IGTC, 8h de Indianápolis: domínio, dobradinha BMW e vitória do trio de Farfus

Kiss the bricks: coroando o triunfo em Indianápolis, Connor De Philippi, Nicky Catsburg e Augusto Farfus se ajoelham e beijam os tijolos da linha de chegada – lembrança que restou do velho Indianápolis apelidado Brickyard (Pátio de Tijolos)

RIO DE JANEIRO – A BMW fechou da melhor forma possível o domínio registrado no fim de semana da disputa das 8h de Indianápolis, realizadas no templo do automobilismo dos EUA pela primeira vez na história. A corrida, válida como segunda etapa do Intercontinental GT Challenge, fez também de Martín Fuentes o novo campeão do GT World Challenge America – sem esquecer que até antes dessa etapa, que contou pontos para o certame local após a 3ª hora de disputa, o brasileiro Rodrigo Baptista foi decisivo para essa conquista.

Voltando à disputa do IGTC, foi a segunda vitória em provas de Endurance dos bávaros em uma semana: triunfaram nas 24h de Nürburgring com a ROWE Racing e agora com a Walkenhorst Motorsport, graças ao trabalho do trio Connor De Philippi/Augusto Farfus/Nicky Catsburg, que completou ao todo 300 voltas pelo traçado de 3,925 km de extensão do misto de Indianápolis.

E a festa foi completa: em 2º lugar, veio o carro #35 de Nick Yelloly/Martin Tomczyk/David Pittard, evidenciando o domínio do modelo M6 GT3 numa corrida que começou caótica em razão da chuva e do piso molhado, que pegou alguns pilotos pelo contrapé. Na primeira hora, quem liderou foi o Acura Honda NSX-GT3 EVO do Team Honda Racing, guiado por Mario Farnbacher/Dane Cameron/Renger Van der Zande.

Aos poucos, a BMW retomou as rédeas da disputa e problemas começaram a minar alguns adversários. Além da Ferrari da Vital Speed que acidentou-se no período de pista muito molhada, o Bentley Continental da K-PAX Racing alinhado para Jordan Pepper/Maxime Soulet/Jules Gounon enfrentou uma falha de suspensão ap´ós um contato imediato com um retardatário da divisão GT4 – provocando também outro período de Safety Car.

Quando o bólido britânico – vencedor da abertura do IGTC em Bathurst, só que com a M-Sport – voltou à pista, era tarde demais para uma recuperação, mas não para deixar de salvar pontos na competição para pilotos e fabricante, o que aconteceu porque a Mercedes da DXDT Racing guiada por David Askew/Richard Heistand/Ryan Dalziel quebrou após pouco mais de 5h de disputa. O Bentley ainda conseguiu ganhar mais duas posições por conta de mais quebras e fechou em 10º entre os GT3 e 17º na geral.

Com o Acura Honda #30 se despedindo da luta direta pela vitória após um problema enfrentado na quinta hora, não foi difícil para a Walkenhorst administrar o 1-2 e vencer com uma volta de vantagem para a concorrência e o restante dos carros ficou três ou mais voltas atrás.

A Audi Sport Team Hardpoint conquistou a 4ª colocação com Mirko Bortolotti/Markus Winkelhock/Spencer Pumpelly, com George Kurtz/Colin Braun/Ben Keating fazendo as honras na subdivisão Pro-Am e fechando em quinto na geral. A Wright Motorsports venceu na Silver Cup com Fred Poordad/Jan Heylen/Max Root, à frente do trio da Racers Edge Motorsports, que mostrou ótima performance mesmo com diversos furos de pneu que minaram as chances de Shelby Blackstock/Trent Hindman/Robert Megennis.

Na GT4 a BMW também fez 1-2. Venceu a disputa com a equipe Bimmerworld fechando em 10º na geral e com 273 voltas completadas pelo trio formado pelo veteraníssimo Bill Auberlen junto a James Clay e Chandler Hull, com o #438 de Samantha Tan/Nick Wittmer/Jon Miller a seguir. A GMG fechou o pódio da classe com Jason Bell/Andrew Davis/Robin Liddell guiando um Porsche 718 Cayman.

Com duas provas cumpridas no IGTC, a trinca Soulet/Gounon/Pepper lidera a classificação logo à frente dos triunfantes em Indianápolis. A BMW, com os 43 pontos somados na corrida deste fim de semana, ultrapassou a Mercedes-AMG e assumiu a dianteira entre os construtores.

E o próximo desafio já está ali na curva: a edição 2020 das 24h de Spa – que terão 25h posto que no dia da disputa acaba o horário de verão no território europeu.

Comentários

  • Que de mais!!! Temos um brasileiro brilhando por aí!!! Pena que quase não divulgam sobre esta categoria nas mídias sociais!
    Parabéns Terra por nos manter informados!!

    • “Quase não divulgam”, vírgula. Eu divulgo. Será que já não ajuda? Já viste quantas postagens de provas de Endurance há neste blog?