IMSA: Penske vence e dupla Taylor/Castroneves é líder antes de Sebring

Na frente: com a quarta vitória nas últimas cinco corridas com os protótipos DPi, Hélio Castroneves e Ricky Taylor vão à Sebring líderes da série IMSA

RIO DE JANEIRO – O Acura Team Penske chegou à quarta vitória no IMSA Weathertech SportsCar Championship nas últimas cinco provas com a participação dos protótipos DPi. Aos triunfos consecutivos em Road America, Mid-Ohio e nas 6h de Road Atlanta – não necessariamente nessa ordem – somou-se o triunfo em Laguna Seca no último domingo. E sempre com a mesma dupla: Hélio Castroneves/Ricky Taylor, com direito à ordem de equipe para inverter posições com Juan Pablo Montoya/Dane Cameron, foram ao topo do pódio na 10ª etapa do campeonato.

Com isso, os pilotos do #7 chegaram ao total de 242 pontos – dois à frente de Renger Van der Zande/Ryan Briscoe, que completaram a disputa de domingo somente na 6ª posição e com nove a mais que Pipo Derani, terceiro colocado em Laguna Seca junto a Felipe Nasr. A situação do campeonato será resolvida entre eles. Pipo não depende só de si para chegar ao título, mas tem um trunfo: ninguém sabe melhor do que ele como é vencer nas 12h de Sebring entre os envolvidos na batalha pela taça.

Na LMP2, a fatura foi liquidada já na largada. Bastava o solitário carro da PR1/Mathiasen cruzar a bandeira verde inicial que Patrick Kelly já levava o título antecipado de pilotos como também um convite automático para as 24h de Le Mans de 2021. Ele e Simon Trummer não terminaram a corrida, mas o objetivo mais importante do ano foi alcançado. Tomara que a categoria de motor ‘spec’ tenha mais carros no próximo ano nos EUA, com a adoção do regulamento Pro-Am.

A Porsche, que se despede da série IMSA com equipe oficial no fim deste ano, emplacou mais uma vitória após o suado triunfo na Petit Le Mans. Embalados pelo triunfo nas 24h de Spa-Francorchamps na parceria com Nick Tandy, Earl Bamber e Laurens Vanthoor enfim levaram o #912 ao Victory Lane.

Mais um caneco para a Corvette Racing, com Antonio Garcia/Jordan Taylor vencendo de forma antecipada a temporada da classe GTLM

Mas o título está mais do que garantido para Antonio Garcia/Jordan Taylor: o 2º lugar na pista e a posterior eliminação do pódio para a dupla Oliver Gavin/Tommy Milner (o carro da dupla tinha irregularidades no difusor traseiro), que terminara em terceiro, bastou. Com 35 pontos de vantagem – o máximo aferido nas corridas – afora cinco vitórias contra somente uma dos rivais e colegas de equipe, a dupla do #3 pôde comemorar a conquista antecipada.

E outra categoria que vai para uma final de arrepiar em Sebring é a GTD. Porque deu tudo certo e no momento certo para a dupla da Meyer-Shank Racing formada por Mario Farnbacher/Matt McMurry. Pole com o Acura NSX-GT3 EVO nos treinos e segunda vitória no ano, escudados por Robby Foley/Bill Auberlen e Álvaro Parente/Misha Goikhberg.

O detalhe é que Ryan Hardwick/Patrick Long, com o Porsche da Wright Motorsport, chegaram apenas em 6º lugar – mas o pior aconteceria a Aaron Telitz/Jack Hawksworth, que não foram bem e finalizaram em décimo-primeiro. Isto deixa Farnbacher/McMurry com vantagem de nove pontos sobre Long/Hardwick, dez para Telitz e 12 sobre Hawksworth para uma decisão e tanto no próximo dia 14 de novembro.

Contudo, Telitz/Hawksworth e a AIM Vasser Sullivan não saem de mãos abanando neste ano: eles venceram o IMSA Weathertech Sprint Cup, competição paralela e exclusiva da GTD nas provas de até 2h40min, superando por sete pontos (206 a 199) os vice-campeões Robby Foley/Bill Auberlen.

Comentários

  • Grande Helinho…força Helinho…putz…como torço e torcerei para o “homem aranha’ levantar esta taça de campeão…mais do que merecido…quem sabe no ano que vem, Helio Castroneves conceda uma entrevista ao diretor-geral do A MIL POR HORA, lá, direto de Le Mans.
    Grande vitória da PORSCHE…linda…maravilhosa…não fosse a pandemia, o campeonato da GTLM teria outro destino…uma outra história a ser contada.
    FORÇA PORSCHEEEEE!

  • Poxa, que pena que a FOX não conseguiu transmitir esta corrida, bem numa hora chave do campeonato. Tomara que transmitam as 12h de Sebring, porque o bicho vai pegar!
    Quero muito assistir o desfecho desta temporada.