8h do Bahrein: Buemi e Toyota lideram primeiro treino livre

Buemi liderou o primeiro treino livre para a última etapa do WEC na temporada 2019/20, nesta quinta-feira (Foto: FIA WEC/Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Sébastien Buemi e a Toyota dominaram o primeiro treino livre para as 8h do Bahrein, última etapa da temporada 2019/20 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, que se realiza neste sábado e marca a despedida da LMP1 como a categoria principal da competição.

Com 1’43″457, o suíço tricampeão das 24h de Le Mans foi 0″492 mais veloz que o melhor piloto do carro #7 do construtor oriental, guiado por Mike Conway – e que tem vantagem de acordo com o critério de Equivalência de Performance (EoT) que acabou adotado para a corrida final do ano, mesmo com apenas dois LMP1 – os dois Toyota TS050 Hybrid, na disputa.

Na LMP2, a melhor volta da sessão foi de Giedo Van der Garde com o #29 do Racing Team Nederland: o holandês marcou 1’47″955 contra 1’48″126 do brasileiro André Negrão, da Signatech Alpine Elf. Em seguida, veio o português Antonio Félix da Costa com a 3ª posição e Paul Di Resta a bordo do carro campeão da United Autosports.

A Aston Martin liderou a tabela de tempos nas duas divisões de Grã-Turismo: na LMGTE-PRO, deu o #97 de Maxime Martin e Richard Westbrook (Foto: FIA WEC/Tim Hearn/AdrenalMedia.com)

Maxime Martin, que terá Richard Westbrook como companheiro de guiada no carro #97 neste fim de semana (Alex Lynn pegou Covid-19, ‘Westy’ foi realocado na LMGTE-PRO e Pedro Lamy foi chamado de última hora na LMGTE-AM), foi o mais rápido entre os Grã-Turismo, desbancando os Porsches. Com o tempo de 1’56″560, o belga superou Richard Lietz por 0″617. Michael Christensen foi o terceiro e Nicki Thiim o quarto, com o Aston #95.

As Ferrari da AF Corse ficaram com a quinta e sexta posições, com o #51 guiado por James Calado adiante do #71 com Davide Rigon. Daniel Serra deu 17 voltas – a melhor delas em 1’59″865. Calado marcou 1’58″571.

A Aston Martin também ficou à frente na LMGTE-AM: Ross Gunn cravou a melhor volta do primeiro treino apenas 0″022 melhor que o compatriota Ben Barker. Jeroen Bleekemolen foi o terceiro mais veloz do dia, seguido por Jörg Bergmeister – ambos com Porsches do Team Project 1 – e Jonathan Adam, fechando o top 5 da sessão.

Lembrando que apenas André Negrão e Daniel Serra serão os representantes brasileiros nas 8h do Bahrein. Felipe Fraga contraiu Covid-19 e está de quarentena, tendo sido substituído no carro #57 pelo luxemburguês de origem portuguesa Dylan Pereira.

Os carros voltam à pista para mais sessões de treinos livres nesta sexta-feira. Às 9h locais – 3h de Brasília, acontece o FP2 e mais tarde, 13h45 (7h45 de Brasília), o último treino preparatório antes da sessão de classificação que se realiza às 18h locais – meio-dia de Brasília.

A disputa das 8h do Bahrein será sábado das 14h às 22h em Sakhir – 8h às 16h no nosso horário, com o Fox Sports 2 exibindo a reta final da disputa a partir do meio-dia e meia.

Comentários