European Le Mans Series: 43 carros na temporada completa

RIO DE JANEIRO – Foi anunciado no início da tarde europeia desta sexta-feira (manhã no Brasil) o plantel de entradas full season do European Le Mans Series 2021.

O campeonato começa em 18 de abril com as 4h de Barcelona e se estende, pelo menos na previsão inicial, até outubro, com a etapa de encerramento novamente no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

E dele farão parte 43 carros, divididos em três categorias com a LMP2, a exemplo do FIA WEC, apresentando uma subdivisão dentro dela mesma – a Pro-Am, para inscrições com pilotos de licença bronze.

A LMP2, principal categoria do ELMS, conta com 16 carros inscritos – todos do modelo Oreca 07, com as equipes se rendendo à evidência que o modelo construído pelo ateliê de Hughes de Chaunac é o melhor do lote homologado por ACO/FIA, reduzindo a pó a carta de clientes da Onroak Automotive e da Dallara – a Riley nem conta para efeito de Europa.

O problema é o que isto pode acarretar para o futuro da competição, que já é, mais do que nunca, monomarca de motores (ok, nada contra), ECU (Cosworth, igualmente nada contra) e sistemas de transmissão (X-Trac). E agora padronizou-se também o fornecedor de pneus – todos vão usar borracha Goodyear, igual ao Mundial de Endurance. E esses carros vão andar com 40 HP a menos em relação aos últimos anos.

Em relação a 2020, várias novidades: High Class, Inter Europol Competition e Richard Mille decidiram se concentrar no WEC na divisão LMP2. Mas houve o retorno da Cool Racing, a estreia do Racing Team Turkey com o suporte da TF Sport de Tom Ferrier e a surpreendente inscrição do Team WRT de Yves Weerts e Vincent Vosse – também confirmada no WEC – e com Robert Kubica.

O polonês é por enquanto o único piloto confirmado a bordo do carro que terá o dorsal #41 nesta empreitada no ELMS. Diversas trincas – nove no total – já são conhecidas dentre os 16 carros confirmados.

As equipes IDEC Sport (um carro correrá com o nome ERA Motorsport) e United Autosport vão com dois protótipos. A G-Drive, também. Porém, dessa vez a estrutura será comandada não mais pela TDS Racing de Xavier Combet e sim pela Algarve Pro Racing, sediada na cidade portuguesa de Albufeira.

A equipe patrocinada pelo grupo Gazprom amplia seu lote de atuação no ELMS, tendo um carro para Rui Andrade e John Falb (o terceiro nome não foi anunciado) e o outro com Roman Rusinov como o único garantido. A organização de Samantha e Stewart Cox alinha um outro protótipo com o nome APR tendo como novidade o estreante mexicano Diego Menchaca.

Oito das 16 inscrições são Pro-Am, sendo os carros da ERA Motorsport w/IDEC Sport, DragonSpeed USA, G-Drive Racing (o #25), Ultimate, Racing Team Turkey, Cool Racing e Graff.

Quinze Ligier JS P320 e dois Duqueine M30-D08 compõem o grid da LMP3 em 2021 – maior que na última temporada. São quatro as equipes com dois carros cada – a DKR Engineering optou por um nome fantasia para o segundo Duqueine e as demais com um.

Quatro times têm carros nas duas classes de Protótipos: United Autosports, Graff, BHK Motorsport e também a Cool Racing, que só disputava provas de LMP3 no Michelin Le Mans Cup e sobe para o ELMS com um carro confirmado apenas para o francês Nicolas Maulini.

Outras novas organizações no Europeu são a francesa MV2S Racing, que terá um trio formado por Adrien Chila/Christophe Cresp/Fabien Lavergne e a 1AIM Villorba Corse, com Alessandro Bressan como único nome confirmado. A organização polaca Team Virage promete fazer o campeonato completo com pilotos já bastante rodados neste tipo de protótipo – Charles Crews, Garett Grist e Rob Hodes.

Por fim, a divisão LMGTE contempla igualmente seu melhor plantel dos últimos anos, com uma dezena de inscritos. Pena que a distribuição de marcas não seja igualitária: haverá um solitário Aston Martin, dois Porsche 911 RSR-19 e sete Ferrari 488 GTE EVO.

De novidades, mesmo, há a invasão do time Iron Lynx – também confirmado no WEC – com três carros, sendo um possivelmente de outro trio de “Iron Dames” liderado pela helvética Rahel Frey – e a participação da TF Sport com Ollie Hancock/John Hartshorne/Ross Gunn.

No mais, a AF Corse volta com um time próprio e assistindo o carro de François Perrodo, na companhia de Alessio Rovera e Manu Collard, além da Spirit of Race, o braço suíço do time de Amato Ferrari. Ronnie Kessel, com sua Kessel Racing e Jim McWhiter com a JMW Motorsport completam a carta de clientes de Maranello no ELMS.

A Proton Competition seguirá com seus dois carros e o sonho de Michael Fassbender de disputar um dia as 24h de Le Mans, continua de pé. O ator irlandês-alemão de 43 anos disputou a última temporada da competição e quer conquistar a confiança de Gerold, Michael e Christian Ried para ser digno de ser chamado para compor uma trinca em La Sarthe. Quem sabe, para já, em 2021…

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