ROAR Before The Rolex 24: vitória no Motul Pole Award para Nasr e Derani

RIO DE JANEIRO – A Whelen Engineering/AX Racing agora é – de fato e direito – a pole position para a edição 2021 das 24h de Daytona, no próximo fim de semana. Eliminada da posição de honra do Motul Pole Award por conta de um erro da equipe – que colocou no Cadillac #31 um bico com 800 gramas a menos e o carro foi pego na vistoria – a equipe dos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani se recuperou durante a disputa de 1h40min e os dois, mais Mike Conway e Chase Elliott terão a primazia de largar na posição de honra do grid que terá 49 carros na corrida.

A disputa deste domingo aconteceu no início com a pista ainda molhada pela chuva e muitas equipes não sabiam que pneus escolher. De fato, as primeiras voltas foram ‘amarradas’ com algumas rodadas e saídas de pista. Depois que a corrida fluiu, Nasr deixou para trás o #5 da JDC-Miller Motorsports partilhado por Loïc Duval e Tristan Vautier e entregou o carro para Derani, que rumou à vitória.

A Whelen Engineering/AX Racing terá nas 24h de Daytona, além dos brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr o campeão da Nascar Chase Elliott e Mike Conway, piloto da Toyota no WEC

O Motul Pole Award também já rendeu pontos para as equipes e marcas participantes do campeonato, obedecendo ao critério adotado pela IMSA até o ano passado. A cada corrida, o vencedor terá não 35 pontos no máximo, mas dez vezes mais. Americanos adoram superlativos…

Oliver Jarvis e Harry Tincknell ainda levaram o Mazda RT24-P DPi ao segundo lugar e se garantiram na primeira fila do grid. Depois virão o Cadillac da JDC-Miller Motorsports e o Acura da Meyer-Shank Racing. A Wayne Taylor Racing, que alinha entre outros o atual campeão da série, Hélio Castroneves, partilha a terceira fila do grid com o outro Cadillac da AX Racing, que terá a bordo o heptacampeão da Nascar Jimmie Johnson. A Ganassi falhou ontem na estratégia – chegou inclusive a liderar – mas parte de sétimo entre os DPi.

A vitória e a pole para as 24h de Daytona na LMP2 ficaram com o Oreca #52 da PR1/Mathiasen

Na LMP2, a luta pela vitória envolveu o improvável Dallara da Cetilar Racing, guiado por Roberto Lacorte e Antonio Fuoco, além da PR1/Mathiasen, que sobreviveu a uma penalização drive through por Ben Keating rodar na volta de apresentação e fazer ultrapassagens – o que não e´ permitido pelas regras – Fuoco, com quem Mikkel Jensen brigou pela liderança, acabaria em sexto na classe e o #52 venceu a corrida classificatória.

A segunda posição do grid da classe mais numerosa de protótipos – 9º lugar na geral – será da High Class Racing, seguida por Tower Motorsport by Starworks, Racing Team Nederland e DragonSpeed USA, com o carro #81.

Pegando a mão da pista: Moritz Kranz/Laurents Hörr triunfaram na LMP3 e levaram a pole para a divisão no Motul Pole Award 100

Entre os novos LMP3, mais uma vez destaque para Moritz Kranz e Laurents Hörr, que venceram na véspera a prova inaugural do IMSA Prototype Challenge, fizeram a pole para a prova do Motul Pole Award e dominaram tranquilos a disputa, enquanto os adversários ou tiveram problemas ou não largaram. Os modelos Duqueine M30-D08 triunfaram em dobradinha, pois a Forty7 Motorsports chegou em segundo na classe à frente da CORE Autosport, com a Sean Creech Racing (que não chegou ao final) em quarto e a Performance Tech Motorsports (idem) em quinto.

A Corvette sai na frente em 1-2 na GTLM, com o triunfo do #4 partilhado por Alexander Sims e Nick Tandy na prova classificatória deste domingo

Na GTLM, a BMW (uma delas de Augusto Farfus) saltou na frente, mas não conseguiu traduzir em resultado a performance dos treinos. Os bávaros ficaram com as duas últimas posições da divisão na corrida classificatória e a pole será do Corvette #4 de Nick Tandy/Alexander Sims/Tommy Milner, que chegou à frente do #3 e do Porsche da Weathertech Racing – este chegou a liderar o Motul Pole Award com Kévin Estre a bordo.

Diversidade: serão cinco construtores diferentes no top 5 da GTD, entre eles a Porsche com o #9 da Pfaff Motorsports

A GTD verá cinco marcas diferentes no top 5 do grid: ganhou a BMW de Bill Auberlen/Robby Foley (que nas 24h terá Aidan Read e Colton Herta), seguida pelo Porsche da Pfaff Motorsports com Zach Robichon e Laurens Vanthoor, do Lamborghini #111 da GRT Grässer com Mirko Bortolotti e Rolf Ineichen; Aaron Telitz e Oliver Gavin no Lexus #14 da Vasser Sullivan e o Mercedes-AMG #57 de Russell Ward e Phillip Ellis.

A Ferrari que terá Marcos Gomes a bordo ficou em oitavo com Ed Jones e Bret Curtis disputando o Motul Pole Award pela Scuderia Corsa. Simon Mann e Nicklas Nielsen não foram além do 16º lugar com o carro da AF Corse – equipe de Daniel Serra – por conta de um furo de pneu que os atrasou na disputa.

As 24h de Daytona começam neste sábado às 17h40 de Brasília.

Comentários

  • Nasr e Derani já mostrando serviço e certamente serão postulantes ao título. Infelizmente, o site oficial não liberou o streamming. Assim, é torcer para o grupo Disney transmitir ao menos uma parte da corrida, embora eu , sinceramente, não conte com isso.

  • Será que o meu maior temor de confirmará??? O fim das transmissões da série IMSA e do WEC? Assistir em inglês não terá a mesma graça. Isso é inaceitável!

    • Não vejo nenhum problema. Eu vou renovar minha assinatura do WEC, até porque acho bem pouco difícil que o Grupo Disney mantenha o mesmo padrão de transmissão de automobilismo em 2021.

      • Boa tarde Rodrigo Mattar! Pois também acredito que o padrão cairá, isso se tiver transmissão. A sua saída da emissora foi mais uma grande baixa nas transmissões automobilísticas para o Brasil, pois, são pouquíssimos narradores esportivos que narram corridas com domínio no assunto.
        A assinatura do WEC é realizada pelo site da FIA WEC?
        Grande abraço.

      • Sim, André. É realizada direto no site e deve ficar disponível no primeiro final de semana da temporada 2021. Contempla Le Mans, inclusive.

    • Boa tarde.

      Primeira resposta à sua primeira pergunta: não trabalho mais lá, então não sei lhe responder.

      Segunda resposta: não há streaming disponível para o Brasil por ‘geoblock’. Sugiro que baixe o aplicativo Modbro pra celular e assista à transmissão da NBCSN, se assim quiser.