FIA WEC: final no Bahrein com 24 carros

RIO DE JANEIRO – Última etapa da atribulada temporada 2019/20 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance – e também a última (por enquanto) disputada em formato bienal, as 8h do Bahrein acontecem neste sábado para definir os títulos mundiais de pilotos em Esporte-Protótipo e Grã-Turismo, além do campeonato da LMGTE-AM, já que a taça da LMP2 foi para as mãos de Filipe Albuquerque e Phil Hanson com uma rodada de antecedência.

O grid, que já era o mais baixo da história da competição desde 2012 em termos de contingente, foi reduzido a 24 carros com mais uma desistência anunciada após a primeira lista prévia. A Cool Racing decidiu não ir ao Oriente Médio e assim o plantel será de dois LMP1, seis LMP2, mais seis LMGTE-PRO e 10 LMGTE-AM.

A última lista de entradas divulgada pela organização do campeonato definiu as tripulações pendentes e a participação de mais um brasileiro: se Bruno Senna está fora porque a Rebellion Racing decidiu antecipar sua retirada da competição, Daniel Serra foi confirmado na Ferrari #51 da AF Corse.

O tricampeão da Stock Car substitui Alessandro Pier Guidi, requisitado para a disputa dos 1000 km de Paul Ricard, última etapa do GT World Challenge Europe Endurance – que será ‘jenialmente’ no mesmo dia do evento barenita – e também das 12h de Sebring. Culpa da Pandemia…

Daniel se junta a André Negrão (Signatech Alpine Elf) e Felipe Fraga (Team Project 1) no plantel de pilotos do país na competição, que além da adesão de última hora de Serrinha terá outras novidades.

E todas as demais serão na LMGTE-AM, por exemplo: Jörg Bergmeister foi chamado para o Porsche #56 do Team Project 1 em substituição a Matteo Cairoli, também requisitado para competir em Paul Ricard. A Red River Sport confirmou o ítalo-japonês Kei Francesco Cozzolino e o novato britânico Colin Noble para as vagas de Charlie Hollings e do piloto-patrão Johnny Mowlem, que dessa vez ficará apenas na chefia das operações do time nos boxes.

A Dempsey Racing-Proton chamou Dennis Olsen – que estreia no FIA WEC – para o #77 no lugar de Matt Campbell e o trio do #88 terá a formação com Khaled Al Qubaisi, o estreante neozelandês Jaxon Evans e o experiente alemão Marco Holzer.

Alessio Picariello é outra cara nova no FIA WEC: o belga substitui Andrew Watson, outro que estará em Paul Ricard, no Porsche da Gulf Racing. E no Aston Martin #98 do cliente Paul Dalla Lana, Augusto Farfus, por compromissos com a Hyundai, não poderá participar da última etapa, sendo substituído por Richard Westbrook.

Mesmo com somente dois LMP1 na pista, haverá EoT e o carro #7 do trio Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López, mesmo com sete pontos de desvantagem para Kazuki Nakajima/Sébastien Buemi/Brendon Hartley, terá vantagem no cálculo de performance em comparação ao outro protótipo da Toyota, num fim um tanto melancólico da era dos LMP1, que serão a partir de 2021 substituídos pelos Hypercars – porém ainda permitindo os carros enquadrados no atual regulamento, desde que sem sistemas híbridos.

Na LMP2, Antonio Félix da Costa e Roberto González ainda podem abiscoitar o vice-campeonato em caso de desistência do trio do #22 da United Autosports. Só assim eles podem descontar os 31 pontos que os separam de Paul Di Resta, o vice-líder. Com apenas seis carros no grid da classe e uma pontuação de coeficiente 1.25, é a única chance dos pilotos do Team Jota.

Serra pode, inclusive, ajudar James Calado a ser campeão do mundo, dependendo de uma combinação de resultados: com 131 pontos, o inglês da AF Corse é a zebra na batalha pela taça da LMGTE contra as duplas da Aston Martin. Marco Sørensen e Nicki Thiim chegam ao Bahrein com 157 pontos, contra 142 de Alex Lynn e Maxime Martin.

A LMGTE-AM registra uma liderança da TF Sport com Jonathan Adam/Salih Yoluç/Charlie Eastwood chegando à última prova com 148 pontos somados, oito a mais que François Perrodo/Nicklas Nielsen/Manu Collard. Mais nenhuma outra formação tem chance de título na etapa final. Fraga, por seu turno, pode colaborar com Jeroen Bleekemolen e Ben Keating para que terminem a temporada como a melhor formação Porsche na classificação de pilotos, superando Riccardo Pera e Christian Ried, além do Aston Martin de Ross Gunn e Paul Dalla Lana.

As 8h do Bahrein têm início às 14h locais (8h de Brasília) neste sábado. O Fox Sports 2 transmite a segunda parte da disputa ao vivo, de 12h30 até o pano que encerra a última prova de 2020.

Comentários

  • Rodrigo, por curiosidade se voce fosse o chefe da Peugeot e tivesse montando sua equipe de pilotos hoje, quais seriam eles (2 Trios)?

    E quais pilotos voce apostaria q a Peugeot chamara para seu plantel?

    Abraço!

    • Sem ordem definida de trios, eu contrataria JEV, Antonio Félix da Costa, Bruno Senna, Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Paul-Loup Chatin.

      Acredito que Vergne e Félx da Costa vão. Bruno Senna deve ter chances. Eu apostaria nele.