Petit Le Mans: AX Racing e Derani lideram sessão noturna

P
O melhor tempo do treino noturno da Petit Le Mans foi de Pipo Derani com o Cadillac DPi da AX Racing (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Pipo Derani foi o mais rápido no terceiro e último treino livre para a 23ª edição da Petit Le Mans, que acontece neste fim de semana em Road Atlanta. Na sessão noturna que acabou há algumas horas e realizada com duração de 90 minutos, o sempre veloz piloto brasileiro estabeleceu a marca de 1’10″175 – contudo sem superar o que Filipe Albuquerque alcançou mais cedo.

Derani liderou um 1-2 dos Cadillac DPi V-R, já que Renger Van der Zande foi o segundo a apenas quarenta milésimos do brasileiro, com o #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing. Dane Cameron ficou em 3º a menos de um d´écimo de segundo de Pipo, trazendo a reboque o outro Acura ARX-05 DPi guiado por Ricky Taylor, com tempo bastante próximo.

Aliás, os cinco mais velozes do treino noturno ficaram separados por menos de dois décimos de segundo e pouco mais de sete décimos foi a margem entre o Cadillac de Derani e o #5 da Mustang Sampling Racing/JDC-Miller Motorsports guiado por Loïc Duval. O #85 só completou 34 voltas no treino noturno, por consequência de um acidente entre Chris Miller e o Mercedes-AMG GT3 da Riley Motorsports guiado por Ben Keating.

Na LMP2, Mikkel Jensen voltou a ditar o ritmo e foi o mais veloz entre os quatro carros da divisão, cravando 1’11″195, contra 1’11″503 de Colin Braun e 1’12″146 do suíço Simon Trummer. Austin McCusker melhorou em relação às duas primeiras sessões, mas continua fora do ritmo da turma da frente – 1’13″670 foi seu melhor tempo no FP3.

A Porsche fez 1-2 da GTLM. Laurens Vanthoor foi o melhor do treino noturno com 1’17″252, enquanto Fred Makowiecki foi o segundo a 0″229 do colega de equipe. A partir daí, as diferenças foram mínimas e o plantel de seis carros inscrito para a etapa ficou separado por pouco mais de seis décimos. Inclusive, Augusto Farfus foi o quarto mais rápido da sessão com 1’17″580.

Jack Hawksworth foi o piloto mais veloz do lote da GTD, marcando 1’20″501 com o Lexus #14 da AIM Vasser Sullivan, tempo apenas 0″046 melhor que o do Porsche da Wright Motorsports conduzido pelo belga Jan Heylen. O experiente Markus Winkelhock pôs o Audi do Team Hardpoint no terceiro lugar da sessão, superando a Ferrari de Alessandro Balzan e o Aston Martin da The Heart of Racing, guiado por Darren Turner.

O treino classificatório para a Petit Le Mans será nesta sexta às 12h30 locais, 13h30 de Brasília e poderá ser acompanhado na íntegra pelo site oficial da IMSA.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames