AF Corse, Ferrari e Pier Guidi levam o título do GT World Challenge Europe Endurance

A

RIO DE JANEIRO – Conquista à italiana na temporada 2020 do GT World Challenge Europe Endurance. A AF Corse venceu neste domingo os 1000 km de Paul Ricard, quarta e última etapa da série, que combinou resultados com a disputa Sprint do certame organizado pela Stéphane Ratel Organisation para apontar o campeão absoluto do ano.

Mas foi Alessandro Pier Guidi, que se ausentou da última etapa do FIA WEC no Bahrein, para levar o título sozinho entre os pilotos. Com Tom Blomqvist e Côme Ledogar dividindo com ele a Ferrari 488 GT3 #51, ele bateu os então líderes Timur Boguslavskiy/Felipe Fraga/Raffaele Marciello, além de Matteo Cairoli/Sven Müller/Christian Engelhart, que chegaram empatados a Paul Ricard na liderança do campeonato – Fraga, inclusive, não pôde sequer competir pois está em quarentena após ter contraído Covid-19.

A vitória deixou o italiano de 39 anos com o título após dividir nas outras três provas o carro com James Calado e Nicklas Nielsen, que estavam justamente no Bahrein, somando 79 pontos contra 65 dos vice-campeões Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Patrick Pilet, derrotados na batalha final por margem pouca coisa superior a um segundo e meio, após 179 voltas completadas.

O pódio foi completado pelo trio formado por Dennis Lind/Marco Mapelli/Andrea Caldarelli, no Lamborghini #63 da Orange 1 FFF Racing Team.

Na Silver Cup, o 14º posto geral deu a vitória na classe para a Barwell Motorsport, com o trio Patrick Kujala/Alex MacDowall/Frederik Schandorff, que também levaram o título da categoria no certame de Endurance. Thomas Neubauer/Timothé Buret/Aurélien Panis (Lexus da Tech 1 Racing) chegaram em 2º na classe, seguidos por Rik Breukers/Stuart Hall/Ben Goethe, com um Audi da Rofgo by WRT.

A trinca Alex West/Chris Goodwin/Marvin Kirchöfer (Garage 59) levou o Aston Martin com o dorsal #188 à vitória entre as formações Pro-Am, seguidos por Leo Machitski/Rob Collard/Sandy Mitchell (Lamborghini da Barwell Motorsport) e pela Ferrari da SKY-Tempesta Racing dividida por Chris Froggatt/Jonathan Hui/Eddie Cheever III. Com o triunfo, West e Goodwin cacifaram o título de pilotos na divisão.

Na Am Cup, a CMR Racing levou a melhor na disputa com o Bentley guiado por Stéphane Tribaudini/Nicolas Misslin/Philippe Chatelet, que chegaram em 29º lugar entre 30 carros que terminaram em Paul Ricard. Tribaudini ganhou o GTWC Europe Endurance entre os pilotos.

O brasileiro Rodrigo Baptista, junto a Maxime Soulet e Jules Gounon, após chegar em 12º nas 24h de Spa-Francorchamps, não completou a prova. O Bentley #3 da K-PAX Racing ficou fora pouco antes de se completar 1h de disputa, com apenas 27 voltas completadas.

Mesmo chegando em 18º na classificação geral dos 1000 km de Paul Ricard, o russo Timur Boguslavskiy levou o título Overall do GT World Challenge Europe neste ano. O piloto do Team AKKA-ASP somou, no combinado das duas competições, mais pontos que os vice-campeões Dries Vanthoor/Charles Weerts, além do próprio colega de equipe Raffaele Marciello.

Ezequiel `Pérez Companc, da Madpanda Motorsport, ganhou o troféu da Silver Cup e a dupla Froggatt/Cheever III faturou na Pro-Am. Entre as equipes, títulos para a WRT (Pro), Madpanda Motorsport (Silver Cup) e SKY-Tempesta Racing (Pro-Am).

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames