Um novo parâmetro

RIO DE JANEIRO – Quando no GP da China de 2006 o alemão Michael Schumacher alcançou a incrível marca de 91 vitórias na carreira acredito que ninguém poderia prever que esse recorde seria alcançado e evidentemente superado.

Mas existe Lewis Hamilton e o dia 25 de outubro de 2020, na tarde portuguesa em Portimão, viu a história ser mais uma vez escrita com tintas consagradoras. E o inglês da Mercedes-Benz não só chegou ao patamar de Schumacher como criou outro parâmetro na história de 70 anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Tentar desqualificar Hamilton virou esporte. Por várias coisas. Porque ele resolveu sair da casinha e mostrar que, além de esportista e muito bom no que faz, é um cidadão consciente. Foi a protestos, deu a cara para bater e é um dos grandes símbolos do ativismo pró-Black Lives Matter e antirracismo no mundo inteiro.

Além de tudo, por se tornar uma máquina de recordes, com 97 pole positions e hoje a tão esperada 92ª vitória após 262 GPs na carreira, Lewis é fortemente questionado se realmente ele é excepcional como os números nos mostram.

Na boa: a competência que ele mostrou para bater Bottas na qualificação e também para conquistar o primeiro GP de Portugal em 24 anos, poucos pilotos têm. Ele é um ponto fora da curva. Ele é sobrenatural. Fora de série.

Os detratores dirão: “Ele não teve concorrência!” “Ele só guiou carros bons!”

Quanto à segunda afirmativa, nem sempre. De 2009 a 2013, Lewis não tinha carros à altura do que fez em seus seis campeonatos mundiais. mas figurou no top 5 em todos esses anos e venceu pelo menos um GP em todas essas temporadas.

Outra: na McLaren ele levou 26 de suas 97 poles até agora. Em 2007, partiu seis vezes da posição de honra do grid contra duas de Alonso; no ano seguinte, fez sete poles e Heikki Kövalainen, uma apenas. Nos anos seguintes de 2009 a 2012, fez 13 poles e Button, uma também. Placar de LH contra seus três colegas de McLaren em largadas na primeira posição: 26 x 4.

Em seu período de Mercedes-Benz, Hamilton viu Rosberg marcar 30 poles e Bottas, catorze. Placar de Lewis diante dos últimos que dividiram garagem com ele: 71 x 44.

A frieza dos números não aponta apenas um piloto com um desempenho demolidor em qualificação como também alguém capaz de driblar algumas adversidades e vencer como hoje no Algarve: com a pista úmida no início por uma leve garoa e os pneus médios se portando pior que os macios em nível de aderência nas primeiras voltas, houve um delicioso caos que nos ofertou a liderança de uma McLaren por quatro voltas, com Carlos Sainz Jr., que partira de sétimo. Aconteceu também um entrevero entre Sergio ´Pérez e Max Verstappen, que mostrou bem o nível de beligerância da FIA com o holandês da Red Bull.

Enquanto Pérez caiu para último e os comissários deliberavam que foi um “incidente normal de corrida”, por uma ultrapassagem otimista demais por fora, algumas voltas mais tarde, Lance Stroll levou um pênalti de cinco segundos na manobra contra Lando Norris.

Dois pesos, duas medidas? Por que existe um cuidado para não punir Verstappen? Desagradar a Red Bull que não tem fornecedor de motor definido para 2022 e deixar os rubrotaurinos em fúria? Não concordo: a interpretação de incidente normal de corrida teria que ter sido aplicada na manobra de Stroll, embora concorde que o canadense ‘viajou na maionese’ e que fora otimista demais.

Enfim… a corrida foi ótima por conta do caos coletivo, Räikkönen ganhou DEZ posições na primeira volta (vejam a façanha aqui acima) e, sem o DAS instalado nos carros, a Mercedes pareceu que teria dificuldades. Só que não. Mesmo sem o sistema que altera a convergência das rodas e melhora a aderência dos pneus dianteiros – que está já banido para 2021 – os carros de cor preta avançaram contra o laranja papaya de Sainz: Bottas pegou a dianteira no sexto giro e por lá ficou até a 19ª volta.

Na vigésima, Hamilton pôs ordem na casa, superou o colega de equipe, passou, abriu e foi embora. Uma vitória daquelas para ninguém ter dúvidas de que a Fórmula 1 hoje tem ‘oto patamá’ e também do nível de excelência do britânico enquanto um dos maiores pilotos da sua geração e já celebrado como um dos grandes da história da categoria – na opinião de muitos o maior, não sendo necessariamente o melhor de todos os tempos.

E no geral, o GP de Portugal foi muito bom. Teve ótimos pegas, algumas disputas bem legais, atuações excelentes de pelo menos outros dois pilotos – Pierre Gasly e Sergio Pérez, sem contar um espetacular (pelo retrospecto do campeonato) 4º posto para Charles Leclerc – único além dos três do pódio a completar as 66 voltas previstas.

Tem mais uma coisa: o Liberty Media e a FIA precisam dar um jeito de manter – ainda que em revezamento – Algarve e Mugello no calendário como sede, por exemplo, do GP da Europa. O circuito português, o único projeto – até agora, porque vai chover pedido, podem ter certeza – do arquiteto Ricardo Pina. Ele e Paulo Pinheiro, o idealizador do circuito, estão de parabéns. Os ‘adeptos’ ficaram felizes por lá, os jornalistas locais ficaram orgulhosos e nós também. Portugal não podia ficar fora tanto tempo da Fórmula 1 e, mesmo que em circunstâncias adversas, voltou e a corrida foi muito celebrada nas redes sociais.

Que os donos do espetáculo “se virem nos trinta” e que a nova geração corra atrás desse recorde. E não vou ousar dizer que desconfio que jamais será superado.

Afinal, vai que, né…?

Comentários

  • Saudações Rodrigo mattar!

    Um belo texto que todos os aziões do Blog do Flavinho deveriam ler, os insistentes em depreciar o Hamilton, fruto da dupla GB/RL e seus sucessores, na TV globolixo.
    abs e até amanhã no lançamento virtual…

  • 1- No auge de uma Pandemia que matou 155 mil brasileiros, somos privilegiados por estarmos vivos e presenciarmos a 92ª vitória do Hamilton! Momento histórico! Pretendo contar isso aos meus netos.

    2- Kimi jantando dez carros na largada! Vou parar de falar que ele tem que se aposentar. Será que essa foi a melhor largada dele em toda a sua trajetória na F-1? Não me lembro dele ter feito nada parecido.

    3- Carlos Sainz liderando brevemente, com Hamilton em terceiro! O GP de Portugal não pode sair nunca mais do calendário! Aquelas subidas e descidas me lembraram o trecho de um circuito da Fórmula Indy, mas como eu parei de assistir a Indy, não lembro o nome do autódromo.

    4- Track limits: a “coisa” mais ridícula da F-1 atualmente. Pilotos de F-1 sendo tratados como se tivessem 08 anos de idade! É isso que eu penso: track limits é uma regra infantil. A coisa toda é muito simples: não pode ter limite. Os pilotos excelentes e geniais não sairão da pista. Os pilotos Zé Ruela irão ficar na brita, sem chance de voltar para a corrida. Nos três treinos livres, foram deletadas 125 voltas! Vamos raciocinar por hipótese: imagine que Gilles Villeneuve não morreu. Ele estava em coma e acordou há 3 dias, voltando a ter uma vida normal.Aí resolveram explicar para ele que agora tem track limits na F-1…

    5- Vettel ainda tem mais CINCO corridas para continuar passando vergonha na comparação direta com o Leclerc. Ele parece um piloto de F-3 dirigindo um F-1. Vergonha foi uma definição suave. Vexame é um substantivo mais adequado.

    6- Se somarmos as 51 vitórias do Prost, mais as 41 do Senna, teremos o total do Hamilton: 92.

    • Esqueci de comentar: mais ou menos na metade da corrida, George Russell chegou a ficar na 7ª posição. É uma pena ele ainda não ter pontuado.

    • Bacana esse comentário.
      Também acho que o Kimi, mesmo que quarentão, ainda deixa muito pirralho no chinelo, seria inclusive o companheiro ideal para o Mick Schumacher em seu ano de estréia.
      Seria Laguna Seca ou talvez Road America/Elkhart Lake a pista com os “sobe-e-desce” que você cita, Jeferson?

      • Zé Maria: grato por lembrar desses dois circuitos. Os dois têm “sobe- e -desce”. É Laguna Seca.

  • Excelente pista anti-Tilke com curva de alta antes do retão, curva sem freada forte depois dele, muito sobe e desce, curvas cegas e sem chicanes. E como funcionou bem!

    Numa comparação de Schumi x Hamilton o alemão(no seu auge em 94-2006 onde conquistou 89 das 91 vitorias) teve a seu favor companheiros de equipe mais fracos e subservientes, adversários menos talentosos, além de principalmente uma equipe Ferrari que girava em torno dele e para qual trouxe elementos chaves da Benetton. Praticamente não se permitia disputa entre companheiros de equipe.

    Hamilton tem a seu favor o carro e equipe mais dominantes da história. O carro além de muito superior é quase inquebrável. McLaren e Mercedes sempre permitiram lutas internas e Hamilton teve adversários externos e companheiros de equipe superiores aos de Schumi

  • Mattar,

    A corrida foi muito, muito boa mesmo!!!

    Um pouquinho a mais de garoa, por umas 10 voltas, teria dificultado ainda mais a vitória de Hamilton. Mas que ela viria de qualquer jeito, isso é fato.

    O que achei mais estranho nessa primeira volta, e ainda falando do Hamilton, foi como o Bottas conseguiu passar com certa facilidade pelo carro 44, uma vez que estavam com o mesmo pneus montado no mesmo equipamento. Por um momento cheguei a pensar que o carro do Hamilton estivesse com algum outro problema.

    Mas…

  • É um pecado os lusos ficarem sem F1, lembro das loas prestadas por Xico Santos ao seu GP caseiro, sempre muito bem visitado e com boas corridas

    Prefiro mil vezes uma corrida em Portimão do que 20 em Sochi ou Abu Dhabi

  • Rodrigo, bom dia!

    Eu penso que há duas coisas que fazem um estrago danada na F-1. A incursão dos grandes fabricantes,… (que desequilibram a categoria quando chegam e e fazem um estrago danado quando resolvem ir embora!) e…. essas hegemonias de pilotos tão gritantes como essa mais essa agora com o Mr. Hamilton.

    Eu li seu post e compreendo as suas razões (inclusive te respeito como jornalista, opinador, entusiasta!) …

    Mas a F-1, fica previsível demais, cadê o elemento da imprevisibilidade na maior categoria do automobilismo mundial???? Quando ouço que os direitos de transmissão custam U$ 15.000.000 penso cá com meus botões ,… será que vale isso tudo mesmo,….pois hoje há mais de 50, 60,…. 75 % de chances de um certo piloto britânico ganhar a prova, .. e isso já vem acontecendo a algum tempo,…. 92 Vitórias na F-1,….. Socorro! Cara eu sou de 1960,…. estou com 59 anos acompanho esse negócio desde 1971,..72,…. Naquela época as 27 vitórias do Stewart,…eram a meta a ser alcançada,… os cinco títulos do Fangio,.. eram tidos como insuperáveis,…. ai vem esse neguinho (respeitosamente,…) e mete 92 vitórias!!! Sendo que nem tanto tempo assim , tinha um alemão,…. que meteu 91 vitórias ,..numa hegemonia bem parecida,…

    Esse negócio não faz bem ao espetáculo! Cadê a imprevisibilidade? A ´dúvida,. a incerteza,.. quem vai ganhar??? Putz,… se o carro não quebrar,.. (e a Mercedes tem uma fiabilidade do cassete!)… se os fiscais do “VAR da F-1” não inventarem nada… ganha Mr. Hamilton!

    Eu reconheço o enorme talento do rapaz,… que já chegou na categoria “chutando” a porta,.. e os fundilhos do Alonso,… mas mesmo reconhecendo o talento todo dele,…. E os outros? O “resto” são todos cada um deles …mais um joão? O resto é tão ruim assim Riccardo,.. Verstappen ,… Perz,… Vettel,. (Vá lá,…) pra ficar só nesses) , … a diferença de equipamento é gritantes,… e ajuda muito a Mr. Hamilton concorda??

    Antes que eu seja visto apenas como um negacionista do enorme talento desse rapaz,… tanto talento a continuar,… sei não,…. A F-1,.. já vem chatinha , chatinha a um tempão,… fala sério,… os narradores, tanto da TV quanto do rádio fazem “malabarismos” nas transmissões,…. pra manter a audiência,…

    Ah o carro não ajuda,… o perfil impede as ultrapassagens,… o motor ,. “ops”! Unidade de potência,… custam os olhos da cara e só tem quatro (04) empresa fazendo,.. Ops!! Uma ta pulando fora,… A categoria investe numa tecnologia que não leva a lugar nenhum,.. ta certa a Honda em privilegiar o futuro da indústria automobilística ( E olha aí o perigo,… imagina se a Mercedes se enche desse troço e vai embora,….) pensa bem,.. qual o estimulo pra continuar gastando o que esse negócio custa ,.. ganhando tudo, e sem concorrente? ) …. Santo Pacto de Concordia!

    meu amigo,… me perdoe eu tô me entusiasmando e escrevendo quase um tratado de tão abrangente,…

    Resumindo,…. Vocês ao do GP, que são mas próximo da F-1,… encaminhem da essa sugestão pros cara da Liberty,… Já para o próximo grande prêmio …. Faça a F-1 como no Fantástico da Tv Globo : Ganhou três GPs, o cara pede musica! Simples assim,…. e tá resolvido!

    Ah,., tá,… quer saber como isso ajuda,…? Simples também,… o cara ganha três GPs, escolhe uma musica qualquer,… pode ser qualquer gênero, estilo ,…. A Liberty encaminha o arquivo de áudio pra o sujeito…. que no próximo GP, fica EM CASA (suspenso) ouvindo,…!