Domínio de Muffato e Queirolo nas 4h de Curitiba

Muffato (à esquerda da foto) e Queirolo erguem os troféus da vitória nas 4h de Curitiba; dupla se aproxima do título do Império Endurance Brasil (Foto: Bruno Terena/MS2/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Sábado de Império Endurance Brasil e a segunda visita da categoria ao Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, rendeu também à dupla Pedro Queirolo/David Muffato mais uma vitória no ano com o protótipo AJR Chevrolet V8 com o dorsal #113. A dupla soma 425 pontos – sem descartes – e se encaminha para o título da temporada 2020, restando apenas a última etapa em Santa Cruz do Sul, marcada para 19 de dezembro.

“Vencer é sempre muito bom e estamos especialmente felizes com este resultado porque tínhamos deixado a vitória escapar na etapa de Goiânia por conta de um detalhe no finalzinho da corrida. Agora conseguimos recuperar o prejuízo. Meu parceiro guiou demais hoje e agora voltamos com tudo para a disputa do título”, afirmou Queirolo após a prova.

A vitória veio após 160 voltas completadas pelos 3,695 km do traçado, duas à frente de Xandy Negrão/Andreas Mattheis/Xandinho Negrão, que venceram na GT3 após a retirada voluntária do Porsche 911 GT3-R guiado por Ricardo Maurício/Betinho Gresse, que vinha em segundo. Um raro erro da equipe Stuttgart Motorsport, coordenada por Rodrigo Arantes, fez com que o carro #55 cometesse uma infração (deixou o pit com o box fechado) que acarretaria na eliminação  da dupla no resultado final. Antes da bandeira preta inevitável, mandaram recolher.

“Foi uma prova longa, difícil, mas estou muito feliz de termos conseguido alcançar este resultado. Meu pai e o Andreas guiaram muito e a punição da Porsche felizmente acabou nos deixando em uma situação privilegiada para conquistar o título. Agora vamos para a final focados em fazer nossa parte para alcançarmos este que é o nosso principal objetivo no ano”, afirmou Xandinho. Com 140 pontos de margem sobre Ricardo Maurício e Marcel Visconde, basta ao piloto do Mercedes-AMG #9 terminar a próxima corrida, independentemente da posição alcançada na pista.

Vencedor no Velopark, o AJR #175 do quarteto Henrique Assunção/Andersom Toso/Carlos Kray/Fernando Fortes alcançou o terceiro posto geral e a segunda posição na P1, à frente do Aston Martin que faturou na GT3 Light. Mesmo após alguns percalços, Sérgio e Guilherme Ribas, mais o talentoso e veloz Júlio Campos, chegaram em 4º ao final, uma volta inteira à frente da Ferrari de Ricardo Mendes/Tom Filho/Marçal Müller.

A AutLog viu a Mercedes-AMG GT4.R da dupla André Moraes Jr./Cássio Homem de Mello terminar em sexto na geral e vencer em sua classe, num fim de semana repleto de ‘primeiras vitórias’. Além deles, Chico Horta/William Freire faturaram pela primeira vez na GT4 Light com um excelente oitavo lugar na geral e Bruna Tomaselli sagrou-se a primeira mulher a ganhar uma prova no Império Endurance Brasil, chegando em 9º na geral e ganhando a divisão P3 junto a Fernando Ohashi e Fernando Fortes.

“O trabalho da equipe foi fantástico. A corrida foi difícil, longa, as ondulações da pista castigaram bastante nosso carro ao longo das quatro horas de prova, mas resistimos e isso foi essencial para que conseguíssemos alcançar esta vitória”, disse a piloto nascida em Santa Catarina.

Por fim, na divisão P2 o triunfo ficou com Hardy Kohl Jr./Lucas Kohl/Rubem Ghisleni, que apesar de uma corrida atribulada tiveram menos dificuldades que o MRX Tubarão de Paulo Sousa e Nelsinho Piquet, que foram obrigados a abandonar.

Comentários