Porsche vence 24h de Dubai pela 5ª vez

RIO DE JANEIRO – A gênese da Porsche em competições longas é essa: vencer, vencer e vencer. A marca alemã triunfou novamente com uma de suas clientes, na abertura das 24h Series, realizada sexta e sábado no circuito de Dubai.

O carro #36 da GPX Racing guiado por Mathieu Jaminet, Axcil Jefferies, Julien Andlauer, pelo patrão e piloto Fréderic Fatien e pelo veteranaço (65 anos) Alain Ferté completou 600 voltas pelo traçado de 5,390 km de extensão, reivindicando a vitória para se tornar, junto à equipe belga WRT, a segunda equipe a ganhar em Dubai e Spa-Francorchamps.

A equipe assumiu a ponta logo na segunda hora de disputa e dominou-a por completo, deixando a animação pela briga do 2º lugar, que envolveu a WRT com seu Audi e a equipe de Hubert Haupt com sua Mercedes-AMG GT3 EVO nas cores da Bilstein. O #31 de Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Frank Bird/Louis Machiels/Ben Goethe venceu esta batalha campal por somente 28 segundos sobre o carro tripulado por Maro Engel/Khaled Al Qubaisi/Ryan Ratcliffe/Hubert Haupt/Patrick Assenheimer.

A quarta posição foi da GRT Grässer em seu Lamborghini guiado por Mirko Bortolotti/Rik Breukers/Rolf Ineichen/Adrian Amstutz, completando quatro marcas diferentes nas quatro primeiras posições. O Lambo perdeu duas voltas em relação aos vencedores.

Na classe GT3-Am, ganhou a Mercedes da Abu Dhabi Racing (via HRT de Hubert Haupt), 5ª colocada geral. A Car Collection terminou a disputa com seus dois Audi nas posições seguintes da divisão, incluindo o #88 que não fez tempo de classificação por uma quebra violenta de suspensão nas sessões de ensaios livres.

Nas demais classes, a NKPP Racing by Bas Koeten Racing ganhou a divisão 991 dos Porsche Cup, terminando em 12º à frente da Leipert Motorsport, vencedora na subclasse GTX.

A ST Racing, chefiada por Samantha Tan, também piloto da BMW M4 GT4 que repartiu com Nick Wittmer, Jon Miller e Chandler Hull, faturou a disputa na GT4, terminando em 15º na geral. Na TCR, venceu a TopCar Sport, com um Cupra TCR DSG que fechou a corrida em décimo-sétimo e a PK Carsport, que alinhou uma BMW M2 CS Racing, levou a melhor na TCX, alcançando o 25º lugar geral.

Ao todo, dos 51 carros que largaram, 42 foram classificados – ainda que sete deles, entre eles o Porsche da Dinamic Motorsport, que quebrou o câmbio no finalzinho – não tenham recebido a quadriculada.

A Herberth Motorsport, que partiu da pole position com o carro #92, abandonou a disputa cedo com o #91 após 60 voltas apenas – o carro de Sven Müller/Jürgen Häring/Wolfgang Triller/Klaus Bachler/Vincent Kölb saiu com 350 giros percorridos.

Haverá no circuito de Yas Marina, no próximo fim de semana, um evento não-competitivo com duração de 6h, mas promovido pela Creventic. A próxima prova contando pontos será as 12h de Mugello, nos dias 26 e 27 de março.

Comentários