IMSA: 28 carros para Laguna Seca

I
Constrangimento: líder do campeonato da DPi na parceria com Ryan Briscoe, Renger Van der Zande entra demissionário no Cadillac #10 da Wayne Taylor Racing para as etapas finais. Haja profissionalismo…

RIO DE JANEIRO – No primeiro domingo de novembro, o IMSA Weathertech SportsCar Championship chega à Califórnia para a penúltima etapa de um campeonato – como todos os outros do esporte a motor – prejudicado e alterado substancialmente em decorrência da Pandemia do Covid-19. E considerando as dificuldades, foi registrado um bom grid para a penúltima etapa, em Laguna Seca.

O Hyundai Monterey Sports Car Championship terá participação de 28 carros, com as quatro classes presentes – nove protótipos e 19 GTs, divididos assim: oito DPi, um solitário LMP2, seis GTLM e 13 GTD, já que é também a última etapa do IMSA Weathertech Sprint Cup, para esta subclasse.

Entre os DPi, nenhuma novidade vultosa entre os nomes da lista de entradas, exceto que Renger Van der Zande, líder do campeonato na dupla com Ryan Briscoe com 215 pontos, entra demissionário: o holandês estava em Spa a serviço do Team Honda Racing na disputa do Intercontinental GT Challenge e GT World Challenge Endurance Europe, quando soube que não está mais nos planos da Wayne Taylor Racing para 2021. Detalhe: a equipe vai de… Acura (nome da Honda, nos EUA) para o ano que vem na série principal do campeonato estadunidense.

É mole?

Mas quem estará de volta aos cockpits é Matheus Leist, que só tinha participação garantida nas provas de Endurance, porque Gabriel Aubry participará da etapa do ELMS em Portimão, no Algarve. O brasileiro aumenta o total de pilotos do país para quatro, divdindo um Cadillac da JDC-Miller Motorsports com o sul-africano Stephen Simpson.

Na LMP2, a retirada voluntária da ERA Motorsports motivou que houvesse somente o carro #52 de Patrick Kelly/Simon Trummer, o que deixará Kelly com a faixa de campeão no bolso do macacão. Basta à dupla da PR1/Mathiasen largar que o piloto leva o título, já que Trummer não fez todas as corridas.

A classe GTLM vai com Antonio Garcia/Jordan Taylor ostentando uma sólida liderança de 28 pontos sobre Tommy Milner/Oliver Gavin e a matemática pode, dependendo do resultado e da vantagem sobre os próprios colegas de equipe, assegurar também à dupla do #3 da Corvette Racing a conquista antecipada do título da IMSA em 2020.

Na GTD, basicamente vão os carros regulares mais os competidores da Sprint Cup da subclasse, com Jeff Kingsley novamente a bordo do McLaren 720S GT3 da Compass Racing, dividido com Paul Holton. Aaron Telitz lidera a temporada com 228 pontos e o parceiro Jack Hawksworth é o segundo, dois pontos atrás. A ameaça maior agora vem de Ryan Hardwick/Patrick Long, que somam 224.

A tabela da Sprint Cup mostra Hawksworth/Telitz no comando com 21 pontos de margem (186 a 167) sobre Bill Auberlen/Robby Foley e Townsend Bell em 3º com 164.

O Fox Sports não vai transmitir – infelizmente – a etapa de Laguna Seca por concomitância de horário com a corrida da Nascar Sprint Cup em Martinsville. Com largada às 18h de Brasília, a corrida pode ser vista pelo app do Fox Brasil.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames