Sete vezes Ogier

RIO DE JANEIRO – Quem é rei não perde – nunca – a majestade. Mesmo numa temporada em ritmo atípico, com diversos cancelamentos de eventos, o Mundial de Rally (WRC) conseguiu encerrar o ano de forma digna. E coroando um velho campeão.

Sébastien Ogier chegou a mais um título (o sétimo) pela terceira montadora diferente na carreira. Exceto ano passado, quando esteve na Citroën e perdeu justamente para a Toyota guiada por Ott Tänak, o francês de 36 anos – faz 37 em alguns dias – não perdeu o faro, mesmo num ano em que considerou se aposentar, mudando de ideia e adiando os planos pelo menos até o fim de 2021.

O piloto e seu navegador Julien Ingrassia venceram o Rally de Monza, que foi alocado como o sétimo e último evento final de um campeonato que teria tido também a etapa de Ypres, na Bélgica, cancelada devido à segunda onda forte de Covid-19 naquele país.

E não só venceram como Elfyn Evans deu sua parcela de colaboração para entregar de bandeja a taça ao companheiro de equipe, com um erro crucial numa das especiais de sábado – a SS11. O galês terminou somente em 29º na geral. Ainda acabou em 3º no Power Stage, mas com a liderança de Ogier, com boa vantagem para os adversários, ficou mesmo com o vice, após chegar a esta etapa final 14 pontos à frente. Ficou oito atrás.

Mais uma vez quem ficou a ver navios foi Thierry Neuville, nocauteado da disputa logo nos primeiros estágios. O belga, que tinha pequenas chances, viu tudo se esvanecer de forma muito rápida. Ao fim de tudo, a falta de regularidade do piloto da Hyundai, que começou lá em janeiro como o vencedor em Monte-Carlo, cobrou a conta.

O Rally de Monza começou com Esapekka Lappi liderando de início e depois Dani Sordo dominante, mesmo com a neve e o mau tempo. Mas bastou o erro de Evans e a confiança de Ogier subiu. O francês assumiu a dianteira, abriu quase 18 segundos no penúltimo dia e domingo só administrou. Venceu com 14 segundos de frente para Tänak e Sordo foi ainda o 3º colocado.

Com esses resultados, a Hyundai teve o consolo de conquistar o título entre os construtores, com cinco pontos de vantagem para a Toyota – 241 a 236. A Ford, com a M-Sport, nem fez cosquinha.

Nas demais classes, Mads Østberg virou para cima de Pontus Tidemand e levou o título do WRC2. No WRC3, que usa o mesmo regulamento, mas com times sem ligações diretas com fabricantes, título para Jari Huttunen, com vice sul-americano, o boliviano Marco Bulacia Wilkinson. Paulo Nobre terminou o campeonato em 37º somando dois pontos.

Resultado final do Rally de Monza:

1 – Ogier/Ingrassia (Toyota Yaris WRC) – 2’15’51″0
2 – Tanak/Jarveoja (Hyundai i20 WRC) – 13″9
3 – Sordo/Del Barrio (Hyundai i20 WRC) – 15″3
4 – Lappi/Ferm (Ford Fiesta WRC) – 45″7
5 – Rovanpera/Halttunen (Toyota Yaris WRC) – 1’11″1
6 – Mikkelsen/Jaeger (Skoda Fabia Rally2 Evo) – 3’56″2
7 – Solberg/Johnston (Skoda Fabia Rally2 Evo) – 4’12″1
8 – Huttunen/Lukka (Hyundai i20 R5) – 5’15″4
9 – Østberg/Eriksen (Citroen C3 R5) – 5’27″4
10 – Tidemand/Barth (Skoda Fabia Rally2 Evo) – 5’53″0

Classificação final do campeonato:

1. Sébastien Ogier – 122 pontos
2. Elfyn Evans – 114
3. Ott Tänak – 105
4. Thierry Neuville – 87
5. Kalle Rovanperä – 80
6. Esapekka Lappi – 52
7. Teemu Suninen – 44
8. Dani Sordo – 42
9. Craig Breen – 25
10. Sébastien Loeb – 24
11. Gus Greensmith – 16
12. Pontus Tidemand – 14
13. Takamoto Katsuta – 13
14. Jari Huttunen – 9
15. Kajetan Kajetanowicz e Oliver Sölberg – 8
17. Nikolay Gryazin, Pierre-Louis Loubet e Andreas Mikkelsen – 6
20. Marco Bulacia Wilkinson – 5
21. Mads Østberg – 4
22. Adrien Fourmaux e Eric Camilli – 2
24. Ole Christian Veiby – 1

Comentários