Hubert Auriol, “O Africano”

RIO DE JANEIRO – Partiu neste domingo um dos maiores nomes da história do off-road mundial e, por conseguinte, do Rally Dakar, do qual participou pela primeira vez na inauguração do evento em 1979 e se tornou o primeiro de todos a ganhar em duas e quatro rodas, feito alcançado – após ele – apenas por Nani Roma e Stéphane Peterhansel.

Nascido em Adis-Abeba, na Etiópia, Hubert Auriol se foi aos 68 anos. Por ter nascido naquele país, ficou mundialmente conhecido como “O Africano”. Lenda do esporte, Auriol venceu duas vezes o Dakar em motos, nos anos de 1981, entremeando dois títulos do compatriota Cyril Neveu e em 1983, na época de predomínio da BMW.

Auriol passou aos carros e após uma derrota para Ari Vatanen, quando ambos eram colegas de Citroën, vingou-se ao se transferir para a Mitsubishi vencendo o Dakar de 1992, que terminou na Cidade do Cabo e foi o mais longo de todos, com 12.427 km percorridos.

Após encerrar sua carreira de piloto, assumiu a direção de prova do evento, a convite de Gilbert Sabine, pai de Thierry, e do ASO. Ficou na função até ser substituído pelo antigo piloto Patrick Zaniroli, em 2004. Fundou também o Rally Africa Eco Race, disputado desde 2008. E está eternizado no Hall da Fama da FIM e da FIA.

Auriol (sem qualquer parentesco com Didier Auriol, antigo piloto do WRC) lutava contra graves problemas de saúde e perdera também a mulher, vítima de Covid-19. Hoje, um acidente cardiovascular o levou. Ele deixou três filhos.

Comentários