Corvette fatura etapa do “Roval”: Taylor e Garcia encaminham título no IMSA

Quinta em oito corridas para Jordan Taylor/Antonio Garcia – a dupla do #3 encaminha o título na GTLM restando três etapas no campeonato do IMSA

RIO DE JANEIRO – A dupla Jordan Taylor e Antonio Garcia caminha célere rumo ao título da temporada 2020 do IMSA Weathertech SportsCar Championship na principal categoria de Grã-Turismo da série estadunidense de Endurance. Em corrida disputada com (muita) chuva e cheia de percalços no “Roval” do Charlotte Motor Speedway, os pilotos da Corvette Racing chegaram ao quinto triunfo em oito etapas.

A prova foi adiada em 1h exata por conta do curto espaço de tempo entre o término da corrida caótica da Xfinity Series da Nascar e também pelas precárias condições da pista, com riachos formados em vários trechos do traçado misto. Não adiantou muito: a chuva só deu uma trégua da metade da disputa de 1h40min (a mais curta da temporada) para o final e muitos carros foram pegos pelo contrapé.

De volta após saltar o evento de Mid-Ohio, a equipe Porsche foi neutralizada em menos de dez voltas. Laurens Vanthoor, que já se acidentara na sessão classificatória, destruiu praticamente por inteiro a traseira de seu carro logo na quinta volta. Pouco depois, Fred Makowiecki rodou, bateu na mureta e com danos irremediáveis de suspensão, desistiu.

A corrida virou assim um confronto particular entre Corvette e BMW, que chegou a liderar com o carro #24 de Jesse Krohn/John Edwards. Com apenas um único pit stop feito pelos carros GTLM, a autonomia de combustível não seria um fator no piso molhado de Charlotte e o que valeria seria manter os carros na pista e errar o mínimo possível.

Edwards, contudo, deu bobeira e permitiu que o #3 de Taylor/Garcia assumisse a ponta. Um último susto veio a poucos minutos do final, quando Tommy Milner teve um braço de suspensão do Corvette #4 partido na veloz curva 4 do oval, fazendo com que perdesse o controle, indo direto para o muro. Foi deflagrada assim a última bandeira amarela e a equipe de New Hudson, no estado de Michigan, terá trabalho para reparar o carro a tempo da disputa da Petit Le Mans, no próximo sábado.

Num sprint final, a BMW tentou, mas não superou o Corvette, cuja dupla agora soma 24 pontos de frente sobre Milner/Gavin e 27 para Connor De Philippi/Bruno Spengler, que vêm em 3º lugar.

Bill Auberlen guiou como um mestre no “Roval” de Charlotte e conquistou a 62ª vitória em provas da IMSA

Na GTD, a corrida foi um show de Bill Auberlen. O veterano californiano de 51 anos andou como pato n’água e venceu junto com Robby Foley a disputa de sua categoria, chegando em 4º na geral por conta dos acidentes dos dois Porsches e do Corvette GTLM. Auberlen chegou a ter margem de 20 segundos sobre os adversários, mas após a última relargada se manteve firme na dianteira para conquistar a segunda vitória na temporada.

Patrick Long/Ryan Hardwick alcançaram o terceiro pódio consecutivo com o Porsche da Wright Motorsports e o melhor resultado da dupla no campeonato, com a equipe The Heart of Racing obtendo um comemorado 3º lugar com Ian James/Roman De Angelis.

A disputa terminou com seis marcas diferentes nos seis primeiros lugares: BMW, Porsche, Aston Martin, Lexus, Acura e Audi. Os líderes do campeonato Mario Farnbacher/Matt McMurry foram acertados pelo #14 de Aaron Telitz/Jack Hawksworth, que acabou penalizado com um drive through logo após a última relargada.

Como ambos os carros ficaram em sétimo e oitavo na classificação final da categoria, a dupla da Meyer-Shank Racing ainda lidera nos pontos com seis de vantagem para Telitz e também para Hardwick/Long, que entram de vez na briga pelo título.

Comentários

  • Saudações Rodrigo Mattar!

    Parabéns pela participação no fox Nitro, que ora assisto, onde uma pessoa que a muito tempo se mostra de uma forma jamais imaginada, pela idade e tempo de corridas, contra o Lewis Hamilton ( nem fala o nome ) e que hoje não assimilou seu tapa de pelica…

    Abraços