G-Drive ‘carimba’ faixa dos campeões em Portimão

Campeã e vice na LMP2 e campeã na LMP3: a United Autosports celebra uma temporada dos sonhos em Portimão e quatro vagas automáticas para as 24h de Le Mans 2021

RIO DE JANEIRO – A United Autosports perdeu a invencibilidade na temporada 2020 do European Le Mans Series e justo na última corrida da temporada, as 4h de Portimão, na terra de um dos campeões de pilotos. Filipe Albuquerque e Phil Hanson tiveram a faixa ‘carimbada’  pela G-Drive Racing, que pelo menos saiu com honra de Portugal, com o triunfo conquistado por Mikkel Jensen/Nyck De Vries/Roman Rusinov, que fecharam a disputa com 147 voltas percorridas.

Albuquerque/Hanson pelo menos terminaram em 3º e subiram ao pódio na última, consolidando um ano de sonho do time de Richard Dean e Zak Brown, coroado também com o vice-campeonato do #32 de Job Van Uitert/Alex Brundle/Will Owen. Outro destaque do domingo foi o Duqueine Team, segundo colocado da última etapa com o trio formado por Tristan Gommendy/Konstantin Tereschenko/Jonathan Hirschi.

Apenas os cinco primeiros fecharam na mesma volta e de novo a Panis Racing foi a equipe que teve a melhor performance na disputa da LMP2 entre os clientes da Goodyear, justamente com o 5º lugar de Will Stevens/Julien Canal/Nico Jamin.

Além das vagas diretas conquistadas para as 24h de Le Mans de 2021 – sem contar a do WEC pelo título da LMP2 – a United Autosports ainda levou mais uma: o trio Wayne Boyd/Tom Gamble/Ross Wheldon também levou a taça da LMP3 para o time britânico com um triunfo categórico nas 4h de Portimão, derrotando a Realteam Racing com a dupla Julien Gerbi/David Droux e a Inter Europol Competition, principal rival da escuderia líder e favorita ao título, com Dino Lunardi/Martin Hippe – este último acabou sozinho como o vice-campeão de pilotos.

Já a temporada da LMGTE foi decidida por um detalhe: Proton Competition e Kessel Racing ficaram RIGOROSAMENTE IGUAIS nos pontos – 99; nas vitórias – duas para cada; nos segundos lugares – dois para cada; em pole positions – uma para cada.

Pelo regulamento, o que decidiu o título foi a primeira vitória do ano. A Proton triunfou em Paul Ricard antes que a Kessel, vitoriosa em Spa-Francorchamps. E assim foi: no duelo igual entre alemães e helvéticos, o trio Christian Ried/Alessio Picariello/Michele Beretta ficou à frente de David Perel e Michael Broniszewski.

Na pista, o pódio em Portimão foi composto pela trinca vencedora com o Porsche #77, pelo trio da Kessel e a Ferrari #74 e a Spirit of Race, que fora 3ª colocada. Porém, Matt Griffin não alcançou o tempo mínimo de guiada exigido para um piloto de graduação Ouro e a trinca do #55 foi penalizada com um acréscimo de 30 segundos no tempo total.

Assim, a Iron Lynx herdou os pontos com o trio Andrea Piccini/Rino Mastronardi/Sergio Pianezzola.

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