Alpine franco-brasileira no WEC

RIO DE JANEIRO – A equipe Alpine Elf Matmut, que correrá na classe LMH com um protótipo Alpine A480 Gibson LMP1 oficializou nesta terça-feira seu trio de pilotos para a temporada 2021 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), que terá início em 4 de abril com as 8h de Portimão, em Portugal, após o cancelamento das 1000 Milhas de Sebring, previstas para março, como prova de abertura.

O brasileiro André Negrão terá como companheiros dois pilotos bleu-blanc-rouge e um deles é velho conhecido do campeão mundial LMP2 de 2018/19 – até porque dividiu com ele aquela honra, mais Pierre Thiriet: Nico Lapierre, de 36 anos, volta à equipe com sede em Bourges após um campeonato parcial com a Cool Racing, também na LMP2. O franco-suíço, contudo, deve seguir pela equipe de Antonin Borga e Alexandre Coigny no Europan Le Mans Series em 2021.

Lapierre tem no currículo 14 vitórias no WEC entre LMP1 e LMP2, quatro vitórias em classes nas 24h de Le Mans e um 3º lugar absoluto em 2014 junto a Sebastien Buemi e Anthony Davidson, quando defendia a Toyota – antes de sua estranhíssima e até hoje pouco compreensível saída do construtor oriental como piloto oficial.

O sangue novo no time é Matthieu Vaxivière, de 26 anos. O piloto de Limoges tem dois pódios de LMP2 nas 24h de Le Mans – com dois terceiros lugares, ano passado com a Panis Racing e em 2019 pela TDS Racing, equipe que defendeu no WEC como rival de Negrão e Lapierre.

Antes, o piloto já competira no Mundial via ProSpeed Competition, com um Porsche na LMGTE-AM. Em 2015, Vaxivière foi vice-campeão da hoje extinta World Series by Renault, ou Fórmula V8 3.5 Series.

Das equipes da classe Le Mans Hypercar falta, portanto, a confirmação dos trios da Glickenhaus. A mesma AutoHebdo cravou, no mesmo dia em que pôs Vaxivière e Lapierre na Alpine junto a André Negrão que os outros pilotos do LMH de James Glickenhaus seriam Pipo Derani, Oliver Jarvis, Romain Dumas e Richard Westbrook.

A ver.

Comentários

  • Trinca de respeito. E ainda vale lembrar que, uma das vitórias de Lapierre no WEC foi a edição 2012 das 6h de São Paulo. Vitória overall com Toyota e que teve Alexander Wurz como parceiro.