Só doze

RIO DE JANEIRO – A última etapa do Intercontinental GT Challenge em 2020 acontece no próximo fim de semana: as 9h de Kyalami encerram um ano conturbado onde a SRO, organizadora da competição, se viu obrigada a cancelar as 10h de Suzuka e já sabe que, para o próximo ano, não poderá contar com a clássica 12h de Bathurst por conta das restrições sanitárias das autoridades australianas.

E o evento sul-africano é, de longe, o mais afetado pelas circunstâncias. Somente 12 carros aparecem na lista de entradas da quarta prova da competição.

É um golpe e tanto: ano passado, o evento que marcou o retorno da África do Sul às grandes competições do autmobilismo foi sensacional e disputado por 28 carros.

Dos construtores envolvidos na categoria, não vão Mercedes-AMG, Ferrari, Aston Martin e Lamborghini. Sem contar possíveis incursões de outras marcas com carros dentro do regulamento, como Lexus e McLaren, por exemplo.

Líder entre as marcas com 73 pontos, a Porsche entra com três carros: a inscrição Pro-Am da Lechner Racing, única da divisão, com Dylan Pereira ao lado dos locais Saul Hack e Andre Bezuidenhout; além da GPX Racing, que terá Matt Campbell/Patrick Pilet/Mathieu Jaminet e a Dinamic Motorsport com Kévin Estre/Earl Bamber/Laurens Vanthoor – estes dois, aliás, lideram na geral entre os pilotos.

A Audi, que preparou um livery especial para o evento, terá o WRT de Yves Weerts e Vincent Vosse com Markus Winkelhock/Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde num carro e o outro com Charles Weerts/Mirko Bortolotti/Frederic Vervisch.

Já a Car Collection representará os quatrargólicos com duas inscrições – uma de Silver Cup com Dennis Marschall/Milan Dontje/Martin Lechman e outra Overall com Christopher Haase/Patric Niederhauser/Mattia Drudi.

A BMW vai com a Walkenhorst – no mesmo fim de semana em que é anunciado o rompimento de mais de meio século de parceria entre os bávaros e a Schnitzer. Seria um mau presságio para o futuro?

Enfim… no carro #34 estarão Augusto Farfus junto a Nicky Catsburg e Sheldon Van der Linde, enquanto no #35 guiarão Martin Tomczyk, Nick Yelloly e David Pittard.

Outra marca com planos anunciados para 2021 é a Bentley, que deixa de dar suporte oficial às suas clientes. A M-Sport alinha os Continental do construtor britânico (hoje do grupo Volkswagen) para Jules Gounon/Maxime Soulet/Jordan Pepper e Alex Buncombe/Seb Morris/Oliver Jarvis.

A Honda, que completa a relação de cinco construtores, vai com seu NSX GT3-EVO alinhado com Bertrand Baguette/Mario Farnbacher/Renger Van der Zande.

Na edição passada das 9h de Kyalami, Dennis Olsen levou o título de pilotos. Nesse ano, competem pelo título Vanthoor e Bamber com 31 pontos, Campbell/Jaminet/Pilet com 30, Gounon/Soulet/Pepper com 28, Catsburg e Farfus com 25, Winkelhock com 22, Farnbacher e Van der Zande com 19, Pittard/Yelloly/Tomczyk e Drudi/Niederhauser, além de Vervisch com 18. São, portanto, nove dos 12 carros que têm de ser observados ao longo da disputa e com pilotos que têm chances diretas no IGTC.

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