Endurance Brasil: destino, Velopark

E
As disputas da temporada 2020 do Império Endurance Brasil retornam este sábado no Velopark. O blog replica a transmissão ao vivo no canal de YouTube da categoria (Foto: Bruno Terena/MS2/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Será na pista do Velopark, localizada em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, a 3ª etapa da temporada 2020 do Império Endurance Brasil. A competição que reúne protótipos e carros de Grã-Turismo de alto rendimento chega ao menor traçado do país para uma corrida prevista para 4h de duração.

O circuito conta com apenas 2,278 km de traçado e o recorde da categoria para a pista é de 48″388, tempo da pole position da dupla Pedro Queirolo/David Muffato ano passado. Naquela oportunidade, a chuva atrapalhou a programação e fez o treino oficial acontecer horas antes da disputa, que teve 30 carros e vitória exatamente da dupla do Protótipo AJR V8 #113.

Eles vêm na liderança da tabela na P1 após duas etapas, com um somat´ório de 190 pontos, deixando na sequência os integrantes da equipe MC Tubarão, entre os quais Nelsinho Piquet, confirmado no carro #5 junto a Tiel Andrade, Paulo Sousa e Júlio Martini.

“A regularidade é muito importante neste campeonato e temos que manter isso no Velopark para segurar a liderança e nos mantermos sempre na ponta. Temos uma dupla homogênea, nosso carro está muito competitivo e isso será essencial na busca pelo título”, disse Muffato.

“Os problemas que tivemos na última corrida acabaram prejudicando nossa pontuação e precisamos buscar uma nova vitória para embolar o campeonato e não deixar nossos adversários abrirem distância. Temos um carro muito rápido, um time forte, e nosso objetivo é conquistar o título desta temporada”, afirmou Nelsinho Piquet.

Na GT3, a disputa está reduzida a apenas dois carros, já que nem Guilherme Figueroa – que desistiu em Curitiba de última hora – muito menos Chico Longo estarão presentes nesta etapa. Assim, Ricardo Maurício/Marcel Visconde terão como adversários somente Xandinho Negrão/Ricardo Baptista – com este se tornando o terceiro parceiro diferente do filho de Xandy Negrão em 2020.

“Acredito bastante no potencial do Porsche no Velopark. A pista é mais curta, tem curvas de baixa, muita tração, e o Porsche costuma ter um melhor desempenho em relação a Mercedes neste tipo de traçado. Além disso, temos um carro com desgaste de pneus muito menor em relação ao nosso principal concorrente e essa também deve ser uma das nossas armas nesta etapa”, contou Ricardo Maurício.

“A disputa este ano promete ser muito equilibrada, com a Mercedes e a Porsche medindo forças etapa a etapa na briga pelo título. No Velopark, estarei ao lado do Ricardo Baptista, que é um piloto experiente, já competiu com a Mercedes na Europa, e acredito que formarmos uma dupla muito competitiva e com totais condições de buscar uma nova vitória, que seria muito importante para o campeonato”, avaliou Xandinho.

Outra disputa que promete muito é a da classe GT4, a mais numerosa do grid (junto com a P1) com exatamente 10 inscritos, um batalhão de Ginettas, duas McLaren 570S GT4 e as Mercedes-AMG GT4.R – duas duplas lideram a classificação com a mesma pontuação: Alexandre Auler/Guilherme Salas e Leo Sanchez/Átila Abreu têm 190 pontos.

“Estamos muito animados com a chegada desta etapa. Estamos em uma crescente no campeonato, vindos de uma vitória emocionante em Curitiba, e a disputa com o Auer e o Salas está realmente muito acirrada”, disse Átila Abreu, que sabe que a prova de quatro horas no Velopark não será nada fácil.

“O Velopark é uma pista muito travada, com poucos pontos de ultrapassagem, e muitos carros de velocidades diferentes na mesma corrida. Ter paciência e não se atrapalhar na negociação de posição com os adversários será essencial. A prova vai se transformar em verdadeiro jogo de xadrez”, completou.

A lista de inscritos para as 4h do Velopark p´revê a participação de 35 carros, divididos nas classes P1, P2, P3, GT3, GT3 Light, GT4 e GT4 Light, num total de sete categorias. A boa novidade é a volta às pistas, após mais de um ano fora, do protótipo DTR da dupla Eduardo Dieter/Francesco Ventre – que só foi visto uma vez no campeonato em Santa Cruz do Sul, quebrando após 32 voltas.

Além dos carros ausentes já citados, não vão ao Velopark a BMW da MC Tubarão e também o protótipo AJR dos atuais campeões Nílson e Beto Ribeiro.

Confira a lista provisória para a etapa do Velopark:

Classe P1

#2 SIGMA RACING CARS
Protótipo Sigma P1
Aldo Piedade Jr./Fábio Fogaça/Jindra Kraucher

#5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet/Paulo Sousa

#11 JLM SPORTS
Protótipo AJR Chevrolet V8
Emilio Padron/Vitor Genz

#20 GINETTA TEAM BRASIL
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8
Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim

#46 MOTTIN RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Castro/Gustavo Martins

#80 POWER IMPORTS RACING TEAM
Protótipo AJR Nissan V6
Alexandre Finardi/Rafael Suzuki/Luiz Otávio Floss

#110 DTR MOTORSPORT
Protótipo DTR
Eduardo Dieter/Francesco Ventre

#113 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato

#175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Andersom Toso/Carlos Kray/Fernando Fortes

#444 MOTORCAR RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Vicente Orige/Gustavo Kiryla

Classe P2

#12 SIGMA RACING CARS
Protótipo Sigma P1
Jindra Kraucher/Ney Faustini/Aldo Piedade Jr.

#18 FTR MOTORSPORT
Protótipo MCR Grand-Am Ford Coyote V8
Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Arthur Caleffi

#44 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Ruben Ghisleni/Hardy Kohl Jr./Lucas Kohl

#88 MOTTIN RACING
Protótipo MRX
Fernando Amorim/Gabriel Robe/Christian Castro

Classe P3

#7 SETTE CAR RACING
Protótipo MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Bruno Smielevski

#34 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Ricardo Haag/Mário Marcondes/Arthur Leist

#56 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Gustavo Simon/Rafael Simon

#72 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Carlos Antunes/Yuri Antunes

#75 SATTI RACING
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Bruna Tomaselli/Fernando Ohashi/Fernando Fortes

#82 ROCO RACING CARS
Protótipo Roco 001 Hayabusa
Robbi Pérez/José Córdova

Classe GT3

#9 MATTHEIS MOTORSPORT
Mercedes-AMG GT3
Xandinho Negrão/Ricardo Baptista

#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Marcel Visconde/Ricardo Maurício

Classe GT3 Light

#63 TECH FORCE
Aston Martin V12 Vantage GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas

#155 SUL RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho/Marçal Müller

Classe GT4

#0 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Chico Horta/William Freire/Adalberto Baptista

#3 BOATM3 AMG
Mercedes-AMG GT4.R
Alexandre Auler/Guilherme Salas

#10 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Pierre Ventura/Roger Sandoval

#15 AMG CAC COMPETIÇÕES
Mercedes-AMG GT4.R
Leo Sanchez/Átila Abreu

#16 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Esio Vichiese/Stuart Turvey/Artur Ramos

#21 AUTLOG
Mercedes-AMG GT4.R
André Moraes Jr./Ricardo Rodrigues/Cássio Homem de Mello

#22 AUTLOG
McLaren 570S GT4
Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Lucas Foresti

#23 AUTLOG
McLaren 570S GT4
Rouman Ziemkewicz/Alexandre Bastos/Mateus Wieser Pamplona

#57 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Felipe Tozzo/Renan Guerra

#69 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Nelson Monteiro/Ramon Alcaraz/Alan Hellmeister

Classe GT4 Light

#54 MOTTIN RACING
Mercedes CLA 45 AMG
Tuca Antoniazi/Jorge Machado

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames