Será?

RIO DE JANEIRO – Deu no site Autoexpress: esse carro andando com pintura ‘camuflada’ em Paul Ricard fazendo testes é um Bugatti com o codinome “0.67”. Até aí, tudo bem.

O que se especula é que o construtor de origem francesa estaria preparando um improvável e inesperado retorno ao automobilismo, via FIA World Endurance Championship (WEC) – já em 2021.

O protótipo em questão é baseado no Hypercar Divo da marca fundada por Ettore Bugatti na região da Alsácia, em Molsheim. Após muitos altos e baixos da griffe, incluindo um projeto de Fórmula 1 no passado e um envolvimento fugaz em provas longas, que culminou em duas vitórias nas 24h de Le Mans na década de 1930 – a última aparição de um carro da marca em La Sarthe foi em 1994, com o modelo EB110 – a Bugatti está – por enquanto –  sob o guarda-chuva do Volkswagen Auto Group (VAG). Mas pode não estar nos próximos meses ou no ano de 2021. A ver…

Dotado de um motor W16 de 8 litros de capacidade cúbica, o protótipo andou com a unidade mecânica dos Hypercars Divo e Chiron – e já que o regulamento técnico da nova categoria prevê que os motores têm de ser derivados de veículos de série, faz muito sentido a especulação em torno de uma participação no Mundial de Endurance. Lembrando que a potência no regulamento da LMH é obrigatoriamente limitada a 1.100 cavalos, com o uso de motores a combustão + sistemas híbridos.

Fica a pergunta: será mesmo que a Bugatti entra de sola no FIA WEC dentro do regulamento Hypercar contra Toyota, Glickenhaus e ByKolles, sem contar a Peugeot a partir de 2022?

Olha… eu prefiro duvidar. Mas que seria bom, ah! Seria…

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