Petit Le Mans com 31 inscritos

Largada da Petit Le Mans ano passado: prova de 2020 tem o menor plantel registrado desde que ALMS e Rolex Sports Cars Series se juntaram (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Efeitos da Pandemia: a edição 2020 da Petit Le Mans, que será disputada pela 23ª vez no circuito de Road Atlanta com duração de 10h no próximo dia 17, apresenta o menor grid desde a unificação entre American Le Mans e Rolex Sports Cars Series. Serão 31 carros que buscarão a vitória nas quatro categorias em disputa.

Oito DPi, quatro LMP2, seis GTLM e treze GTD são aguardados para a nona etapa da série IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Na DPi, somente a Wayne Taylor Racing opta por ter dois pilotos no seu Cadillac DPi-V.R, numa aposta que resvala no risco e também na inteligência por não pôr um terceiro piloto que possa comprometer as chances de Renger Van der Zande e Ryan Briscoe, que comandam a classificação.

As demais equipes que compõem o plantel trazem pilotos suplementares: o Acura Team Penske escala Simon Pagenaud junto aos atuais campeões Dane Cameron e Juan Pablo Montoya, com Alexander Rossi compondo o trio com Hélio Castroneves e Ricky Taylor – que vêm de três vitórias seguidas na competição.

A JDC-Miller Motorsports afastou João Barbosa do #5 e trouxe Tristan Vautier para este carro junto a Sébastien Bourdais e Loïc Duval – um trio 100% francês. Gabriel Aubry dividirá o #85 com Matheus Leist e Chris Miller.

Filipe Albuquerque retorna à AX Racing junto a Felipe Nasr e Pipo Derani, enquanto a Mazda escala Ryan Hunter-Reay e Olivier Pla.

Na LMP2, com quatro carros inscritos, foi confirmado o fim da participação da equipe ERA Motorsports neste ano e a DragonSpeed também não regressa até pelo menos a disputa das 12h de Sebring. Em contrapartida, a Starworks volta na parceria com a Tower Motorsport, trazendo Mikkel Jensen para estrear junto a John Farano e um terceiro piloto, ainda não definido.

Ausente nas 6h de Road Atlanta, a Performance Tech reaparece com novo lineup formado por Jim McGuire, Colin Braun e Matt Bell. A PR1 Mathiasen terá dois carros: o normal com Patrick Kelly/Simon Trummer/Scott Huffaker e um segundo, operado pela polonesa Inter Europol Competition, terá Austin McCusker/Kuba Smiechowski/Rob Hodes.

No plantel da GTLM, sem a adição da Risi Competizione, seguem os mesmos seis carros regulares da temporada 2020 da IMSA. A Corvette escala Nicky Catsburg e Marcel Fässler para reforçar suas tripulações; a BMW vai de Augusto Farfus no #24 e Colton Herta no #25; e a Porsche terá Matt Campbell e Mathieu Jaminet.

A GTD registra novidades, como o retorno da Pfaff Motorsports e seu Porsche 911 GT3-R para Zach Robichon/Lars Kern/Dennis Olsen; a estreia de Kyle Kirkwood via AIM Vasser Sullivan junto a Townsend Bell e Frankie Montecalvo; Jan Heylen e Darren Turner confirmados por Wright Motorsports e The Heart of Racing; a participação do Team Hardpoint com um Audi R8 LMS e o retorno de Alessandro Balzan ao carro #63 da Weathertech Racing, que voltará à categoria após duas etapas fora.

A corrida do dia 17 será a terceira válida pela IMSA Michelin Endurance Cup e após ela restarão mais duas provas para o término do campeonato, em Laguna Seca (2h40min de duração) e as 12h de Sebring. Em todas, as quatro classes estarão presentes.

Comentários