24h de Daytona 2021 – Quem é Quem, classe DPi

2

RIO DE JANEIRO  – Vamos ao último “Quem é Quem” das 24h de Daytona 2021, sem dúvida um guia completo para o público em casa e também para quem precisa e tem que aprender um pouco mais sobre o IMSA e o Endurance mundial.

A classe principal da 59ª edição da clássica prova estadunidense ainda é a Daytona Prototype International (DPi), que passa por um período de transição. Os próximos dois anos serão de pouco investimento nos carros que aqui estão, o número de equipes deve ser reduzido, mas se espera a partir de 2023 que o panorama mude.

E para muito melhor: porque daqui a dois anos começa o regulamento em convergência com o ACO e a FIA, permitindo inclusive que os Hypercars do WEC corram nas provas do IMSA e vice-versa, que os construtores na plataforma LMDh, a ser adotada com plataforma LMP2 – igual à DPi – motores dos mais diversos fabricantes e um sistema híbrido padrão, estejam em Le Mans. E logo no ano em que a clássica prova de La Sarthe completa 100 anos…

Aliás, Porsche, Audi e Acura (Honda) já confirmaram projetos LMDh para daqui a dois anos e espera-se mais construtores.

Isto posto, as três marcas de DPi que estiveram na última temporada voltam em 2021, exceção à Nissan, que deixou o jogo há dois anos. Acura, Cadillac e Mazda, esta com tour de force reduzido, voltam a se defrontar.

Se a Penske está fora, o campeonato ganhou de volta a Chip Ganassi Racing e a Meyer-Shank voltou aos protótipos. Outra grande atração é a participação de Jimmie Johnson nas 24h de Daytona e do novo campeão da Nascar Cup Series, Chase Elliott, além do brasileiro Hélio Castroneves, atual campeão – além de Pipo Derani e Felipe Nasr, que vão tentar o título juntos em 2021.

Para identificação de vocês, os carros têm dorsal de numeração em fundo preto.

Vamos às equipes:

#01 CHIP GANASSI RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

De volta ao Endurance, com um antigo piloto de F1 e o maior da história da Indy, além do veloz Renger Van der Zande: a Chip Ganassi Racing não quer dar mole para a concorrência em 2021

Pilotos

KEVIN MAGNUSSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 28 anos
05/10/1992

RENGER VAN DER ZANDE
Graduação: Ouro
Holandês, 34 anos
16/02/1986

SCOTT DIXON
Graduação: Platina
Australiano (neozelandês de nascimento), 40 anos
22/07/1980

#5 MUSTANG SAMPLING/JDC-MILLER MOTORSPORTS
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

Não tem ninguém bobo na equipe que conta com Christian Fittipaldi como diretor esportivo. A JDC-Miller pode e vai dar trabalho em 2021 com seu esquema reduzido a apenas um carro

Pilotos

LOÏC DUVAL
Graduação: Platina
Francês, 38 anos
12/06/1982

TRISTAN VAUTIER
Graduação: Ouro
Francês, 31 anos
22/09/1989

SÉBASTIEN BOURDAIS
Graduação: Platina
Francês, 41 anos
28/02/1979

#10 KONICA MINOLTA/WAYNE TAYLOR RACING
Carro: Acura ARX-05C (Oreca 07)
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo

Vitoriosa várias vezes em Daytona, a Wayne Taylor Racing encerrou uma associação de anos com a Chevrolet e agora alinha um Acura DPi com Hélio Castroneves na tripulação junto a Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi

Pilotos

RICKY TAYLOR
Graduação: Platina
Estadunidense, 31 anos
03/08/1989

FILIPE ALBUQUERQUE
Graduação: Platina
Português, 35 anos
13/06/1985

ALEXANDER ROSSI
Graduação: Platina
Estadunidense, 29 anos
25/09/1991

HÉLIO CASTRONEVES
Graduação: Platina
Brasileiro, 45 anos
10/05/1975

#31 WHELEN ENGINEERING RACING/AX RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

O #31 que largará na pole position neste sábado tem além dos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani um campeão do WEC – Mike Conway e outro da Nascar – Chase Elliott. Em suma: um ‘dream team’

Pilotos

LUIS FELIPE “PIPO” DERANI
Graduação: Platina
Brasileiro, 27 anos
12/10/1993

FELIPE NASR
Graduação: Platina
Brasileiro, 28 anos
21/08/1992

MIKE CONWAY
Graduação: Platina
Britânico, 37 anos
19/08/1983

CHASE ELLIOTT
Graduação: Platina
Estadunidense, 25 anos
28/11/1995

#48 ALLY CADILLAC RACING/AX RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

É claro que para o público dos EUA e para muita gente, a atração do #48 é Jimmie Johnson. Mas não se enganem: Simon Pagenaud e Kamui Kobayashi são dois demônios a bordo de Esporte-Protótipos

Pilotos

JIMMIE JOHNSON
Graduação: Platina
Estadunidense, 45 anos
17/09/1975

KAMUI KOBAYASHI
Graduação: Platina
Japonês, 34 anos
13/09/1986

SIMON PAGENAUD
Graduação: Platina
Francês, 36 anos
18/09/1984

MIKE ROCKENFELLER
Graduação: Platina
Alemão, 37 anos
31/10/1983

#55 MAZDA MOTORSPORTS
Carro: Mazda RT24-P DPi (Riley MK30)
Motor: Mazda 2 litros L4 Turbo

Investimento reduzido: possivelmente prospectando a LMDh, a Mazda terá um único DPi nesta temporada

Pilotos

OLIVER JARVIS
Graduação: Platina
Britânico, 37 anos
09/01/1984

HARRY TINCKNELL
Graduação: Platina
Britânico, 29 anos
29/10/1991

JONATHAN BOMARITO
Graduação: Ouro
Estadunidense, 39 anos
23/01/1982

#60 MEYER-SHANK RACING W/CURB-AGAJANIAN
Carro: Acura ARX-05C (Oreca 07)
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo

A Meyer-Shank Racing retorna à sua gênese no Endurance com um plantel de pilotos que jamais pode ser desprezado

Pilotos

DANE CAMERON
Graduação: Ouro
Estadunidense, 32 anos
18/10/1988

OLIVIER PLA
Graduação: Platina
Francês, 39 anos
22/10/1981

JUAN PABLO MONTOYA
Graduação: Platina
Colombiano, 45 anos
20/09/1975

AJ ALLMENDINGER
Graduação: Ouro
Estadunidense, 39 anos
16/12/1981

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

  • Muita gente boa mesmo em praticamente todos os carros, JJ, Koba San, Dixon, entre outros…difícil apontar um favorito, embora eu apostasse num Acura para a bandeirada final.
    Agora é torcer por transmissão ao menos da largada na tv, e que o streamming seja liberado para o Brasil

  • Rodrigo não entendi ao certo. Talvez tenha esquecido que li ou mesmo não ter lido.
    O carro #5 da Mustang além de não ser mais da AXpress está com a JDC e tem Christian Fittipaldi trabalhando com eles?

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames