Sobe a placa: sai Sebring, vem Portimão

RIO DE JANEIRO – Um dia após o anúncio da lista de entradas do FIA WEC, o Mundial de Endurance, o Automobile Club de l’Ouest (ACO), a FIA e seu Comitê de Endurance e a Le Mans Endurance Management (LMEM), agora sob o comando de Frederic Léquien, tomou as primeiras providências cabíveis com relação ao calendário de 2021.

Devido aos problemas sanitários dos EUA, que seguem como o país com o maior número de vítimas fatais e de casos de Covid-19 no planeta, não houve outra saída senão cancelar a ida do certame mundial à América do Norte. Desta forma, pelo segundo ano seguido, as 1000 Milhas de Sebring não serão realizadas.

Quem acompanhou a live da última terça-feira com o jornalista português João Carlos Costa soube que esse plano “B” já estava na manga dos dirigentes – tanto de Léquien quanto do presidente do ACO Pierre Fillon – e o anúncio da troca foi bastante rápido.

Hoje pela manhã, no horário de Brasília, saiu a notícia da substituição da pista da Flórida pelo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, como sede da etapa de abertura do FIA WEC.

O evento também foi adiado para 4 de abril, sem choque de datas com Sebring – se as 12 Horas acontecerem na data prevista. Dessa forma, muda também a pista-sede da pré-temporada, que será obviamente em Portimão, nos dias 30/31 de março.

A corrida substituta da etapa de Sebring terá duração de 8 horas – a segunda mais longa do calendário junto ao evento do Bahrein. As demais, exceto Le Mans, serão de 6 horas e, em princípio, seguem mantidas as datas a partir de Spa – a intenção inicial é de manter as datas. Mas sabe se lá como estarão as coisas neste ano…

Comentários

  • Isso porque a situação sanitária na Europa agora é mais preocupante que na 1ª onda. De qualquer forma, os USA com 4 mil mortos por dia em média realmente é impossível. Portimão é uma pista excelente e de alta velocidade e sei não se não vem para ficar. A corrida da F1 ano passado lá, por exemplo, foi muito boa.
    No mais, espero que as demais sejam mantidas e que Sebring, clássico absoluto, volte assim que ´possível.