12h de Sebring: decisão da IMSA com 31 carros

Pipo Derani vai em busca do tricampeonato consecutivo nas 12h de Sebring, pela primeira vez disputadas em novembro, por conta da Pandemia do Covid-19. Hélio Castroneves chega à decisão como líder do campeonato e o Fox Sports 2 transmite a fase decisiva da disputa neste sábado

RIO DE JANEIRO – Oito meses se passaram desde a data original, mas vem aí a 68ª edição de um clássico do Endurance mundial: as 12h de Sebring, que normalmente compõem com as 24h de Daytona um dueto apelidado de “36h da Flórida”, posto que são as duas primeiras provas – em geral – da série IMSA, acontecem neste sábado, no mesmo fim de semana da final do WEC e também do GT World Challenge Europe Endurance.

Mas o grid é bem razoável, em que pese o número mais baixo de carros em relação aos últimos anos desde a unificação entre a American Le Mans Series e a Grand-Am. São 31 os inscritos, divididos nas quatro classes em disputa – DPi, LMP2, GTLM e GTD.

A DPi terá os oito carros ‘suspeitos’ de sempre com a adesão de nomes extras para todos os bólidos inscritos. Exceto o #85 da JDC-Miller Motorsport, ainda sem esse terceiro piloto assegurado, os demais carros já têm seus tripulantes conhecidos.

A AX Racing, que trabalhará para fazer de Pipo Derani tricampeão da prova de forma consecutiva e também campeão da temporada 2020, não poderá contar com Filipe Albuquerque, envolvido na última etapa do WEC. Em seu lugar entra o colombiano Gabby Chaves, que fez apenas uma corrida – no misto de Daytona, na prova Sprint, substituindo Felipe Nasr, então com Covid-19.

Loïc Duval estará no #5 da Mustang Sampling/JDC-Miller junto a Tristan Vautier e Sébastien Bourdais, enquanto o Acura Team Penske chamou de novo Simon Pagenaud e Alexander Rossi – este último vai no carro #7 dos líderes do campeonato Ricky Taylor e Hélio Castroneves.

Na Wayne Taylor Racing, que se despede da Cadillac como cliente após décadas fiel aos carros da General Motors, Scott Dixon reforça o #10 que tem os titulares Ryan Briscoe e Renger Van der Zande, este já demissionário. A Mazda chamou Ryan Hunter-Reay e Olivier Pla, que também se despede da colaboração com o construtor japonês, já que foi contratado pela Meyer-Shank Racing para andar de Acura DPi em 2021.

Quatro equipes participam da prova na LMP2, que já tem Patrick Kelly como campeão geral, decidindo todavia o título do Michelin Endurance Cup. A Tower Motorsport by Starworks, que venceu a Petit Le Mans, conta com David Heinemeier-Hänsson de volta às provas nos EUA junto a Mikkel Jensen e John Farano. Na Performance Tech, Patrick Byrne e Guy Cosmo ganham uma oportunidade no #38 junto a Don Yount.

Já a Inter Europol Competition, que alinha mais uma vez um protótipo Oreca 07, terá a participação de Naveen Rao e Matt Bell compondo o trio com o polonês Kuba Smiechowski. A única trinca inalterada em relação ao evento anterior é a da PR1/Mathiasen, com Scott Huffaker/Patrick Kelly/Simon Trummer.

Hoje pela manhã, a Porsche confirmou que Neel Jani estará no carro #912 na corrida de despedida da equipe oficial da marca alemã na IMSA junto a “Bamthor”, como se autodenominam os titulares Laurens Vanthoor e Earl Bamber. A BMW chamou Augusto Farfus e Colton Herta para os carros do time de Bobby Rahal e a Corvette, na despedida de Oliver Gavin como piloto titular, terá Nick Catsburg (que contraiu Covid mas está recuperado) e Marcel Fässler.

Aliás, a GTLM vive um perigoso dilema para 2021. Sem a Porsche, a divisão corre o risco de ver a BMW reduzir seu programa apenas para quatro provas, deixando a categoria somente com a Corvette Racing, além de uma especulada passagem da Scuderia Corsa para a divisão principal de Grã-Turismo. É pouco provável que tenhamos essa divisão sobrevivendo a tempo inteiro a partir de 2022 se não houver a homologação de modelos novos. A IMSA está otimista e acredita poder reverter esse quadro hoje pouco feliz. A ver…

Na GTD, o plantel conta com 13 carros, graças à participação da Grässer que deslocou um Lamborghini Huracán para os EUA. O carro #11 será guiado por Franck Perera/Steijn Schothorst/Richard Heistand.

Nas demais equipes, a AIM Vasser Sullivan confirmou Michael De Quesada no carro #12 e Kyle Kirkwood no #14 de Aaron Telitz, que ainda briga pelo título de pilotos. Jan Heylen foi requisitado outra vez pela Wright Motorsports e Darren Turner reforça a tripulação do Aston Martin da equipe The Heart of Racing.

A Hardpoint terá Andrew Davis e o veterano Pierre Kaffer junto a Rob Ferriol, já que Spencer Pumpelly estava fechado desde o início do ano para andar na GRT Magnus nas provas longas da série IMSA. Corey Lewis completa o trio do #48 da Paul Miller Racing, ainda na batalha pelo título do IMEC.

Uma das novidades para as 12h de Sebring é o retorno do experiente Joey Hand após quase um ano fora: Michael Shank o convidou para substituir Álvaro Parente no #57 junto a Misha Goikhberg e Trent Hindman. No #86, que chegou líder do campeonato à última prova, Shinya Michimi participa novamente.

A Scuderia Corsa vai de Jeff Westphal junto a Alessandro Balzan e Cooper MacNeil, enquanto na Riley Motorsports a opção foi por Marc Miller para andar no Mercedes-AMG já que Ben Keating está comprometido com o FIA WEC no Bahrein. Por fim, Dillon Machavern estará na BMW da Turner Motorsport junto a Bill Auberlen e Robby Foley.

Os títulos de pilotos nas classes LMP2 e GTLM já estão definidos – na geral – desde a etapa de Laguna Seca. Falta agora o confronto final para se conhecer os campeões das divisões DPi e GTD.

Na classe principal de protótipos, Castroneves/Taylor têm 242 pontos, contra 240 de Briscoe/Van der Zande e 233 de Pipo Derani. Ninguém mais tem chance de brigar pelo título exceto estes aqui citados.

A GTD aponta Mario Farnbacher e Matt McMurry com vantagem de nove pontos (258 a 249) sobre Ryan Hardwick/Patrick Long e 10 para Aaron Telitz. Igualmente são as únicas formações no cenário de título da temporada geral.

No IMSA Michelin Endurance Cup, o panorama é o seguinte: Briscoe/Van der Zande chegam à Flórida com 33 pontos, contra 29 de Scott Dixon e 28 de Nasr/Derani. Na LMP2, Simon Trummer lidera com seis pontos sobre Colin Braun (ausente em Sebring) e sete de frente para John Farano.

John Edwards/Jesse Krohn podem ser os campeões na GTLM, pois somam 37 pontos e lideram a tabela contra 32 do próprio colega de pilotagem Augusto Farfus e 31 de Tandy/Makowiecki. E na GTD, a disputa é sensacional: Madison Snow/Bryan Sellers/Corey Lewis comandam a pontuação com 35 pontos. Só que há várias formações com 26, logo atrás – Mario Farnbacher/Matt McMurry/Shinya Michimi, Andy Lally/John Potter/Spencer Pumpelly e também Cooper MacNeil e Jeff Westphal. Após esse múltiplo empate na vice-liderança, o 3º colocado é Aaron Telitz com 24.

As ações das 12h de Sebring começam na quinta-feira com três sessões de treinos livres, incluindo uma atividade noturna. Às 12h15 de Brasília, na sexta-feira, será realizada a última sessão de qualificação no ano – 15 minutos de pista, na ordem, para as classes GTD, GTLM e DPi/LMP2. A corrida larga no sábado às 10h10 locais (12h10 de Brasília), uma vez que sem horário de verão no Brasil – parabéns, aliás, aos envolvidos – a diferença de fuso horário para a Flórida é de 2h.

O Fox Sports 2 exibe a corrida a partir de 20h de Brasília até 0h10, no seu final, com um intervalo de 35 minutos para a exibição de conteúdo do Grupo Disney.

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