AsLMS, 4h de Dubai: dupla pole e duplo 1-2 para a G-Drive Racing

A
O mais veloz: Franco Colapinto fez com o Aurus 01 Gibson da G-Drive Racing as duas poles da rodada inaugural do Asian Le Mans Series em Dubai. A corrida #1 é amanhã às 7h de Brasília

RIO DE JANEIRO – Definidas as posições de largada para as duas provas de Dubai que abrem neste sábado e domingo – com vídeos AO VIVO no blog – a temporada 2021 do Asian Le Mans Series, que conta com a presença de 36 carros.

Na sessão de classificação que aconteceu durante a madrugada de Brasília, início da manhã nos Emirados Árabes Unidos, as condições climáticas fizeram os tempos de volta melhorar bastante em relação aos treinos anteriores. Só com o tempo mais fresco os motores trabalharam mais bem refrigerados e, também com o emborrachamento da pista, ganhando mais aderência, as marcas caíram em mais de dois segundos.

A G-Drive fez 1-2 no grid para sábado e domingo, tendo como autor da pole position o mesmo piloto: o argentino Franco Colapinto, de apenas 17 anos, destacou-se no circuito de 5,390 km de extensão mostrando muita velocidade a bordo do Aurus 01 Gibson que dividirá com Rui Andrade, de Angola e com o estadunidense John Falb.

Com as melhores voltas em 1’43″616 e 1’43″885, o sul-americano conquistou as duas posições de honra do time de bandeira russa, assistido pela organização anglo-portuguesa Algarve Pro Racing. O outro carro, guiado por Yifei Ye na qualificação, larga em segundo com 1’43″885 (tempo para a corrida de amanhã) e 1’43″949.

Nicki Thiim levou o carro #5 da Phoenix Racing ao 3º lugar no grid, seguido pelo protótipo da JOTA com o indonésio Sean Gelael e pelo veterano Narain Kartikheyan, a bordo do Oreca do Racing Team India, também assistido pela APR.

A ERA Motorsport, que disputa o AsLMS em parceria com a JOTA, ficou com as honras na subclasse LMP2 AM, com inscrições de pilotos de graduação prata e bronze. Kyle Tilley não teve qualquer oposição de John Corbett, que conduziu o Ligier da Eurointernational. Sem surpresas, o carro #18 foi melhor e larga à frente dos rivais nas duas corridas.

Wayne Boyd arrebatou as duas poles da LMP3 com o carro que dividirá neste fim de semana com o finlandês Rory Penttinen e o venezuelano Manuel Maldonado, sobrinho de Pastor Maldonado – aquele mesmo da Fórmula 1, WEC e Le Mans

Na LMP3, dupla pole também para a United Autosports e, a exemplo da G-Drive na LMP2, 1-2 para o time de Zak Brown e Richard Dean: Wayne Boyd foi o piloto mais rápido da sessão com os tempos de 1’51″418 e 1’51″503. Para a definição do grid na etapa de sábado, Boyd suplantou o segundo colocado e colega de equipe Duncan Tappy por ínfimos sete milésimos de segundo.

Adam Eteki garantiu a 3ª posição do grid para o #33 da CD Sport nas duas provas de Dubai, cabendo o quarto posto à Malthe Jakobsen, da RLR MSport, seguido pelo melhor Duqueine do plantel, o #63 da DKR Engineering guiado por Laurents Hörr.

O novo Ginetta G61-LT-P3 segue com uma estreia bastante atribulada: Charlie Robertson ainda conseguiu registrar duas voltas rápidas – porém o britânico precisou parar após apenas quatro giros na sessão. A ARC Bratislava fecha a raia entre os 17 protótipos inscritos.

Os dois Porsches da Precote Herberth Motorsport lideram o formidável grid de 19 carros GT – o #93 de Klaus Bachler, na foto, é o pole para domingo

A Precote Herberth Motorsport, com experiência prévia em Dubai das provas das 24h Series organizadas pela Creventic, guardou o seu melhor para a definição do grid: quietinha, fez os melhores tempos para a classe GT com seus dois carros. Sábado a pole é do #99 com Robert Renauer marcando 1’55″566 e domingo, quem sai na frente é o #93 graças a Klaus Bachler – o austríaco registrou 1’55″918.

Nas duas corridas, o 2º posto do grid ficou com o outro Porsche inscrito, este pela GPX Racing. Julien Andlauer ficou a apenas 0″014 da marca de Renauer na melhor volta da sessão e depois a 0″047 da volta de Bachler.

Charlie Eastwood qualificou o Aston Martin AMR Vantage GT3 da TF Sport em quarto, seguido pelo Mercedes-AMG GT3 EVO da HubAuto Corsa em quinto – é o carro do brasileiro Marcos Gomes, que foi conduzido por Raffaele Marciello para a definição do grid.

Alessandro Pier Guidi levou a Ferrari #51 da AF Corse, que terá Oswaldo Negri a bordo, ao 7º melhor tempo da sessão – 1’56″349, tendo perdido apenas oito milésimos de segundo na volta de definição do grid para domingo, quando o carro do time italiano largará em quinto do pelotão de 19 carros.

Na GT AM, a Walkenhorst Motorsport ficou com a pole das duas corridas em Dubai porque as voltas de classificação da Ferrari #66 da Rinaldi Racing guiadas por Patrick Kujala foram canceladas. Não só este carro teve tempos anulados: a Inception Racing w/Optimum Motorsport e também a #55 da Rinaldi sofreram com a exclusão da segunda melhor marca de cada bólido. Os dois carros e mais o #66 de Patrick Kujala/Manuel Lauck/Christian Hook terão de largar das últimas posições do grid.

A corrida #1 terá largada às 7h da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Tinha assistido algumas corridas desse garoto argentino, eu tinha achado ele muito bom, e bastante abusado.
    Se você lembra Rodrigo, eu já vinha dizendo isso aqui desde o meio do ano passado.
    Vamos ver se meu faro pra bons pilotos jovens continua aguçado.
    O tempo dirá.

    Antonio

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames