Super GT: Toyota implacável em Fuji e vitória brasileira na GT300

Campeão do Super GT em 2016, Heikki Kövalainen fez as pazes com a vitória e ao lado de Yuichi Nakayama levou à vitória o Toyota da Denso Kobelco SARD nos 300 km de Fuji

RIO DE JANEIRO – Na 5ª etapa da temporada 2020 do Super GT japonês – terceira realizada no circuito Fuji Speedway, a Toyota – dona da pista, aliás e a propósito – foi implacável contra Honda e Nissan. A marca venceu em dobradinha a Takanokono Hotel Fuji 300 km, disputada neste domingo em 66 voltas pelo traçado de 4,563 km de extensão.

E a equipe Denso Kobelco SARD alcançou sua primeira vitória no ano com o antigo piloto de Fórmula 1 Heikki Kövalainen dividindo a pilotagem com Yuichi Nakayama na parceria. A dupla fechou a disputa com pouco mais de 10 segundos de vantagem para Kazuya Oshima/Sho Tsuboi, que com os pontos somados estão na liderança do campeonato da GT500.

Pole position para a disputa, a ARTA finalizou no terceiro degrau do pódio com o Honda NSX-GT Concept da dupla Tomoki Nojiri/Nirei Fukuzumi, beneficiados largamente por um lastro extra de apenas 8 kg – enquanto rivais como Koudai Tsukakoshi/Bertrand Baguette carregavam 86 kg extras e Yuhi Sekiguchi/Sacha Fenestraz, 82 kg.

A KeePer Tom’s fechou a prova em quarto com a dupla Nick Cassidy/Ryo Hirakawa e a quinta colocação foi do Honda de Naoki Yamamoto/Tadasuki Makino, da antiga campeã Team Kunimitsu, que chegou ao título há dois anos com Jenson Button. Já a Nissan teve apenas um de seus GT-R Nismo GT500 no top 10: foi o carro #12 da Impul com Kazuki Hiramine/Daiki Sasaki, terminando em oitavo lugar.

A três provas do término da temporada, Tsuboi/Oshima lideram com margem de um ponto apenas para Cassidy/Hirakawa e três de frente para Tsukakoshi/Baguette, que ao menos salvaram um ponto na 5ª etapa. Sekiguchi/Fenestraz ficaram fora dos pontos pela segunda corrida consecutiva no ano e caíram para quarto na tabela. Mas com 41 somados, a dupla ainda está no páreo.

Com uma performance de ataque no início, o Nissan de Kiyoto Fujinami e do brasileiro João Paulo de Oliveira venceu a 5ª etapa do Super GT na divisão GT300: a dupla vem agora em 3º lugar na classificação com 36 pontos

Na GT300, uma atuação perfeita coroou o trabalho de Kiyoto Fujinami e do brasileiro João Paulo de Oliveira. Com o Nissan GT-R Nismo GT3 da equipe Realize Nissan Automobile Technical College, eles tiveram enfim a recompensa pelo trabalho das provas anteriores. Sexto no grid, a dupla do #56 – melhor classificada entre os carros da classe com os pneuys Yokohama, avançou com uma ótima performance dos dois pilotos e o “Oribeira” enfim alcançou a primeira vitória na temporada junto a seu parceiro.

A dupla venceu a prova com 62 voltas completadas e ótima margem – quase 24 segundos – sobre Shinichi Takagi/Toshiki Oyu, da equipe ARTA, com um Honda NSX-GT3 EVO. A Leon Pyramid AMG, mesmo com 100 kg adicionais de lastro em sua Mercedes-AMG GT3, levou o terceiro lugar no pódio com Naoya Gamou e Togo Suganami.

Como registro, embora haja repetição de um construtor – a Toyota – foram sete modelos diferentes de carros nas sete primeiras posições.

Além dos três já citados, chegaram de quarto a sétimo o Toyota GR Supra de Hiroki Yoshida/Kohta Kawaai, da equipe Saitama Toyopet Green Brave; o Toyota Prius com sistemas híbridos alinhado pela Toyota Gazoo Racing Sport para Koki Saga/Yukhi Nakayama; o Lamborghini Huracán GT3 da JLOC para Yuya Motojima/Takashi Kogure e, por fim, o Toyota 86 “Mother Chassis” da Advics Muta, pole position da prova e que teve a bordo a dupla Kazuto Kotaka/Ryohei Sakaguchi.

Com a vitória, Oliveira e Fujinami somam agora 36 pontos e ainda têm esperanças de título. A dupla está a cinco pontos de Katsuyki Hiranaka/Hironobu Yasuda, que chegaram apenas em 10º nesta etapa e catorze de desvantagem para Gamou/Suganami – a única dupla que marcou pontos em todas as provas até agora disputadas.

A 6ª etapa do campeonato marca a última visita da categoria neste ano à pista de Suzuka e está marcada para o dia 25 de outubro.

Comentários