AsLMS, 4h de Abu Dhabi – Jota adia decisão do campeonato

RIO DE JANEIRO – O Team JOTA adiou a decisão da temporada 2021 do Asian Le Mans Series: após duas vitórias seguidas da G-Drive Racing e do carro #26 de Yifei Ye, Ferdinand Von Habsburg e Rene Binder, o #28 deu o troco na equipe rival: Tom Blomqvist e Sean Gelael venceram a primeira das duas provas em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina.

A equipe britânica fez um excelente trabalho nas garagens, após a saída de pista de Blomqvist nos treinos livres, obrigando os mecânicos a reconstruir o protótipo por inteiro. O carro ficou pronto para o treino oficial, ofertando à dupla o quinto tempo. E na disputa, após 114 voltas percorridas pelo circuito de 5,554 km de extensão, venceram com uma volta de vantagem sobre a G-Drive.

O #26 largou em 3º e acabou com o segundo lugar, somando mais 18 pontos na classificação. A conquista da pole para este sábado deixa Ye/Von Habsburg/Binder com 16 de vantagem para Gelael, que pode ser campeão sozinho. A matemática mostra que o #25 com Rui Andrade/John Falb/Franco Colapinto – pole nesta sexta e terceiro colocado hoje – ainda tem chances, assim como a Phoenix Racing, que foi quarta colocada com o trio formado por Kelvin Van der Linde, Simon Trummer e Matthias Kaiser.

Na LMP2 Am, a ERA Motorsport correu sozinha e já é campeã do Asian Le Mans Series. A Eurointernational, embora inscrita e tendo participado das sessões de treinos livres, não foi para a definição do grid e tampouco competiu nas 4h de Abu Dhabi.

A definição do título ainda está em aberto também na LMP3: dois dos três protótipos da United Autosports tiveram problemas mecânicos. O #2 de John Loggie/Robert Wheldon/Andy Meyrick nem se movimentou na abertura das voltas de formação para a corrida e o #23 de Manuel Maldonado/Rory Penttinen/Wayne Boyd saiu da pole e desistiu após completar apenas quatro voltas.

O #3 de Jim McGuire/Duncan Tappy/Andrew Bentley veio de último no início e salvou a honra do time de Zak Brown e Richard Dean para terminar em terceiro. A Nielsen Racing desta vez comemorou a dobradinha: venceu o carro #9 de Tony Wells/Colin Noble, seguido do #8 de Rodrigo Sales/Matt Bell. A dupla do #9 está a 10 pontos da dianteira (53 a 43) e cinco carros ainda têm chance de título – os três da United e os dois da Nielsen.

Neste sábado, a RLR MSport sai da pole com Malthe Jakobsen: o dinamarquês e seus parceiros Max Hanratty e Bashar Mandini terminaram em quarto na 3ª etapa, seguidos por Jean Glorieux/Laurents Hörr (DKR Engineering) e a ARC Bratislava, num distante 27º na geral, fez os pontos do sexto lugar na classe.

Entre os Grã-Turismo, a GPX Racing conquistou a segunda vitória seguida no campeonato com o trio Julien Andlauer/Axcil Jefferies/Alain Ferté, que terminou em décimo-primeiro na geral. Os pilotos do #40 vão para a final com oito pontos de vantagem para Alfred, Robert Renauer e Ralf Böhn, da Precote Herberth Motorsport, que terminaram em segundo nesta sexta-feira.

Pole para as duas provas em Abu Dhabi, a HubAuto Corsa perdeu o 3º lugar no pódio por conta de uma penalização por abuso de track limits. Esse pênalti de 30 segundos fez Marcos Gomes/Liam Talbot/Raffaele Marciello terminarem em quinto na corrida, atrás das Ferrari da Formula Racing e Rinaldi Racing.

A trinca formada por Oswaldo Negri, Alessandro Pier Guidi e Francesco Piovanetti salvou os pontos do oitavo lugar na categoria – o melhor resultado deles na competição, que os deixa em 12º na tabela, com cinco pontos.

O título será, de qualquer jeito, da GPX ou da Precote Herberth – a terceira colocada, Rinaldi Racing, está a 28 pontos dos líderes e, com 25 em jogo já que a pole está definida para a HubAuto, a Porsche fará a campeã da GT. Na GT Am, a Rinaldi Racing ganhou as três corridas e abriu 26 pontos da Kessel, levando o título antecipado.

A corrida final, mais uma disputa das 4h de Abu Dhabi, será neste sábado, com transmissão AO VIVO aqui no blog a partir de 8h55 de Brasília, 15h55 locais.

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