IMSA: 1-2 da Penske no grid em Laguna Seca

RIO DE JANEIRO – O Acura Team Penske monopolizou a primeira fila do grid para a décima e penúltima etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, que acontece nesta tarde em Laguna Seca. Na sessão classificatória realizada há algumas horas, Juan Pablo Montoya superou Hélio Castroneves e faturou a pole position com a marca de 1’15″174 para o circuito que tem pouco mais de 3,6 km de extensão. É a quinta seguida do carro Acura ARX-05 DPi em 2020.

Helinho, inclusive, larga sabendo que terá de cumprir um pênalti pela manobra antiesportiva que gerou no FP2 contra o Cadillac DPi-V.R guiado por Felipe Nasr – mesmo carro com quem o #7 colidiu na Petit Le Mans. O brasileiro vai pagar um stop & hold de 60 segundos que praticamente lhe custará uma volta nesta disputa com 2h40min de duração.

O Mazda DPi guiado por Oliver Jarvis superou por nove milésimos o Cadillac de Pipo Derani, enquanto os líderes do campeonato Renger Van der Zande/Ryan Briscoe largam somente em sétimo, à frente do carro do brasileiro Matheus Leist e do único LMP2 presente, da dupla Simon Trummer/Patrick Kelly – este último será o campeão de pilotos da temporada 2020.

Outra categoria que pode conhecer seus campeões é a GTLM. Antonio Garcia/Jordan Taylor levam a taça se abrirem 35 ou mais pontos de vantagem para Tommy Milner e Oliver Gavin – que, inclusive, anunciou sua aposentadoria como piloto titular da Corvette Racing após 19 anos servindo à equipe sediada em Michigan.

Na sessão classificatória, o #3 levou a pole position da categoria com 1’21″483, com Jordan Taylor desempenhando uma volta 0″242 melhor que a do belga Laurens Vanthoor. Oliver Gavin foi o terceiro mais veloz e Bruno Spengler, o quarto.

Entre os 13 GTD inscritos, Matt McMurry levou a primeira pole da Meyer-Shank Racing em 2020. Com a marca de 1’25″126, o piloto superou por apenas 0″014 a BMW tripulada por Robby Foley. Cooper MacNeil registrou a terceira melhor marca da divisão, seguido por Misha Goikberg no segundo Acura da MSR, Frankie Montecalvo num dos Lexus da AIM-Vasser Sullivan e o Aston Martin da The Heart of Racing guiado por Ian James.

Líder e vice-lider do campeonato, Aaron Telitz/Jack Hawksworth partem com o 11º tempo da classe, enquanto o Porsche de Patrick Long/Ryan Hardwick é o nono.

Comentários