá a equipe Algarve Pro Racing no Oreca 07 Gibson #24 e será substituído por Arjun Maini no carro que conta ainda com Jon Lancaster e Henning Enqvist.

A DragonSpeed substitui o dorsal #21 pelo #27 e apresenta uma novidade: Charles Milesi, que defendeu a Graff nas 24h de Le Mans, estreia no time de Elton Julian junto a Henrik Hedman e Ben Hanley. A trinca formada por Timothé Buret/Ryan Cullen/Memo Rojas Jr. está fora e não há informações se retornarão na corrida final em Portimão.

No mais, Will Stevens volta à Panis Racing após defender a Jackie Chan DC Racing em La Sarthe e da mesma forma regressam Thomas Laurent e Alexandre Cougnaud ao #39 da Graff junto a James Allen. E as 4h de Monza serão também a primeira corrida em que a Richard Mille Racing terá seu trio 100% feminino, que em Le Mans andou muito bem: a holandesa Beitske Visser segue a bordo junto a Tatiana Calderón e Sophia Flörsch.

Com três corridas disputadas, a dupla Filipe Albuquerque/Phil Hanson domina o certame, tendo somado até aqui 68 pontos contra 39 do trio formado por Will Owen/Alex Brundle/Job Van Uitert, todos da United Autosports. A terceira posição é de Mikkel Jensen e Roman Rusinov, que defendem a G-Drive Racing, com 36 pontos.

Na classe LMP3, o brasileiro Thomas Erdos está novamente fora do lineup da Eurointernational. Lesionado após a disputa das 4h de Spa, o piloto radicado há anos na Europa não foi escalado para Monza e em seu lugar correrá o suíço Nicolas Maulini. O italiano Jacopo Baratto completa o trio que será encabeçado por Niko Kari.

A RLR MSport promove a terceira mudança de companheiro de equipe de Malthe Jakobsen e James Dayson no carro #15: Gustas Grinbergas, da Lituânia, chega para a vaga já ocupada antes por Ryan Harper-Ellan e depois por Robert Megennis. A BHK Motorsport, onde Grinbergas correu na etapa anterior em Le Castellet, recrutou o belga Tom Cloët e o francês Philippe Paillot para compor o trio com Lorenzo Veglia.

A classificação do campeonato aponta liderança de Robert Wheldon/Tom Gamble/Wayne Boyd (United Autosports), com 52 pontos somados contra 38 de David Droux/Esteban Garcia (Realtime Racing) e 34 de Duncan Tappy/Andrew Bentley (United Autosports).

Entre os pilotos da LMGTE, Nicklas Nielsen faz uma aparição via Iron Lynx no carro #60 junto a Claudio Schiavoni e Rino Mastronardi, enquanto Niki Cadei regressa ao #74 da Kessel Racing, após ser substituído por Marcos Gomes nas duas últimas provas. A AF Corse registra o único “no show” da categoria, tendo em vista o acidente da Ferrari de Alexander West/Christoph Ulrich/Steffen Görig nas 24h de Le Mans.

Na tabela de pontos, a trinca formada por Alessio Picariello/Michele Beretta/Christian Ried, da Proton Competition, colidera o campeonato em empate com David Perel e Michael Bronizsewski, da Kessel Racing. Duncan Russell Cameron/Aaron Scott/Matt Griffin, que defendem a Spirit of Race, vêm em 3º lugar com 40 pontos.

As 4h de Monza serão disputadas domingo a partir de 11h locais (6h de Brasília). A definição do grid terá início no sábado às 8h40 com pista aberta para 10 minutos de treino das classes (pela ordem) LMGTE, LMP3 e LMP2.

Comentários

  • Este grid demonstra o sucesso dessas categorias Lmp2,Lmp3,LmGTE.
    Acho que automobilismo se faz com times independentes , e deve se adaptar as fabricas neste mundo real , acho que o ideal era a primeira versão dos DPi , onde um Lmp2 lutava pela ponta se tivesse qualidade.
    Pra mim os dois primeiros anos da IMSA DPi era o ideal , e devia fazer o mesmo pra classe GT .