Mais uma pole dos AJR no Império Endurance Brasil

RIO DE JANEIRO – Neste fim de semana, será disputada a quinta e penúltima etapa da temporada 2020 do Império Endurance Brasil: as 4h de Curitiba, marcadas para 11h15 deste sábado, vão apontar possíveis campeões por antecipação e também outras formações de pilotos que terão de esperar até a última corrida em Santa Cruz do Sul para poder comemorar.

Com várias ausências cada vez mais sentidas, o grid é um dos menores do ano. Foram 27 os carros que treinaram e a pole position, na média das melhores voltas de cada piloto, ficou com o AJR #11 da dupla Vitor Genz/Emílio Padron.

Genz marcou 1’10″801 na sua melhor passagem e Emílio virou em 1’12″961, suficiente para a média de 1’11″881, praticamente um segundo inteiro melhor que Pedro Queirolo/David Muffato, que largam em segundo.

Contudo, a melhor volta das sessões foi de Beto Ribeiro, que fez 1’10″691 com o AJR #65 preparado pela Motorcar e de volta após duas provas ausente. Todavia, o carro não completou a segunda parte da sessão e, sem média, ficou com a 26ª e penúltima colocação.

Serão cinco protótipos AJR nas cinco primeiras posições, já que em terceiro ficou o #5 da MC Tubarão inscrito para Paulo Sousa/Júlio Martini/Tiel de Andrade, seguido pelo #46 de Oswaldo Scheer/Pedro Castro/Gustavo “Batavo” Martins e pelo #175 de Henrique Assunção/Fernando Fortes/Andersom Toso/Carlos Kray.

O Ginetta dos irmãos Ebrahim completa o lote dos seis mais rápidos, antecedendo assim o pole position da GT3 – o Mercedes-AMG de Xandy e Xandinho Negrão, mais Andreas Mattheis, com a média de 1’16″464. Alexandre Auler/Guilherme Salas, estreando o antigo carro que era de Guilherme Figueroa, surpreenderam e ficaram em segundo na categoria com a média de 1’16″554.

Outro desempenho expressivo foi o 9º lugar do Aston Martin V12 Vantage da Tech Force, que volta a ter Júlio Campos junto a Sérgio e Guilherme Ribas. O carro britânico foi melhor que o Porsche inscrito para Beto Gresse/Ricardo Maurício – Marcel Visconde, tratando de sinusite, vai ficar de fora desta vez, apenas na torcida.

Nas demais classes, pole da P2 para o MRX da MC Tubarão, de volta `às pistas, para Paulo Sousa e Nelsinho Piquet se revezarem. A dupla larga da 11ª posição. Carlos e Yuri Antunes ficaram com o melhor tempo da divisão P3 de protótipos, 14º posto geral.

Na GT4, melhor tempo do grid para o Mercedes-AMG GT4.R de Leo Sanchez e Átila Abreu, que conta com o reforço luxuosíssimo de Miguel Paludo, campeão da Porsche Cup na série Sprint. Eles largam em 16º lugar. E na GT4 Light, deu o Ginetta #69 de Nelson Monteiro/Alan Hellmeister/Christian Hahn, que parte da vigésima posição.

Embora inscritos, o Sigma P1 #12 com Fábio Fogaça/Aldo Piedade Jr. e o MRX da Sette Car com Aldoir Sette/Bruno Smielevski, sequer andaram nesta sexta – a participação deles ficou restrita ao treino extra de ontem. Também apareceu na relação o #61 de Renan Guerra/Stuart Turvey, que devo crer seja um segundo protótipo Ginetta G58, mas este carro também não andou.

A transmissão ao vivo neste fim de semana será apenas pelo canal do YouTube da categoria, a partir de 11h15 da manhã – replicada, óbvio, aqui no blog. O SporTV não transmitirá o evento ao vivo (não me perguntem por qual motivo) mas exibirá a prova no domingo a partir de 8 da manhã.

Comentários