Petit Le Mans: AX Racing e Derani lideram sessão noturna

O melhor tempo do treino noturno da Petit Le Mans foi de Pipo Derani com o Cadillac DPi da AX Racing (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Pipo Derani foi o mais rápido no terceiro e último treino livre para a 23ª edição da Petit Le Mans, que acontece neste fim de semana em Road Atlanta. Na sessão noturna que acabou há algumas horas e realizada com duração de 90 minutos, o sempre veloz piloto brasileiro estabeleceu a marca de 1’10″175 – contudo sem superar o que Filipe Albuquerque alcançou mais cedo.

Derani liderou um 1-2 dos Cadillac DPi V-R, já que Renger Van der Zande foi o segundo a apenas quarenta milésimos do brasileiro, com o #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing. Dane Cameron ficou em 3º a menos de um d´écimo de segundo de Pipo, trazendo a reboque o outro Acura ARX-05 DPi guiado por Ricky Taylor, com tempo bastante próximo.

Aliás, os cinco mais velozes do treino noturno ficaram separados por menos de dois décimos de segundo e pouco mais de sete décimos foi a margem entre o Cadillac de Derani e o #5 da Mustang Sampling Racing/JDC-Miller Motorsports guiado por Loïc Duval. O #85 só completou 34 voltas no treino noturno, por consequência de um acidente entre Chris Miller e o Mercedes-AMG GT3 da Riley Motorsports guiado por Ben Keating.

Na LMP2, Mikkel Jensen voltou a ditar o ritmo e foi o mais veloz entre os quatro carros da divisão, cravando 1’11″195, contra 1’11″503 de Colin Braun e 1’12″146 do suíço Simon Trummer. Austin McCusker melhorou em relação às duas primeiras sessões, mas continua fora do ritmo da turma da frente – 1’13″670 foi seu melhor tempo no FP3.

A Porsche fez 1-2 da GTLM. Laurens Vanthoor foi o melhor do treino noturno com 1’17″252, enquanto Fred Makowiecki foi o segundo a 0″229 do colega de equipe. A partir daí, as diferenças foram mínimas e o plantel de seis carros inscrito para a etapa ficou separado por pouco mais de seis décimos. Inclusive, Augusto Farfus foi o quarto mais rápido da sessão com 1’17″580.

Jack Hawksworth foi o piloto mais veloz do lote da GTD, marcando 1’20″501 com o Lexus #14 da AIM Vasser Sullivan, tempo apenas 0″046 melhor que o do Porsche da Wright Motorsports conduzido pelo belga Jan Heylen. O experiente Markus Winkelhock pôs o Audi do Team Hardpoint no terceiro lugar da sessão, superando a Ferrari de Alessandro Balzan e o Aston Martin da The Heart of Racing, guiado por Darren Turner.

O treino classificatório para a Petit Le Mans será nesta sexta às 12h30 locais, 13h30 de Brasília e poderá ser acompanhado na íntegra pelo site oficial da IMSA.

Comentários