12h de Sebring: Penske e Castroneves são os mais rápidos do FP1

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente a 68ª edição das 12h de Sebring na Flórida: nesta quinta-feira, foi realizado o primeiro de um total de três sessões de treinos livres preparatórias para a última etapa da temporada 2020 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. E o carro líder do campeonato foi o mais rápido no lendário circuito estadunidense.

O Acura ARX-05c DPi guiado por Hélio Castroneves e que terá Ricky Taylor e Alexander Rossi estabeleceu o tempo de referência em 1’49″360, somente trinta e cinco milésimos abaixo do Cadillac DPi-V.R da Mustang Sampling/JDC-Miller Motorsports conduzido por Sébastien Bourdais. O outro carro da equipe de John Church foi terceiro, com Matheus Leist a pouco mais de quatro décimos de Castroneves.

A Wayne Taylor Racing, que está na disputa pelo título e, segundo consta, vai demitir os dois pilotos – é questão de tempo para o anúncio oficial de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque como titulares, Helinho nas provas do IMSA Michelin Endurance Cup e Rossi nas 24h de Daytona – ficou com a 4ª posição. Cerca de seis décimos atrás do melhor tempo do dia, o #31 da equipe de Felipe Nasr e Pipo Derani foi o quinto colocado.

Com 1’52″040, Simon Trummer foi o mais rápido dos pilotos entre os quatro LMP2 inscritos. O #52 da PR1/Mathiasen foi mais rápido por nove décimos em relação a Matt Bell a bordo do Oreca da Inter Europol Competition. David Heinemeier-Hänsson e Guy Cosmo completaram o lote.

A Porsche, que se despede da IMSA com time oficial na GTLM e trouxe decoração especial para a última prova, fez 1-2 com seus dois 911 RSR-19. Fred Makowiecki estabeleceu 1’58″717 e Laurens Vanthoor ficou a 0″374 do colega de equipe. Aliás, a Porsche confirmou que Earl Bamber vai para o ‘sacrifício’, sendo escalado também no #911 junto a Tandy e Makowiecki por conta da coincidência de datas com o FIA WEC e o GT World Challenge Europe.

Já campeã de 2020, a Corvette Racing ficou apenas com a quarta e a quinta posições, tal qual recheio das BMW M8 GTE. A #24 do brasileiro Augusto Farfus ficou apenas em sexto na classe, com 2’00″429.

Jack Hawksworth fez o melhor tempo do dia na GTD com o Lexus RC-F GT3 da AIM Vasser Sullivan, cravando 2’02″961 contra 2’03″288 de Patrick Long no Porsche da Wright Motorsports e 2’03″382 de Townsend Bell no segundo Lexus.

Fecharam o top 5 o Audi da Hardpoint guiado por Andrew Davis (2’03″418) e o Mercedes-AMG da Riley Motorsports, via Lawson Aschenbach (2’03″438). O Acura NSX #86 dos líderes do campeonato Mario Farnbacher e Matt McMurry foi apenas o 10º colocado no primeiro treino.

Última colocada entre os 31 inscritos, a Turner Motorsport anunciou uma substituição in extremis no carro #96: o veterano Bill Auberlen teve contato com um infectado por Covid-19 e terá de cumprir quarentena. Nick Yelloly, que serve à BMW, foi chamado às pressas e pegou um voo da Inglaterra para os EUA, onde deve aterrissar ainda hoje. Por enquanto, só Robby Foley e Dillon Machavern guiaram.

Comentários