Endurance Brasil rumo a Goiânia nesse fim de semana

RIO DE JANEIRO – Neste sábado, o Império Endurance Brasil chega ao Planalto Central para mais uma etapa da temporada 2020: a 4ª corrida do campeonato é as 4h de Goiânia, no Autódromo Ayrton Senna, iniciando a segunda fase da competição – que deveria ter oito datas mas, por conta da Pandemia do Covid-19 se viu reduzida a seis eventos.

Questões de logística, problemas e compromissos pessoais e também as sempre presentes quebras – que aconteceram em profusão no Velopark – deixaram o grid com um número de carros inferior em relação às corridas anteriores, mas sem perder o brilho de sempre.

Pela lista divulgada pela assessoria da categoria, vão 29 carros para a prova, divididos em oito protótipos da classe P1, dois da P2, três da P3, dois GT3, dois GT3 Light, cinco GT4 e sete GT4 Light.

Entre as novidades prometidas para a corrida goiana, estão o retorno de ninguém menos que Andreas Mattheis às pistas. O veterano chefe de equipe da Stock Car e antigo piloto do Brasileiro de Marcas e das provas de GT3 Brasil – em parceria com Xandy Negrão, a propósito – está na lista inicial para dividir o carro #9 com Xandinho e Xandy, que ainda se recupera de problemas físicos. 

Mais uma vez sem as presenças dos carros de Guilherme Figueroa e Chico Longo, a única concorrência na GT3 para o Mercedes-AMG da equipe comandada por Rodolpho Mattheis será o Porsche de Marcel Visconde/Ricardo Maurício. Isso fez também que Júlio Campos fosse convidado por Guilherme e Sérgio Ribas para reforçar o Aston Martin da escuderia Tech Force, no grid da GT3 Light.

Outras caras novas no grid são Lucas Marotta e Marcelo Peixoto, que vão compor o quarteto do MRX #72 com Carlos e Yuri Antunes nessa etapa.  Além de Werner Neugebauer, convidado pelos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim para reforçar o trio do protótipo Ginetta G57/58.

Ainda falando na P1, embora esteja na relação como piloto da equipe MC Tubarão, Nelsinho Piquet não deve compor a tripulação do #5, uma vez que estará envolvido com o Rally dos Sertões, onde estreia com um veículo Can-Am UTV. A classe principal de protótipos registra também as ausências do Sigma P1 e do DTR (este último só andou nos treinos livres no Velopark, enfrentou falhas e não foi visto na corrida).

Outros carros que não estão na relação de inscritos são o Roco da classe P3, além do MRX dos irmãos Simon – que não vêm mais participando regularmente da categoria e o carro #34 de Ricardo Haag/Mário Marcondes. Também não vão à Goiânia o MCR Grand-Am de Fernando Poeta e o MRX #88 da Mottin Racing, que inscreveu Gabriel Robe e Fernando Amorim no AJR P1 de Pedro Castro e Gustavo “Batavo” Martins.

As 4h de Goiânia terão a transmissão do canal do Império Endurance Brasil mais uma vez replicada aqui no blog, com narração do Geferson Kern e comentários de Bruno Monteiro – além de participações especiais de convidados. Eu mesmo, inclusive, já dei meus pitacos por lá, quando eu podia assistir às corridas in loco.

Comentários

  • Ano passado assisti essa corrida no autódromo aqui de Goiânia. Gostei muito, corrida bem disputada e uma boa variedade de marcas entre os GT’s. Pena que esse ano não vai haver acesso ao público.