ROAR Before The Rolex 24: Nasr é pole da corrida classificatória

RIO DE JANEIRO – Felipe Nasr, com o Cadillac DPi-V.R, é o pole position para o Motul Pole Award 100, o evento classificatório que definirá o grid da edição 2021 das 24h de Daytona, marcadas para o próximo fim de semana. No treino de qualificação que aconteceu hoje à tarde, o brasileiro da AX Racing/Whelen Engineering estabeleceu a melhor volta da sessão em 1’34″311, um décimo melhor que o Mazda RT24-P DPì guiado por Oliver Jarvis.

Na corrida deste domingo, com 1h40min de duração, a equipe de Nasr escalou Mike Conway para dividir a pilotagem. Harry Tincknell dividirá o #55 da Mazda Motorsports com o compatriota Jarvis.

A terceira marca foi de outro Cadillac com Tristan Vautier (JDC-Miller Motorsports), seguido por Kevin Magnussen (Chip Ganassi Racing) e Ricky Taylor foi o quinto com o melhor Acura, a 0″385 de Nasr. Completaram o plantel dos DPi o segundo Acura com Dane Cameron (Meyer-Shank Racing)  e Jimmie Johnson, que levou 1″377 de Nasr no carro #48 da Action Express.

O pole da LMP2, que obrigatoriamente contou com os pilotos bronze na definição de posições, foi Ben Keating no Oreca 07 LMP2 da PR1/Mathiasen Motorsports ao marcar 1’37″368, mais de um segundo inteiro abaixo do dinamarquès Dennis Andersen, da High Class Racing. Roberto Lacorte andou bem com o Dallara da Cetilar Racing e ficou com a 3ª marca da classe, seguido por John Farano e Salih Yoluç, este no único Ligier JS P`217 inscrito na categoria em Daytona.

Na LMP3, com bastante horas de voo no circuito durante todo o fim de semana – inclusive, ganharam mais cedo neste sábado a prova inicial da temporada 2021 do IMSA Prototype Challenge, Moritz Kranz e Laurents Hörr partem da pole para a corrida classificatória na nova divisão do Weathertech SportsCar Championship.

Com o protótipo Duqueine M30-D08 da Mühlner Motorsports America, Kranz fez a melhor volta em 1’42″384, mais de um segundo abaixo de Ryan Norman, da Forty7 Motorsports, com outro bólido construído pelo ateliê francês que adquiriu os direitos sobre a antiga marca Norma. Rasmus Lindh, da Performance Tech, ficou com a 3ª posição, seguido pelo carro da CORE com Jonathan Bennett e a Sean Creech Motorsports, com Lance Willsey.

A exemplo da LMP2 e da GTD, na LMP3 a presença de pilotos bronze ou prata, inclusive os com menos de 30 anos, é obrigatória nas sessões classificatórias.

O desempenho dos LMP3 foi bastante similar ao dos principais GTLM, com a BMW marcando 1-2 no pelotão de seis carros. Marco Wittman marcou a melhor volta da sessão dos Grã-Turismo com 1’42″980, enquanto o antigo piloto de F1 Timo Glock virou em 1’43″343, quase três décimos melhor que Alexander Sims, o novo recruta da Corvette e que até há bem pouco tempo atrás servia à BMW.

Jordan Taylor foi o quarto mais rápido com o outro Corvette, seguido pela Ferrari da Risi Competizione e do solitário Porsche da Weathertech Racing – equipamento inclusive que pertencia à Porsche GT North America em seu esquema IMSA até o ano passado.

E por falar em Porsche, o melhor tempo da GTD foi de Ryan Hardwick, piloto bronze da equipe Wright Motorsports. Com o #16, o estadunidense fez o tempo de 1’46″831, à frente da Ferrari de Simon Mann (AF Corse) e do Lamborghini da Paul Miller Racing conduzido por Corey Lewis, com o Mercedes-AMG tripulado por Russell Ward em quarto e o Aston Martin #23 da The Heart of Racing com Ian James em quinto.

Portanto, cinco marcas diferentes no top 5 desta classe, com 10 carros dentro do mesmo segundo e seis construtores distintos nesse top 10, já que a BMW ficou em 8º graças a Robby Foley.

O melhor Lexus foi 12º no plantel de dezenove inscritos, duas posições à frente do solitário Audi, com o único Acura inscrito em 16º entre 17 GTD que andaram – não foram para a pista o Mercedes-AMG da Alegra Motorsports (em razão de um acidente mais cedo) tee tampouco o Porsche do Team Hardpoint EBM. A Riley Motorsports não fez tomada entre os carros da LMP3.

O Motul Pole Award 100 será às 14h, hora da Flórida, 16h de Brasília. E deve ter pelo menos transmissão ao vivo via streaming no site da IMSA. Aguardemos.

Comentários