AsLMS, 4h de Dubai: dupla pole e duplo 1-2 para a G-Drive Racing

O mais veloz: Franco Colapinto fez com o Aurus 01 Gibson da G-Drive Racing as duas poles da rodada inaugural do Asian Le Mans Series em Dubai. A corrida #1 é amanhã às 7h de Brasília

RIO DE JANEIRO – Definidas as posições de largada para as duas provas de Dubai que abrem neste sábado e domingo – com vídeos AO VIVO no blog – a temporada 2021 do Asian Le Mans Series, que conta com a presença de 36 carros.

Na sessão de classificação que aconteceu durante a madrugada de Brasília, início da manhã nos Emirados Árabes Unidos, as condições climáticas fizeram os tempos de volta melhorar bastante em relação aos treinos anteriores. Só com o tempo mais fresco os motores trabalharam mais bem refrigerados e, também com o emborrachamento da pista, ganhando mais aderência, as marcas caíram em mais de dois segundos.

A G-Drive fez 1-2 no grid para sábado e domingo, tendo como autor da pole position o mesmo piloto: o argentino Franco Colapinto, de apenas 17 anos, destacou-se no circuito de 5,390 km de extensão mostrando muita velocidade a bordo do Aurus 01 Gibson que dividirá com Rui Andrade, de Angola e com o estadunidense John Falb.

Com as melhores voltas em 1’43″616 e 1’43″885, o sul-americano conquistou as duas posições de honra do time de bandeira russa, assistido pela organização anglo-portuguesa Algarve Pro Racing. O outro carro, guiado por Yifei Ye na qualificação, larga em segundo com 1’43″885 (tempo para a corrida de amanhã) e 1’43″949.

Nicki Thiim levou o carro #5 da Phoenix Racing ao 3º lugar no grid, seguido pelo protótipo da JOTA com o indonésio Sean Gelael e pelo veterano Narain Kartikheyan, a bordo do Oreca do Racing Team India, também assistido pela APR.

A ERA Motorsport, que disputa o AsLMS em parceria com a JOTA, ficou com as honras na subclasse LMP2 AM, com inscrições de pilotos de graduação prata e bronze. Kyle Tilley não teve qualquer oposição de John Corbett, que conduziu o Ligier da Eurointernational. Sem surpresas, o carro #18 foi melhor e larga à frente dos rivais nas duas corridas.

Wayne Boyd arrebatou as duas poles da LMP3 com o carro que dividirá neste fim de semana com o finlandês Rory Penttinen e o venezuelano Manuel Maldonado, sobrinho de Pastor Maldonado – aquele mesmo da Fórmula 1, WEC e Le Mans

Na LMP3, dupla pole também para a United Autosports e, a exemplo da G-Drive na LMP2, 1-2 para o time de Zak Brown e Richard Dean: Wayne Boyd foi o piloto mais rápido da sessão com os tempos de 1’51″418 e 1’51″503. Para a definição do grid na etapa de sábado, Boyd suplantou o segundo colocado e colega de equipe Duncan Tappy por ínfimos sete milésimos de segundo.

Adam Eteki garantiu a 3ª posição do grid para o #33 da CD Sport nas duas provas de Dubai, cabendo o quarto posto à Malthe Jakobsen, da RLR MSport, seguido pelo melhor Duqueine do plantel, o #63 da DKR Engineering guiado por Laurents Hörr.

O novo Ginetta G61-LT-P3 segue com uma estreia bastante atribulada: Charlie Robertson ainda conseguiu registrar duas voltas rápidas – porém o britânico precisou parar após apenas quatro giros na sessão. A ARC Bratislava fecha a raia entre os 17 protótipos inscritos.

Os dois Porsches da Precote Herberth Motorsport lideram o formidável grid de 19 carros GT – o #93 de Klaus Bachler, na foto, é o pole para domingo

A Precote Herberth Motorsport, com experiência prévia em Dubai das provas das 24h Series organizadas pela Creventic, guardou o seu melhor para a definição do grid: quietinha, fez os melhores tempos para a classe GT com seus dois carros. Sábado a pole é do #99 com Robert Renauer marcando 1’55″566 e domingo, quem sai na frente é o #93 graças a Klaus Bachler – o austríaco registrou 1’55″918.

Nas duas corridas, o 2º posto do grid ficou com o outro Porsche inscrito, este pela GPX Racing. Julien Andlauer ficou a apenas 0″014 da marca de Renauer na melhor volta da sessão e depois a 0″047 da volta de Bachler.

Charlie Eastwood qualificou o Aston Martin AMR Vantage GT3 da TF Sport em quarto, seguido pelo Mercedes-AMG GT3 EVO da HubAuto Corsa em quinto – é o carro do brasileiro Marcos Gomes, que foi conduzido por Raffaele Marciello para a definição do grid.

Alessandro Pier Guidi levou a Ferrari #51 da AF Corse, que terá Oswaldo Negri a bordo, ao 7º melhor tempo da sessão – 1’56″349, tendo perdido apenas oito milésimos de segundo na volta de definição do grid para domingo, quando o carro do time italiano largará em quinto do pelotão de 19 carros.

Na GT AM, a Walkenhorst Motorsport ficou com a pole das duas corridas em Dubai porque as voltas de classificação da Ferrari #66 da Rinaldi Racing guiadas por Patrick Kujala foram canceladas. Não só este carro teve tempos anulados: a Inception Racing w/Optimum Motorsport e também a #55 da Rinaldi sofreram com a exclusão da segunda melhor marca de cada bólido. Os dois carros e mais o #66 de Patrick Kujala/Manuel Lauck/Christian Hook terão de largar das últimas posições do grid.

A corrida #1 terá largada às 7h da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Tinha assistido algumas corridas desse garoto argentino, eu tinha achado ele muito bom, e bastante abusado.
    Se você lembra Rodrigo, eu já vinha dizendo isso aqui desde o meio do ano passado.
    Vamos ver se meu faro pra bons pilotos jovens continua aguçado.
    O tempo dirá.

    Antonio