ELMS, 4h de Portimão: United Autosports 100% na pole em 2020

Van Uitert comemora a conquista da última pole do campeonato. As 4h do Algarve terão vídeo ao vivo replicado no blog

RIO DE JANEIRO – Cinco corridas, cinco poles. A United Autosports foi soberana na conquista da posição de honra do grid em todas as corridas do European Le Mans Series em 2020.  Quando não deu o #22 dos já campeões Phil Hanson e Filipe Albuquerque, acabou nas mãos de Alex Brundle/Will Owen/Job Van Uitert com o #32.

E hoje foi assim: Van Uitert levou a pole com o novo recorde do Autódromo Internacional do Algarve – ah! as delícias de um novo asfalto… – com o tempo de 1’28″627 para o traçado de 4,653 km de percurso. E o holandês enfiou quatro décimos goela abaixo do britânico Will Stevens, que divide a guiada do #31 da Panis Racing com Nico Jamin e Julien Canal.

Dois franceses conquistaram lugares na segunda fila, com Nico Lapierre em 3º a pouco mais de meio segundo da pole e Paul-Loup Chatin, recuperado do Covid-19, na quarta posição a sete décimos.

Desta vez, Phil Hanson foi quem qualificou o #22 que ficou em 5º lugar, compondo a terceira fila com a G-Drive Racing, uma vez que Nyck De Vries, que começou a sessão de 10 minutos como o pole provisório, teve todas as suas voltas restantes deletadas por abuso de track limits.

Na LMP3, a United Autosports levou também a pole: os líderes do campeonato Wayne Boyd/Ross Wheldon/Tom Gamble conquistaram um importante ponto extra na batalha contra a Inter Europol Competition, com Boyd a bordo do Ligier JS P320 #2 superando o Duqueine M30-D08 com o dorsal #4 da DKR Engineering guiado por Laurents Hörr por 0″112 apenas.

Malthe Jakobsen levou o terceiro lugar do grid com a RLR MSport, enquanto a Inter Europol vai ter que correr atrás do prejuízo com Martin Hippe/Dino Lunardi tendo que largar apenas da décima posição na classe.

Andrea Piccini levou pela segunda corrida consecutiva o ponto extra para a Ferrari 488 GTE da Iron Lynx, marcando a melhor volta da sessão em 1’38″769, 0″227 melhor que o italiano Alessio Rovera, liderando um 1-2-3 dos modelos de Maranello, pois Michele Gatting classificou o #83 das “Iron Dames” em terceiro à frente do Porsche #77 da Proton Competition, postulante ao título.

Com o tempo de 1’39″767, a Kessel Racing – líder da classificação – parte de sétimo entre uma dezena de carros concorrentes, lembrando que tampouco o #88 da AF Corse e o Porsche #86 da Gulf Racing correm pelos pontos neste domingo.

A largada para as 4h de Portimão será às 11h locais, oito da manhã pelo horário de Brasília. A partir de 7h40, o blog já terá o vídeo ao vivo direto do Algarve.

Comentários