IMSA: 18 carros no “Roval” de Charlotte

Apenas os Grã-Turismo vão correr neste fim de semana no “Roval” de Charlotte: a corrida terá duração de 100 minutos, a mais curta da temporada

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, o IMSA Weathertech SportsCar Championship faz um evento ‘casado’ com a Nascar. A solução para cobrir brechas de provas não-realizadas – e aqui me refiro à etapa de Lime Rock, em Connecticut, cancelada por conta da Pandemia do Covid-19 – foi fazer esta corrida no “Roval” de Charlotte, no mesmo fim de semana de Xfinity Series e Nascar Cup Series definindo suas próximas fases de playoffs.

Será o segundo e último evento sem os Esporte-Protótipos, que voltam na Petit Le Mans, em Road Atlanta. E isto posto, com GTLM e GTD na disputa, o grid terá dezoito carros, com o retorno da Porsche na divisão principal de Grã-Turismo e doze GTD. A etapa terá duração de 1h40min apenas, sendo a mais curta do ano, com largada prevista para 20h05 ET (21h05 de Brasília).

Na GTLM, a lista de entradas não traz qualquer surpresa com relação a nomes e o campeonato vem sendo liderado por Antonio Garcia/Jordan Taylor, que somam 226 pontos – dezessete a mais que os parceiros de escuderia Oliver Gavin/Tommy Milner.

Na GTD, cuja corrida é a penúltima da série paralela Weathertech Sprint Cup, algumas novidades: Michael De Quesada estará no carro #12 substituindo Frankie Montecalvo ao lado de Townsend Bell.

Outra é a estreia de Jeff Kingsley, que compete na Porsche Cup dos EUA, no lugar de Corey Fergus para as provas restantes do campeonato (da Sprint Cup, claro). a bordo do McLaren 720S GT3 da Compass Racing. Fergus está “grávido”, será papai e pediu licença para não voltar até o fim da temporada.

As equipes Weathertech Racing e Paul Miller, que disputaram a corrida do ViR que teve os modelos Grã-Turismo estão fora e devem regressar na Petit Le Mans. A classificação do campeonato aponta liderança de Mario Farnbacher/Matt McMurry com 176 pontos somados, contra 173 do vice-líder Aaron Telitz e 171 do terceiro colocado, Jack Hawksworth.

Nos bastidores e com vistas à Petit Le Mans do próximo dia 17,  há muitas novidades. Três equipes confirmaram presença na disputa – a Pfaff Racing regressa com seu Porsche na classe GTD para Lars Kern/Zach Robichon/Dennis Olsen; a Inter Europol Competition estreia e recebe seu primeiro Oreca 07 Gibson LMP2, que será entregue a Austin McCusker/Kuba Smiechowski/Rob Hodes; e outro retorno é o da Starworks com mais um protótipo LMP2, que pelo menos confirmou Mikkel Jensen para a vaga de Ryan Dalziel – que deixou a equipe.

Mas a bomba é a saída imediata do português João Barbosa do lineup do #5 da JDC-Miller Motorsports: o piloto de 45 anos será substituído por Tristan Vautier nas etapas de Road Atlanta, Laguna Seca e nas 12h de Sebring. Nas provas longas, Vautier e o também titular Sébastien Bourdais – que não fica para 2021, é bom lembrar – terão a companhia de Loïc Duval.

Comentários