AsLMS: Phoenix Racing dita a lei no único treino livre em Dubai

RIO DE JANEIRO – A temporada 2021 do Asian Le Mans Series, de tiro curtíssimo, começa neste fim de semana com duas edições das 4h de Dubai, nos Emirados Árabes. E se vocês pensam que na Ásia e no Oriente Médio o clima não atrapalha, atrapalha. E muito.

Uma densa neblina cobriu a cidade nesta quinta-feira em que a pista seria aberta para duas sessões de treinos livres e, por conta dessa névoa espessa, o primeiro treino foi cancelado e a rigor só houve a segunda sessão – para dizer que não houve outros treinos, na quarta a pista foi tomada pelos carros para ensaios particulares não-oficiais, uma espécie de teste coletivo.

Na única oportunidade de preparação para o qualifying marcado para 9h55 locais (2h55 de Brasília) desta sexta-feira, a Phoenix Racing, estreando com Esporte-Protótipos, liderou a tabela de tempos. O time de Ernst Moser ficou na ponta com o carro #5 guiado pelo dinamarquês Nicki Thiim que marcou 1’45″487 para os 5,390 km do circuito.

O indonésio Sean Gelael, que dividirá apenas com Stoffel Vandoorne o carro #28 da Jota Sport, ficou em segundo na sessão a 0″382 de Thiim. Foi o único piloto dentro do mesmo segundo, já que o 3º colocado, o chinês Yifei Ye com o Aurus 01 #26 da G-Drive Racing, ficou a 1″032 da melhor marca do dia.

Entre os LMP2 guiados por pilotos de graduação bronze, a ERA Motorsport teve larga vantagem sobre a Eurointernational, única da divisão com protótipos Ligier JS P217. Abissais 3″717 separaram a melhor volta de Kyle Tilley sobre o tempo de John Corbett, pouco mais de um segundo melhor que o mais veloz entre os dez LMP3 inscritos.

Com o #3 da United Autosports, Duncan Tappy marcou 1’53″238, pouco acima de meio segundo melhor que um dos outros carros do time, o #23 conduzido por Wayne Boyd. A terceira marca foi da CD Sport, com o francês Adam Eteki.

O melhor não-Ligier, marca que tem oito dos dez inscritos, foi o Duqueine da DKR Engineering, apenas 7º na classe com Jean Glorieux e Laurents Hörr. Apesar de completar 34 voltas na sessão, o Ginetta da ARC Bratislava teve uma performance muito abaixo dos demais – foi 32º na geral, quase três segundos pior que o competidor anterior da divisão.

E entre os numerosos – convém lembrar, são 19 carros – GT inscritos para a temporada 2021 do AsLMS, a Ferrari #51 da AF Corse – justamente do veterano brasileiro Oswaldo Negri, saiu na frente. Ale Pier Guidi foi o mais veloz com 1’56″929, contra 1’57″214 de Julien Andlauer (Porsche da GPX Racing) e 1’57″251 de Maxime Martin (Aston Martin da Garage 59).

A campeã HubAuto Corsa ficou em quarto, com Raffaele Marciello marcando 1’57″301 com a Mercedes-AMG #1. Assim, quatro marcas ficaram no top 4, com o único McLaren em décimo na divisão e a melhor BMW em 12º dentre os inscritos.

Marcos Gomes fez o tempo de 1’58″360 como sua volta mais rápida da sessão. Negri, que certamente treinou com o acerto de corrida e pneus mais gastos, marcou 2’01″365.

O blog terá o vídeo AO VIVO com a íntegra do treino que definirá o grid para a rodada dupla de Dubai, sábado e domingo. Para o grid da prova #1 valerá o melhor tempo de cada carro e para a a corrida seguinte, a segunda melhor marca.

A sessão está dividida com os GTs treinando primeiro e na sequência entram os protótipos LMP2 e LMP3.

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