Endurance Brasil rumo a Goiânia nesse fim de semana
RIO DE JANEIRO – Neste sábado, o Império Endurance Brasil chega ao Planalto Central para mais uma etapa da temporada 2020: a 4ª corrida do campeonato é as 4h de Goiânia, no Autódromo Ayrton Senna, iniciando a segunda fase da competição – que deveria ter oito datas mas, por conta da Pandemia do Covid-19 se viu reduzida a seis eventos.
Questões de logística, problemas e compromissos pessoais e também as sempre presentes quebras – que aconteceram em profusão no Velopark – deixaram o grid com um número de carros inferior em relação às corridas anteriores, mas sem perder o brilho de sempre.
Pela lista divulgada pela assessoria da categoria, vão 29 carros para a prova, divididos em oito protótipos da classe P1, dois da P2, três da P3, dois GT3, dois GT3 Light, cinco GT4 e sete GT4 Light.
Entre as novidades prometidas para a corrida goiana, estão o retorno de ninguém menos que Andreas Mattheis às pistas. O veterano chefe de equipe da Stock Car e antigo piloto do Brasileiro de Marcas e das provas de GT3 Brasil – em parceria com Xandy Negrão, a propósito – está na lista inicial para dividir o carro #9 com Xandinho e Xandy, que ainda se recupera de problemas físicos.
Mais uma vez sem as presenças dos carros de Guilherme Figueroa e Chico Longo, a única concorrência na GT3 para o Mercedes-AMG da equipe comandada por Rodolpho Mattheis será o Porsche de Marcel Visconde/Ricardo Maurício. Isso fez também que Júlio Campos fosse convidado por Guilherme e Sérgio Ribas para reforçar o Aston Martin da escuderia Tech Force, no grid da GT3 Light.
Outras caras novas no grid são Lucas Marotta e Marcelo Peixoto, que vão compor o quarteto do MRX #72 com Carlos e Yuri Antunes nessa etapa. Além de Werner Neugebauer, convidado pelos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim para reforçar o trio do protótipo Ginetta G57/58.
Ainda falando na P1, embora esteja na relação como piloto da equipe MC Tubarão, Nelsinho Piquet não deve compor a tripulação do #5, uma vez que estará envolvido com o Rally dos Sertões, onde estreia com um veículo Can-Am UTV. A classe principal de protótipos registra também as ausências do Sigma P1 e do DTR (este último só andou nos treinos livres no Velopark, enfrentou falhas e não foi visto na corrida).
Outros carros que não estão na relação de inscritos são o Roco da classe P3, além do MRX dos irmãos Simon – que não vêm mais participando regularmente da categoria e o carro #34 de Ricardo Haag/Mário Marcondes. Também não vão à Goiânia o MCR Grand-Am de Fernando Poeta e o MRX #88 da Mottin Racing, que inscreveu Gabriel Robe e Fernando Amorim no AJR P1 de Pedro Castro e Gustavo “Batavo” Martins.
As 4h de Goiânia terão a transmissão do canal do Império Endurance Brasil mais uma vez replicada aqui no blog, com narração do Geferson Kern e comentários de Bruno Monteiro – além de participações especiais de convidados. Eu mesmo, inclusive, já dei meus pitacos por lá, quando eu podia assistir às corridas in loco.
Ano passado assisti essa corrida no autódromo aqui de Goiânia. Gostei muito, corrida bem disputada e uma boa variedade de marcas entre os GT’s. Pena que esse ano não vai haver acesso ao público.