Seis brasileiros garantidos nas 24h de Daytona

Pipo Derani e Felipe Nasr são por enquanto os únicos brasileiros confirmados a tempo pleno na IMSA em 2021

RIO DE JANEIRO – É oficial, agora: seis pilotos brasileiros vão disputar a edição 2021 das 24h de Daytona, que começam neste fim de semana com a realização do ROAR Before The Rolex 24 e a corrida propriamente dita, nos dias 30/31 deste mês.

O ROAR terá quatro sessões de treinos livres a partir de sexta, um treino classificatório e a corrida de definição do grid da prova de abertura do IMSA Weathertech SportsCar Championship, a Motul Pole Award 100, com duração de 1h40min.

O país estará representado em três subclasses – seriam quatro, mas Felipe Fraga, que assinou com a Riley Motorsports, não poderá seguir para os EUA por conta dos protocolos contra Covid-19. Na DPi, correrão além do atual campeão Hélio Castroneves – que fará somente essa corrida pela Wayne Taylor Racing – Felipe Nasr e Pipo Derani, únicos da classe principal que estarão no campeonato inteiro, defendendo novamente a AXR/Whelen Engineering, num Cadillac. Helinho correrá no Acura ARX-05C.

A BMW e a equipe de Bobby Rahal, Mike Lanigan e David Letterman novamente requisitou Augusto Farfus para participar das 24h de Daytona neste ano

Na GTLM, Augusto Farfus foi assegurado para tentar mais um título na clássica prova e o tricampeonato (seguido) da BMW em Daytona. O brasileiro e o alemão Marco Wittmann serão parceiros dos titulares John Edwards e Jesse Krohn no carro #24.

Marcos Gomes e Daniel Serra vão de Ferrari – nas duas 488 GT3 inscritas para o evento. O filho de Paulão Gomes está na Scuderia Corsa junto a Ryan Briscoe, Bret Curtis e Ed Jones, com Daniel dividindo a inscrição da AF Corse com Nicklas Nielsen, Matteo Cressoni e Simon Mann.

A concorrência da DragonSpeed será forte na LMP2: única equipe com dois carros, o time de Elton Julian terá outros nove adversários na batalha pela vitória em Daytona

O grid de 50 carros está dividido entre 24 Esporte-Protótipos de três categorias e 26 modelos GT de duas, com dezesseis marcas envolvidas e os seguintes construtores: Dallara, Oreca, Multimatic, Onroak Automotive (Ligier), Duqueine Engineering, Corvette, BMW, Ferrari, Porsche, Lamborghini, Lexus (Toyota), Aston Martin, Mercedes-AMG, Audi e Acura (Honda).

Não é pouca coisa, não.

A três dias do início do ROAR, a nova lista divulgada pela IMSA já inclui praticamente todos os pilotos. De um total de 195 nomes (Ben Keating está inscrito em dois carros), faltam quatro para completar a relação: o austríaco Ferdinand von Habsburg, anunciado no LMP2 #20 da High Class Racing junto a Robert Kubica e aos dinamarqueses Dennis Andersen e Anders Fjørdbach, só não foi oficialmente confirmado por questão burocrática, faltando ‘alguns papéis’.  Há vagas a preencher na RWR Eurasia (uma) e Mühlner Motorsports America (duas).

Marcus Ericsson foi oficialmente confirmado no Cadillac DPi-V.R que marca o retorno da Chip Ganassi Racing às provas de Endurance

Entre os últimos assegurados, o antigo F1 e hoje Indy Marcus Ericsson, para surpresa de ninguém, estará no #01 da Chip Ganassi Racing; na Tower Motorsports by Starworks, os titulares Gabriel Aubry e John Farano terão companhia de Matthieu Vaxivière e Timothé Buret; Moritz Kranz e Laurents Hörr foram confirmados pela Mühlner enquanto a Forty7 Motorsports terá o quarteto formado por Mark Kvamme, Ryan Norman, Gabby Chaves e Charles Finelli.

A Performance Tech fechou com Cameron Cassels, Rasmus Lindh e Ayrton Ori para formar tripulação com o primeiro nome confirmado – o guatemalteco Matteo Llarena. Timo Glock e Phillipp Eng vão na BMW #25 da equipe de Bobby Rahal, Mike Lanigan e David Letterman, com Robert Megennis e Kyle Kirkwood assegurados nos Lexus da Vasser-Sullivan.

Na GRT Grässer, o lineup será formado por Misha Goikhberg/Franck Perera/Albert Costa Balboa/Tim Zimmermann no carro #19 e no #111 os pilotos serão Rolf Ineichen/Mirko Bortolotti/Steijn Schothorst/Marco Mapelli.

O experiente JR Hildebrand lidera o quarteto da NTS Sport com Alain Metni, Don Yount e Andrew Davis no carro #42. Katherine Legge está de volta após o acidente em que fraturou uma perna em Paul Ricard, junto com Christina Nielsen no #88 com Rob Ferriol e Earl Bamber. E a Black Swan Racing fechou com Patrick Pilet, Larry Ten Voorde e Patrick Lindsey para esta corrida.

Sobre transmissão para o Brasil, mais uma vez não posso responder, já que desde o dia 8 de dezembro, há mais de 40 dias portanto, não pertenço mais aos quadros do grupo Disney. Peço desculpas por não poder tirar as dúvidas de vocês.

Comentários

  • A coisa deverá ser animada em todas as classes e os brasileiros estarão guiando bons carros. Sobre a transmissão televisiva no grupo Disney, bem, a equipe de automobilismo foi praticamente desmantelada e provavelmente só priorizarão a NASCAR e a MotoGP e olhe lá…tomara que este ano o streamming do site oficial esteja liberado.

  • Parece que haverá transmissão no canal Fox Sports 2, ou no que restou dele. Se por um lado é uma notícia positiva para os fãs da velocidade, por outro lado é triste saber que você não estará lá trabalhando nessa transmissão, Rodrigo, pois sua tradicional competência e comentários certamente farão muita falta nesse momento, depois de tantas provas às quais nos acostumamos com o time de transmissão montado pela Fox Sports…

      • Minhas desculpas se meu comentário foi inconveniente. Pode deletá-lo se for o caso, e me absterei de fazer novos comentários a fim de evitar ser incômodo. Boa sorte em seus novos projetos, e novamente, minhas escusas.

  • Em que pese a presença de Mustangs na preliminar, super lamentável at all constatar a ausência da Ford Motor Company no ‘grid’ desta tradicional corrida; evidente, imagino que talvez até algum ‘team’ particular, com um — ou dois! — Ford GT gostaria de participar. Mas TALVEZ (e aí ´peço ajuda ao Mattar) o regulamento não mais permita a inclusão do citado modelo. De qualquer forma e, até de forma ingênua (!), gosto de imaginar que o atual CEO, Jim Farley — fanático por corridas –, por assumir o cargo na metade do ano passado, não teve tempo para avaliar o ‘programa’ de motorsport. E que, neste 2021, ele certamente dedicará atenção — e, claro $$$ –, para que a montadora retorne ao grid. Fãs de corrida — e, claro, da Ford –, antecipadamente, ficam na torcida…