8h do Bahrein: Toyota faz última pole da história da LMP1

RIO DE JANEIRO – Ao fim da temporada 2019/20 do FIA WEC, o Mundial de Endurance, terá sido encerrada uma era. Os protótipos LMP1, do jeito como conhecemos, sairão de cena – ainda que tendo uma ‘sobrevida’ na nova subclasse LMH, sem sistemas híbridos, todavia. Em clima de completa melancolia, a Toyota fez nesta sexta-feira a última pole position do modelo TS050 Hybrid.

Sem a Rebellion, que encerrou suas atividades e fechou sua estrutura, os japoneses não tiveram problema algum para dominar a sessão de classificação para as 8h do Bahrein, última etapa do campeonato. Com a média de 1’40″747, o carro #7 tripulado por José María “Pechito” López e Mike Conway não foi ameaçado pelo outro protótipo, o da trinca líder do campeonato e conduzido no qualifying por Brendon Hartley e Kazuki Nakajima. Conway, na terceira pole dele, López e Kobayashi na temporada, fez o melhor tempo absoluto – 1’40″114.

Já campeã na LMP2, a United Autosports abocanhou o ponto extra da pole com a média de 1’47″440, nos tempos combinados de Paul Di Resta e Phil Hanson. Gabriel Aubry e Will Stevens marcaram o segundo posto para o #37 da Jackie Chan DC Racing, na média de 1’48″238, 0″232 à frente do Alpine da Signatech Elf, que terá o brasileiro André Negrão a bordo – Thomas Laurent e Pierre Ragues foram os responsáveis pela classificação.

A Aston Martin, mesmo com muitas voltas deletadas entre os Grã-Turismo por corte de pista, teria feito a pole tanto na LMGTE-PRO quanto na LMGTE-AM, mas a Porsche recuperou a pole perdida na divisão principal por uma volta anulada por excesso de Track Limits. Dessa forma, os atuais campeões – já sem chance de lutar pelo bicampeonato – Kévin Estre e Michael Christensen bateram Nicki Thiim e Marco Sørensen, lideres do campeonato e ficaram com o ponto extra da pole, deixando em terceiro a Ferrari 488 GTE EVO de Daniel Serra e James Calado.

Na LMGTE-AM, Ross Gunn e Paul Dalla Lana, que terão o reforço de última hora do experiente Pedro Lamy, ficaram com a média de 1’58″356 e levaram pela primeira vez na temporada o ponto extra da pole. A TF Sport, líder do campeonato, ficou em 2º graças a Jonathan Adam e Charlie Eastwood, com um surpreendente terceiro posto da Red River Sport, escalando Bonamy Grimes e Kei Cozzolino na pilotagem.

O melhor Porsche foi o #56 do Team Project 1 com o quarto tempo, tendo o outro carro do time de Axel Funke em sexto – e como recheio a Ferrari da AF Corse tripulada por Francesco Castellacci e Thomas Flöhr.

Rivais da TF Sport pelo caneco da LMGTE-AM, François Perrodo/Manu Collard/Nicklas Nielsen ficaram em 21º na geral e sétimo na divisão.

O Fox Sports 2 exibe a fase final da disputa das 8h do Bahrein neste sábado a partir de 12h30. Estarei nos comentários e análises da transmissão.

Comentários