Chuva encerra disputa antes do previsto e Mercedes vence 4h de Goiânia

Em primeiro plano, o Mercedes-AMG GT3 dos vencedores das 4h de Goiânia, interrompidas pela chuva (Foto: Bruno Terena)

RIO DE JANEIRO – Uma convidada inesperada atrapalhou a disputa da quarta etapa do Império Endurance Brasil neste sábado: a normalmente seca e quente Goiânia foi apanhada por uma chuva para ninguém botar defeito e a água foi tanta na pista de 3,835 km de extensão que a organização e a direção de prova decidiram por encerrar a corrida antes do tempo limite de quatro horas.

E assim os grandes beneficiados foram Xandinho e Xandy Negrão, no retorno do veterano piloto às pistas após a lesão no pescoço que o deixou praticamente um ano fora. Andreas Mattheis estava inscrito para ajudar pai e filho a tentar um bom resultado, mas diante de dez anos de inatividade, ele mesmo achou prudente não arriscar nada e sequer chegou a andar.

A dupla da equipe Mattheis Motorsport também tirou partido de uma punição a um adversário (a dupla Pedro Queirolo e David Muffato não cumpriu o tempo mínimo da janela obrigatória de box) antes que a direção de prova, comandada por Mirnei Antônio Piroca, deflagrasse um período de bandeira vermelha para a avaliação da segurança do circuito. Os carros voltaram a andar em regime de Safety Car, mas foi impossível dar sequência por falta de visibilidade e a prova foi encerrada com 88 voltas percorridas em pouco mais de 3h25min.

Ricardo Maurício e Marcel Visconde, com o Porsche 911 GT3-R da Stuttgart Motorsport, fecharam a disputa em 2º lugar e como os únicos na mesma volta dos vencedores, com Pedro Queirolo/David Muffato, a bordo de um protótipo AJR Chevrolet V8 da classe P1, em terceiro. A dupla do carro #113, claro está, levou vantagem na disputa em sua categoria.

O McLaren 570S GT4 de Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Lucas Foresti se saiu muito bem e foi o quarto colocado ao final e venceu em sua divisão, à frente do protótipo AJR da MC Tubarão com o trio Tiel Andrade/Júlio Martini/Paulo Sousa.

Sérgio e Guilherme Ribas, com o reforço de Júlio Campos, chegaram em 6º na geral e venceram na GT3 Light. O top 10 teve ainda o Mercedes-AMG GT4.R de André Moraes Jr./Cássio Homem de Mello, o AJR de Andersom Toso/Henrique Assunção/Fernando Fortes e dois Ginetta G55 da GT4 Light – o vencedor na classe, Renan Guerra/Felipe Tozzo e o carro de Ramon Alcaraz/Nelson Monteiro/Allan Hellmeister.

Nas demais classes em disputa, o Sigma P1 de Aldo Piedade Jr./Jindra Kraucher levou as honras na P2, mesmo com o 18º lugar geral. Aldoir Sette/Bruno Smelevski, com o protótipo MRX da Sette Car, ganharam na P3 com a conquista da 12ª posição.

Dos 26 carros que largaram, cinco acabaram depois excluídos do resultado final, a saber: Chico Horta/William Freire/Daniel Correa (Ginetta G55 da GT4 Light); Alexandre Auler/Guilherme Salas (Mercedes-AMG GT4.R da GT4); Hardy Kohl Jr,/Lucas Kohl/Ruben Ghisleni (Protótipo MRX da P2); Bruna Tomaselli/Fernando Ohashi/Fernando Fortes (Protótipo MRX da classe P3); Carlos Antunes/Yuri Antunes/Lucas Marotta/Marcelo Peixoto (Protótipo MRX da classe P3).

A próxima etapa será as 4h de Curitiba, no dia 28 de novembro.

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