EF Open: Yifei Ye confirma título e predomínio

Fato corriqueiro: Yifei Ye enfileirou vitórias no EF Open, levou o título já na corrida #1 em Barcelona e, não satisfeito, venceu todas da rodada quádrupla do último fim de semana

RIO DE JANEIRO – Em dezoito corridas, foram 12 pole positions e onze vitórias. Se havia alguma dúvida acerca do predomínio do chinês Yifei Ye no EF Open na temporada 2020, a primeira com os novos equipamentos, elas foram dissipadas.

E não é que ele seja um grande fenômeno do automobilismo. A categoria não teve de fato nomes muito brilhantes a se observar e talvez as coisas pudessem ser diferentes se alguns pilotos não estivessem espalhados por outros certames com propostas semelhantes, feito a Fórmula Regional Europa e até mesmo a Fórmula Renault Eurocup, que se fundirão em 2021 enquanto o certame de monopostos da espanhola GT Sport segue organizado como está.

Única categoria que utiliza o novo modelo Dallara 320 com mecânica de Fórmula 3 – e com o halo tivemos um carro mais, digamos, robusto e por isso menos rápido que os mais ágeis carros aproveitados até o ano passado e igualmente construidos em Brescia pelo ateliê do veteraníssimo Gianpaolo Dallara, o EF Open teve uma média de pouco mais de 12 carros na maioria das etapas – nada muito diferente da F. Regional Europa onde corre o brasileiro Gianluca Petecof. A questão é a prioridade dos times e nesta competição foram seis as equipes participantes,

A CryptoTower deitou e rolou no ano com as vitórias de Ye e de Dunner que, mesmo saltando alguns eventos, ainda foi o vice-campeão. O chinês, então… fez a festa em Barcelona. Numa inédita rodada quádrupla diante do cancelamento da rodada prevista para Jarama em razão do aumento dos casos de Covid-19 na capital Madrid, o oriental ganhou as quatro. A mais acachapante das vitórias foi na última etapa, com 10 segundos de vantagem numa corrida de 18 voltas.

Os coadjuvantes dele no pódio é que variaram. Cameron Das e Andreas Estner ainda foram top 3 duas vezes. Os demais foram Niklas Krütten, o vice Lukas Dunner, Louis Foster e Manuel Maldonado, que em Barcelona chegou ao melhor resultado dele na temporada com uma 2ª posição.

Comentários