IMSA: 50 carros assegurados nas 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – Saiu à tardinha desta quarta-feira a confirmação da lista de entradas para o ROAR Before The Rolex 24 e, consequentemente, para a edição das 24h de Daytona que será nos dias 30 e 31 no Daytona International Speedway em seu traçado misto de 5,728 km de extensão.

A IMSA anuncia um total de 50 inscrições divididas em cinco categorias, com a estreia da subclasse LMP3, que começa sua trajetória com sete protótipos, mesmo número da divisão principal – a DPi passa por um momento de transição com a saída de times como a Penske e a redução de esforços de times como a Mazda e a JDC-Miller Motorsports, já que em 2023 entra em vigor o regulamento LMDh.

Mas há novidades como a volta da Chip Ganassi à série com um Cadillac DPi-V.R e a volta da Meyer-Shank Racing aos protótipos, concentrando atenções num dos Acura ARX-05C herdados com o fim da parceria entre a Honda e o Team Penske. O outro carro será da Wayne Taylor Racing, que rompeu décadas de parceria com a Chevrolet.

Incrivelmente, a divisão de protótipos com mais carros inscritos nessa edição das 24h de Daytona é a LMP2. Uma dezena de participantes, de nove equipes diferentes, sendo a DragonSpeed a única a inscrever dois carros. Três times – Racing Team Nederland, Cetilar Racing e High Class vêm do WEC e a Eurasia, em associação com a Rick Ware Racing, disputou ano passado o Asian Le Mans Series.

Além da chegada de uma nova equipe – a WIN Motorsport – a IMSA será a primeira categoria em que os LMP2 vão andar dentro do novo regulamento, obrigatoriamente com 40 HP a menos nos motores Gibson 4,2 litros V8 com o uso de um restritor.

Na LMP3, estarão sete carros e seis equipes diferentes – serão dois chassis Duqueine D30-M08 e cinco Ligier JS P320. E dentre os times confirmados, somente a Riley Motorsports vai alinhar dois carros. As demais, um, com destaque para a participação da CORE Autosport, que dava suporte à Porsche na GTLM até o ano passado e também da Performance Tech Motorsports, que investe numa classe de menor custo-benefício.

Corvette, BMW, Porsche e Ferrari estarão representadas na GTLM, mas o plantel de seis carros pode ser reduzido a três ‘full season’ se a marca bávara e o time de Bobby Rahal confirmarem presença somente nos eventos do IMSA Michelin Endurance Cup. A Risi Competizione só assegurou participação em Daytona até agora. Isso faria a Corvette ter como única rival a WeatherTech Racing w/Proton Competition. Tomara que não…

A GTD vai ser garantia de animação não só na primeira etapa como pelo visto no campeonato inteiro. Com 20 inscritos, nove construtores diferentes estão representados. A Porsche é que terá o maior número de carros no grid – cinco, contra três Mercedes-AMG e Lamborghini. Lexus, Ferrari e Aston Martin terão dois cada e as demais, um.

Entre as novas equipes ou, que pelo menos estarão presentes em Daytona, figuram a NTE Sport, que vai com um Audi, a HTP Winward Motorsport (Mercedes) e o Team TGM (Porsche). De resto, há os suspeitos de sempre e novas associações, como a que traz a Magnus Racing com a Archangel alinhando um Acura e o Team Hardpoint em parceria com a Earl Bamber Motorsport e a inscrição de um Porsche.

No mesmo fim de semana, haverá treinos para o IMSA Michelin Pilot Challenge, com 37 carros inscritos (24 GS e 13 TCR), além da abertura do IMSA Prototype Challenge, que conta com dezenove carros na entry list, sendo dezesseis no novo regulamento e apenas três na antiga plataforma.

O formato do ROAR esse ano mudou: ao invés de diversas sessões de treinos livres, o evento terá dois dias e pontuação para o campeonato com a adoção de uma corrida classificatória que definirá o grid das 24h de Daytona com uma disputa de 100 minutos.

Comentários

  • Bom dia. Os anos de 2021 e 2022 serão anos complicados em função da transição entre os antigos e novos regulamentos (IMSA x WEC), infelizmente. Mas, é o que temos. Muitas indefinições das equipes e carros, pilotos e o calendário, ainda sujeito ao não controle da pandemia. Tempos estranhos e difíceis. O que acha Rodrigo?

  • Ufa…finalmente. Geralmente já temos movimentações logo nos primeiros dias de Janeiro e é óbvio que a pandemia iria alterar este cronograma também.
    A coisa parece que será mais animada do que imaginávamos nas classes de protótipos, apesar das saídas e reduções. Mesma situação na GTD, onde temos boa quantidade e grande variedade de marcas inscritas,
    Espero ainda que a BMW/Rahal não retire seus carros do grid e que a Rizi consiga alguma parceria financeira para alinhar seu carro ao menos em todas as provas longas.
    Que venha logo.