Trinta e oito no Asian Le Mans

Em parceria com a Kessel Racing, a japonesa CarGuy reforçará o grid da temporada 2021 do Asian Le Mans Series, toda realizada no próximo mês em Abu Dhabi

RIO DE JANEIRO – Cresce o total de inscritos ‘full season’ para a temporada 2021 do Asian Le Mans Series. Prevista para o próximo mês de fevereiro, com apenas uma pista no calendário – Abu Dhabi, em duas variantes diferentes – e quatro provas com 4h de duração cada – a competição vê aumentar o total de inscritos para 38.

É que a Kessel Racing, do suíço Ronnie Kessel, confirmou o envolvimento na série com duas Ferrari 488 GT3, aumentando o total de inscritos da categoria de Grã-Turismo para 21. O total de equipes participantes sobe exponencialmente para dezesseis.

Além das associações da Luzich Racing com a AF Corse e da Oman Racing com a TF Sport, a japonesa CarGuy se junta ao lote de inscritos e terá um carro em parceria com os helvéticos, na busca por vagas em aberto para a edição 89 das 24h de Le Mans, prevista para junho próximo.

A CarGuy inclusive renunciou à participação no FIA WEC a tempo pleno no campeonato de 2021 por conta das restrições de viagens aos orientais, imposta pelo governo do Japão. Takeshi Kimura, proprietário e piloto, não quis correr o risco. O carro, que passou por um rebuild na Michelotto, está inclusive pronto para poder correr pelo menos em La Sarthe, independente do time ganhar o convite automático via Asian Le Mans Series.

Comentários

  • Bem peculiar essa escolha por dois traçados de uma única pista e 4 etapas com 4 horas de duração cada. É certamente o que melhor dá para fazer. Quanto ao grid, o Asian Le Mans Series já pratica na classe GTE o que os demais administrados pelo ACO deveriam fazer: Adotar os carros GT3, possibilitando sempre inscrever mais carros e mais marcas.

  • Os Emirados Árabes tem uma segunda pista, Dubai Automotodrom, onde o FIA GT e o ETCC (eu sei que não fica na Europa, a culpa não é minha…) correram. Não sei como funciona a homologação mas se fosse disputadas nestas duas pista (apenas 100km de distância segundo o Google Maps e dentro do mesmo pais, logo sem problemas de quarentena) seria um pouco menos brochante o campeonato. Do jeito que está fica parecendo aqueles campeonatos de short tracks que tem nos Estados Unidos onde os tiozão correm 10 vezes em uma mesma pista…