ELMS, 4h de Monza: United Autosports e Albuquerque imparáveis

Grande fase de Albuquerque no ELMS com quatro poles em quatro etapas: o português tá ON!

RIO DE JANEIRO – A fase é espetacular e o homem está impossível: Filipe Albuquerque, para nenhuma surpresa, registrou neste sábado a pole position para a disputa das 4h de Monza, quarta e penúltima etapa do European Le Mans Series. Quarta dele e da equipe em 2020.

O português da United Autosports travou excelente duelo com a G-Drive Racing e Nyck De Vries pela disputa do melhor tempo no treino classificatório. E ao fim dos 10 minutos regulamentares, o #22 levou a melhor e lidera o pelotão de 34 carros na corrida que começa às 11h locais (6h de Brasília).

Com a marca de 1’33″928, Filipe alcançou uma média horária de 222 km/h, superando De Vries por 0″093 somente e deixando o resto do pelotão mais de meio segundo acima. A boa surpresa foi o 3º tempo de Konstantin Tereschenko com o carro da Duqueine, deixando Nico Lapierre em quarto.

A terceira fila terá o segundo Oreca da United Autosports, tripulado na qualificação por Will Owen, ao lado do carro da Graff. O #24 da Algarve Pro Racing foi o melhor dos bólidos com pneu Goodyear e parte de sétimo. Dos 15 carros inscritos, o Ligier JS P217 da Inter Europol Competition foi o único que não marcou tempo em virtude de insolúveis problemas técnicos. O #20 da High Class Racing acidentou-se com Anders Fjørdbach, sem gravidade, na Variante Ascari, mas não retornou mais à pista.

Na divisão LMP3, a United Autosports também deu as cartas. Wayne Boyd foi o mais veloz da sessão oficial com o carro #2 da tripulação líder do campeonato e com o tempo de 1’43″017, conquistou a pole e o ponto extra. A RLR MSport apostou em Malthe Jakobsen e o dinamarquês foi bem: ficou com a segunda posição do pelotão a dois décimos do rival. A DKR Engineering classificou o melhor dos Duqueine M30-D08 em terceiro, seguida da Realtime Racing e do #3 da United Autosports.

Andrea Piccini cravou a pole – primeira do ano – para a Ferrari #60 da Iron Lynx Racing. O experiente e veloz italiano marcou 1’46″113 e superou os dois Porsche 911 RSR da Proton Competition, que largam respectivamente com a segunda e terceira posições da categoria. A Spirit of Race vem a seguir no grid, com as Iron Dames da Ferrari #83 em quinto, a JMW Motorsport em sexto e a Kessel Racing sem tempo válido, porque o piloto sul-africano David Perel teve todas as voltas rápidas anuladas por excesso de track limits.

Comentários