Quase tudo definido para o Asian Le Mans Series 2021

Q
Novidade da última semana: a HubAuto, de Taiwan, vai de Mercedes-AMG para o Asian Le Mans Series, com Marcos Gomes, campeão da última temporada dividindo o volante com Liam Talbot e Raffaele Marciello

RIO DE JANEIRO – Falta menos de duas semanas para começar o campeonato de ‘tiro curto’ do Asian Le Mans Series em 2021. Por conta das dificuldades impostas pela Pandemia do Covid-19, a competição será em um único país – porém, em dois autódromos distintos, como vocês já sabem: Dubai, em duas datas e Yas Marina, noutras duas, acontecendo não no espaço de 15 dias – como fora planejado.

Mas de 13 a 20 deste mês, somente.

Mesmo assim, a organização teve que lidar com uma baixa: a Absolute Racing, que ainda não definira seus carros para o campeonato, há poucos dias anunciou que não teria condições de deixar a China e impor a toda equipe um período de Quarentena – que inclusive os europeus cuja participação está confirmada terão que fazer. O plantel teria 38 carros, baixa para 36.

Dois deles, aliás, terão brasileiros. Além de Oswaldo Negri, já confirmado numa das Ferrari da AF Corse – que terá o nome fantasia de Luzich Racing – Marcos Gomes vai defender novamente a HubAuto. Só que a equipe de Taiwan mudou de carro: vai de Mercedes-AMG GT3 e simplesmente um dos pilotos será o italiano Raffaele Marciello. O terceiro nome assegurado é o de Liam Talbot, da Austrália.

Este é o livery do Ligier JS P`320 da Phoenix Racing, que terá também um Oreca LMP2 no Asian Le Mans Series 2021

Se confirmados todos os inscritos, o campeonato terá sete protótipos LMP2, dez LMP3 e dezenove GTs. Os LMP3 são todos dentro do novo pacote de regulamento ACO/FIA e os LMP2, idem, com restrição de 40 HP. A diferença é que no AsLMS, os pneus são Michelin – o oposto do WEC e ELMS, onde os LMP2 são ‘calçados’ com Goodyear.

Veja abaixo o panorama de equipes para a temporada 2021:

LMP2

#5 PHOENIX RACING DEU
Oreca 07 Gibson
Simon Trummer/Matthias Kaiser/Nicki Thiim/Kelvin Van der Linde

#11 EUROINTERNATIONAL-OZJETS USA
Ligier JS P217 Gibson
Philippe Mulacek/Neale Muston/John Corbett

#18 ERA MOTORSPORT W/JOTA USA
Oreca 07 Gibson
Kyle Tilley/Dwight Merriman/Andreas Laskaratos

#25 G-DRIVE RACING W/APR RUS
Aurus 01 Gibson
Rui Andrade/Franco Colapinto/John Falb

#26 G-DRIVE RACING W/APR RUS
Aurus 01 Gibson
René Binder/Ferdinand Von Habsburg/Ye Yifei

#38 JOTA GBR
Oreca 07 Gibson
Tom Blomqvist/Stoffel Vandoorne/Sean Gelael

#64 RACING TEAM INDIA W/APR IND
Oreca 07 Gibson
Arjun Maini/Naveen Rao/Narain Kartikheyan

LMP3

#2 UNITED AUTOSPORTS GBR
Ligier JS P320 Nissan
Andrew Bentley/Jim McGuire/Duncan Tappy

#3 UNITED AUTOSPORTS GBR
Ligier JS P320 Nissan
Ian Loggie/Robert Wheldon/Andy Meyrick

#4 PHOENIX RACING DEU
Ligier JS P320 Nissan
Vincent Kölb/Leo Weiss/Jan-Erik Slooten

#8 NIELSEN RACING GBR
Ligier JS P320 Nissan
Rodrigo Sales/Matt Bell

#9 NIELSEN RACING GBR
Ligier JS P320 Nissan
Tony Wells/Colin Noble

#15 RLR MSPORT GBR
Ligier JS P320 Nissan
Malthe Jakobsen/Bashar Mardini/Max Hanratty

#23 UNITED AUTOSPORTS GBR
Ligier JS P320 Nissan
Manuel Maldonado/a confirmar

#33 CD SPORT SPA
Ligier JS P320 Nissan
Nick Adcock/Adam Eteki/Michael Jensen

#44 ARC BRATISLAVA SVK
Ginetta G61-LT-LMP3 Nissan
Miro Konôpka/Charlie Robertson/Tom Cloët

#63 DKR ENGINEERING LUX
Duqueine M30-D08 Nissan
Laurents Hörr/Jean Glorieux

GT

#01 HUBAUTO RACING TWN
Mercedes-AMG GT3
Raffaele Marciello/Marcos Gomes/Liam Talbot

#7 INCEPTION RACING W/OPTIMUM MOTORSPORT GBR
McLaren 720S GT3
Brendan Iribe/Ollie Millroy/Ben Barnicoat

#12 GPX RACING UAE
Porsche 911 GT3-R
Julien Andlauer/Axcil Jefferies/Alain Ferté

#27 KESSEL RACING CHE
Ferrari 488 GT3
Gianluca Roda/Francesco Zollo

#34 WALKENHORST MOTORSPORT DEU
BMW M6 GT3
Chandler Hull/Jon Miller/Nicky Catsburg

#35 WALKENHORST MOTORSPORT DEU
BMW M6 GT3
Jörg Breuer/Henry Walkenhorst

#51 LUZICH RACING W/AF CORSE ITA
Ferrari 488 GT3
Alessandro Pier Guidi/Oswaldo Negri/Francesco Piovanetti

#52 AF CORSE ITA
Ferrari 488 GT3
Giancarlo Fisichella/Francesco Castellacci

#55 RINALDI RACING DEU
Ferrari 488 GT3
Rino Mastronardi/Davide Rigon/David Perel

#57 CAR GUY RACING W/KESSEL JPN
Ferrari 488 GT3
Côme Ledogar/Takeshi Kimura/Mikkel Jensen

#60 FORMULA RACING DNK
Ferrari 488 GT3
Nicklas Nielsen/Frëdrik Paulsen/Johnny Laursen

#66 RINALDI RACING DEU
Ferrari 488 GT3
Christian Hook/Manuel Lauck/Patrick Kujala

#77 D’STATION RACING JPN
Aston Martin Vantage AMR GT3
Tom Gamble/Satoshi Hoshino/Tomonobu Fujii

#88 GARAGE 59 GBR
Aston Martin Vantage AMR GT3
Maxime Martin/Valentin Haase-Clot/Alexander West

#89 GARAGE 59 GBR
Aston Martin Vantage AMR GT3
Michael Benham/Yuki Nemoto/Marvin Kirchöfer

#93 PRECOTE HERBERTH MOTORSPORT DEU
Porsche 911 GT3-R
Antares Au/Steffen Görig/Klaus Bachler

#95 TF SPORT GBR
Aston Martin Vantage AMR GT3
Charlie Eastwood/John Hartshorne/Ollie Hancock

#97 OMAN RACING W/TF SPORT OMN
Aston Martin Vantage AMR GT3
Jonathan Adam/Tom Canning/Ahmad Al Harthy

#99 PRECOTE HERBERTH MOTORSPORT DEU
Porsche 911 GT3-R
Ralf Böhn/Alfred Renauer/Robert Renauer

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Apesar das baixas, ainda assim um grid interessante, sobretudo na classe GT. Aliás, j´´a há alguns anos, o AsLMS adota os carros GT3 para sua classe de Grã Turismo. Ou seja, o próprio ACO já conhece a solução viável para salvar suas classes GTE no campeonato mundial, ainda mais agora que o IMSA seguirá o mesmo caminho já a partir de 2022.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames