IGTC: Bentley domina primeiro treino em Indianápolis

RIO DE JANEIRO – A Bentley, vencedora das 12h de Bathurst no início do ano, sai na frente na abertura dos trabalhos para as 8h de Indianápolis, a segunda etapa da temporada 2020 do Intercontinental GT Challenge e última do GT World Challenge America, num dos anos mais complicados para a competição de Grã-Turismo nos EUA, com interesse reduzido das equipes e grids minúsculos. Apenas cinco carros, por exemplo, vão competir pelos pontos neste fim de semana.

Um total de 22 inscritos estará na disputa, contemplando doze modelos GT3 e dez GT4 – seriam treze os carros da divisão principal, mas a Racers Edge Motorsports tirou de esquadro seu segundo Acura NSX-GT3 EVO, que só participaria da disputa do GTWC e sairia da pista após o fim da terceira hora. A Black Swan Racing era esperada, mas ficou mesmo de fora. Sete das nove marcas que se comprometeram com o campeonato em 2020 compareceram, à exceção de Aston Martin e Lamborghini.

No primeiro treino não-oficial, após o teste pago em que 16 dos 22 carros entraram na pista, o carro #7 da K-PAX Racing que terá Jules Gounon/Maxime Soulet/Jordan Pepper foi o mais rápido pelos 3,925 km do circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, estabelecendo 1’23″300, média de 169,62 km/h.

O experiente australiano Ryan Briscoe, que compõe com Trevor Baek e Jeff Westphal a tripulação da Ferrari 488 GT3 inscrita via Vital Speed, foi o segundo colocado a quase três décimos de Gounon, enquanto o 3º posto foi da BMW M6 GT3 que terá o brasileiro Augusto Farfus junto a Nicky Catsburg e Connor De Philippi – autor da marca de 1’23″669.

A sessão terminou com quatro marcas diferentes nos quatro primeiros postos, pois o Acura NSX-GT3 EVO do Team Honda Racing veio na sequência – é o carro de Mario Farnbacher/Renger Van der Zande/Dane Cameron, autor da melhor volta do #30.

A Wright Motorsports, única inscrita com Porsche e na Silver Cup, estabeleceu o 6º tempo com o carro guiado por Fred Poordad/Max Root/Jan Heylen. Na Pro-Am, deu Squadra Corse: a equipe de Ronald Vogel, que terá Martín Fuentes/Mark Issa/Alessandro Balzan bateu os três Mercedes-AMG GT3 inscritos, sendo um da SunEnergy1 Racing de Kenny Habul e os dois carros da DXDT Racing, equipe de David Askew.

Os carros da GT4 só competem na classificação Overall, sem direito a pontos no IGTC: são uma dezena de inscritos, nove equipes na pista e um punhado de bons pilotos a bordo. O Aston Martin Vantage GT4 da Notlad Racing by RS1 foi o mais rápido da sessão com Patrick Gallagher marcando 1’31″130, apenas 0″045 melhor que Stevan McAleer na BMW M4 #26 da Classic BMW, seguido pelos experientes Robin Liddell (Porsche 718 Cayman RS da GMG Racing) e Bill Auberlen (BMW M4 GT4 da BimmerWorld).

Amanhã, haverá a partir de 8h30 locais (9h30 de Brasília) um segundo treino livre que a SRO gosta de chamar de Pre-Qualifying. As sessões de classificação, com três partes – posto que são três pilotos por carro – terão início a partir de 12h10 locais (13h10 de Brasília), com intervalos de sete e oito minutos entre cada uma das fases, que terão 15 minutos de pista aberta. O Pole Shootout será às 18h30 de Brasília – e tanto a sessão de classificação quanto a decisão do pole position terão transmissão ao vivo aqui no blog.

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