Gran finale: GT World Challenge Europe Endurance encerra com 40 carros em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Fim de semana recheado de boas provas de Endurance no mundo todo: não só o FIA WEC no Bahrein e muito menos o IMSA em Sebring no próximo sábado se despedem da temporada 2020. O GT World Challenge Europe Endurance também faz sua última etapa. Só que domingo.

A edição deste ano dos 1000 km de Paul Ricard foi grandemente comprometida pela Pandemia em diversos sentidos – a começar que o evento será realizado em portões fechados, sem franquear suas dependências ao público.

E o grid também tem uma pequena, mas visível, diminuição do número de participantes. Serão 40 os carros das divisões Pro Cup, Pro-Am Cup, Silver Cup e Am Cup, assim distribuídos: 18 na Pro, 11 na Silver, 10 na Pro-Am e um solitário inscrito na Am –  o Audi #26 da Saintèloc Racing terá um trio da casa formado por Fabian Michal, Christophe Hamon e Michael Blanchemain.

São vários os ausentes, com destaque para a ROWE Racing, que venceu as 24h de Spa-Francorchamps e não leva nem seu carro principal tampouco o bólido extra que correu na Bélgica e também nas 6h de Nürburgring. Outros times ausentes são a Optimum Motorsport, a SPS Automotive Performance e a JP Motorsport – compreensível no caso desta última, pois só era prevista uma aparição em Spa-Francorchamps. O Team AKKA-ASP não levará seu carro #87 à Paul Ricard.

Com relação a pilotos, muitos foram igualmente substituídos por conta da coincidência de datas com o FIA WEC e o IMSA, sendo que alguns tiveram que optar por disputar os 1000 km de Paul Ricard. Foi o caso de Álvaro Parente (K-PAX Racing), Alessandro Pier Guidi (AF Corse), Matteo Cairoli (Dinamic Motorsport) e Thomas Preining, mais Matt Campbell (GPX Racing).

Em contrapartida, Felipe Fraga, que disputaria as 8h do Bahrein – e está fora porque não acabou a quarentena do Covid-19 que contraiu – foi subsituído por Maxi Bühk ao volante do #88 do Team AKKA-ASP, que o alemão dividirá com Timur Boguslavskiy e Raffaele Marciello. Na GetSpeed Performance, onde Bühk correria no próximo fim de semana, seu lugar será ocupado por Yelmer Buurman, junto a Fabian Schiller e Alessio Lorandi. Dessa forma, com Fraga fora, o único brasileiro no grid é Rodrigo Baptista, via K-PAX Racing, com um Bentley Continental.

Nas equipes Ferrari, há quatro pilotos novos para repor os que tiveram de ser escalados para a etapa do FIA WEC. Dessa forma, Sergey Sirotkin corre os 1000 km de Paul Ricard com Toni Vilander e Antonio Fuoco como novos parceiros no carro #72, Côme Ledogar e Sam Bird estarão nas vagas de James Calado e Nicklas Nielsen no #51 da AF Corse.

Outro ausente é Jonathan Adam: seu lugar no carro da Garage 59 será ocupado por Marvin Kirchöfer junto a Alexander West e Chris Goodwin no Aston Martin #188. Já Franck Perera servirá à equipe Grasser nas 12h de Sebring e seu posto fica com Mikkel Mac Jensen para andar junto a Giacomo Altoè e Albert Costa Balboa.

Somando as séries Sprint e Endurance, a liderança da classe Pro é, surpreendentemente, do russo Timur Boguslavskiy, somando 137 pontos, enquanto Raffaele Marciello tem 127,5 e Dries Vanthoor/Charles Weerts, 113. Na Slver Cup, o comando é do argentino Ezequiel Pérez Companc, com 115,5 pontos, sete à frente de Steven Palette/Simon Gachet. Eddie Cheever III e Chris Froggatt já levaram na Pro-Am: com 190 pontos, não podem mais ser alcançados pelos 155,5 de Andrea Bertolini/Louis Machiels.

Na série de Endurance somente, Boguslavskiy/Marciello/Fraga lideram com 52 pontos na classificação geral, com Patrick Kujala/Alex MacDowall/Frederik Schandorff liderando na Silver Cup com 75 e na Pro-Am há um empate em pontos entre Eddie Cheever III/Chris Froggatt/Jonathan Hui e Jonathan Adam/Alexander West/Chris Goodwin – ambas as duplas têm 59 pontos somados.

A largada para os 1000 km de Paul Ricard será às 11h45 locais (7h45 de Brasília). O blog trará, ao vivo, a íntegra dessa disputa.

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