GT Open encerra ano difícil na espanha

RIO DE JANEIRO – Num ano atípico como o de 2020 por conta do Covid-19, as dificuldades se avolumaram para vários campeonatos no mundo inteiro e um dos mais afetados foi o International GT Open, que tinha esperanças de manter um bom nível em número de competidores e disputas. No entanto, os dramas se avolumaram principalmente com a falta de competidores na temporada da GT Cup e nas últimas três rodadas – incluindo a deste fim de semana – as duas competições tiveram que andar juntas para os grids encherem.

Como efeito, apenas 16 carros compareceram ao circuito da Catalunha, embora houvesse a expectativa por alguns mais. O Porsche de Niki Leutwiler não foi visto, assim como o Mercedes-AMG da dupla russa Nesov/Moiseev e, já campeões da Am Cup, Florian Scholze/Jens Liebhauser nem tiveram o trabalho de lavar o macacão. A GetSpeed Performance também não embarcou para Barcelona. Uma das inscrições extras, a da Balfe Motorsport com um McLaren 720S GT3, tampouco se cumpriu.

 E seria muito pior se três carros sem direito a pontos não comparecessem, o que deixaria o grid magérrimo. Vieram a Boutsen Ginion e seu Lamborghini Huracán de matiz dourado para Claude-Yves Gosselin/Marc Rostan, o Honda da Reno Racing com Reece Barr/Jens Møller, além do Mercedes-AMG da AKKA-ASP para o patrão-piloto Jerôme Policand e seu parceiro Mauro Ricci.

No combinado das três sessões de treinos desta sexta-feira na Catalunha, Salih Yoluç/Charlie Eastwood fecharam o dia com o melhor tempo – 1’45″314 contra 1’45″529 dos líderes do campeonato Miguel Ramos/Henrique Chaves. Ricci/Policand ficaram com o 3º lugar, seguidos por Stéphane Ortelli/Angelo Negro e Louis Prette Jr./Vincent Abril – ambas as duplas com Ferrari 488 da AF Corse/APM Monaco.

Com o tempo de 1’45″825, Marcelo Hahn/Allam Khodair ficaram com o 7º lugar no acumulado das sessões. Hahn briga diretamente pelo título da classe Pro-Am entre os pilotos, contra a dupla Christian Klien/Patryk Krupinski.

Aldo Festante foi o melhor entre os pilotos inscritos nos quatro carros da GT Cup, com 1’51″963.

A rodada dupla final em Barcelona tem os seguintes horários: amanhã, 10h30 de Brasília, prova #1 com duração de 70 minutos e domingo, 10h20, prova #2 com duração de 60 minutos. Tudo ao vivo no A Mil Por Hora.

Comentários

  • Não entendo o porque dessa preocupação de “grid cheio ” . Na classe principal, aonde e o chamariz da categoria , todas os 3 principais carros ; apm-Ferrari, Àston Martin Vodafone-McLaren estão lá, firme e forte