BMW vence e Farfus é campeão do IGTC
FORTALEZA – A Walkenhorst Motorsport conquistou o título da temporada 2020 do Intercontinental GT Challenge com a vitória nas 9h de Kyalami, prova disputada neste sábado por apenas 12 carros no circuito sul-africano.
O trio Augusto Farfus/Nicky Catsburg/Sheldon Van der Linde faturou uma disputa inteiramente dominada pelo Honda NSX GT3 EVO de Bertrand Baguette/Mario Farnbacher/Renger Van der Zande em praticamente toda sua totalidade, até uma chuva torrencial – igual a 2019 – cair na pista sul-africana e a corrida foi encerrada em regime de Safety Car.
A trinca percorreu um total de 277 voltas e o título parou nas mãos de Farfus e Catsburg, que tinham vencido as 8h de Indianápolis há alguns meses. O brasileiro e o holandês foram os únicos a vencer duas vezes no IGTC, somando assim um total de 50 pontos.
Fréderic Vervisch, Charles Weerts e Mirko Bortolotti terminaram a disputa em 2º lugar com o Audi da equipe Audi Sport Team WRT. Foi a corrida de despedida de Bortolotti como piloto do construtor de Ingolstadt: o italiano deve regressar à Lamborghini em 2021.
Além da trinca do dominante Honda – que acabou em quarto – as grandes derrotadas do fim de semana foram as tripulações Porsche. Earl Bamber e Laurens Vanthoor acabaram com o 7º lugar da disputa sul-africana na trinca com Kévin Estre, enquanto Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Patrick Pilet, inscritos via GPX Racing, terminaram no pódio e acabaram com o vice-campeonato, depois de sofrerem um furo de pneu na altura da 6ª hora.
Se serve de consolo, os pontos somados nesta última etapa deram à Porsche o troféu de campeã entre as marcas somando 100 pontos contra 76 da BMW e 74 da Audi.
A trinca Maxime Soulet/Jordan Pepper/Jules Gounon também estava no páreo entre os pilotos e foi a primeira a dizer adeus: o Bentley da M-Sport desistiu após completar 63 voltas, perto do fim da segunda hora de disputa. Foi o único abandono registrado das 9h de Kyalami.
Sem concorrência alguma, a Lechner Racing – que perdeu nesta semana o fundador Walter Lechner Sr. – venceu na Pro-Am com o trio formado por Dylan Pereira e os locais Saul Hack e Andre Bezudenhout. A Car Collection, mesmo onze voltas atrasada, ganhou na Silver Cup com Milan Dontje/Dennis Marschall/Martin Lechmann.
PORSCHE…PORSCHE…PORSCHE….THE BEST, EVER!
Vi uma parte da corrida e o BMW de Farfus esteve muito tempo na P3, sempre na jogada. O Honda NSX parecia imbatível. Grande vitória e com um carro que aparentemente é menos competitivo que Audis e Porsches, pelo menos.
Farfus nós já conhecemos e se a BMW investisse mais no WEC quem sabe poderiam ir mais longe em um campeonato mundial com chancela FIA.
Mas a Intercontinental ja é o mundial de GT3 , a questão que não tem o nome “WEC” . Embora sem ausencia dos pilotos Mercedes ( Maro Engel e Raffaele Marccielo) . Embora o Endurance Cup seja muito mais concorrido que a Intercontinental .
Até onde eu sei, um certame só é considerado oficialmente “mundial” se tiver a chancela da FIA. Independente de ser intercontinental.
E foi neste ponto que me referi ao WEC, onde a BMW construiu um carro novo (M8 GTE) mas desistiu do projeto na primeira temporada.